Estabilidade econômica,
noção de juros e moras, controle de mesadas e prioridades na hora de escolher
com o que gastar. Parece impossível, mas essas noções podem ser facilmente
compreendidas por crianças e adolescentes quando ensinadas desde pequenas sobre
a importância da responsabilidade com as finanças.
Dois colégios da cidade de
São Paulo aplicam a educação financeira na disciplina de matemática desde o
Ensino Fundamental I até o Ensino Médio. No Liceu Coração de Jesus, região
central da cidade, as crianças, a partir dos seis anos, têm aulas lúdicas para
conhecimento das cédulas e o valor de cada uma delas. De acordo com a
Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamenta I, Angélica
Biazioli, as atividades propostas precisam ser realizadas com brincadeiras e
aplicações práticas. “Criamos um mercadinho na sala de aula, com embalagens
reutilizadas, colocamos os preços fictícios, e com cédulas de brinquedos os
alunos são desafiados a “ir às compras”. Assim, eles aprendem sobre
prioridades, valores, desejo e necessidade na hora de comprar”, explica.
Para os adolescentes e
pré-adolescentes, o controle das economias já é mais real. Seja na compra de
lanche na cantina da escola, ou no recebimento de valores pelos pais, para
passeios com a turma ou escolha de presentes mais caros, esses “novos
consumidores” precisam compreender o que significam os juros, e quais as
consequências do mau uso do dinheiro.
“Dentro da matemática podemos abordar juros simples e compostos, parcelamentos, o perigo de dever o cartão de crédito e as possibilidades de conquistar um produto dos sonhos com economia inteligente do dinheiro, e pesquisas de preços. Muitas vezes os alunos ficam surpresos ao descobrir que os juros são altos e que vale mais a pena poupar e esperar, do que fazer um grande parcelamento”, afirma Luciano Ishihara Soares de Castro, Coordenador Pedagógico na Colégio Salesiano Santa Teresinha.
De acordo com dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística), 32% da Geração Z está inadimplente. Essa geração
abrange pessoas até 21 anos, cerca de 13 milhões, com valor médio de R$
1.676,00 de dívida. Para os coordenadores dos dois colégios, um caminho para
minimizar a má administração dos jovens de hoje, e daqueles que estão se
formando, é investir na educação financeira, em parceria com as famílias. Os
resultados das aulas são animadores: cada vez mais crianças e adolescentes
compartilham com seus pais o que aprendem, e reforçam que o caminho da educação
é promissor em vários aspectos, inclusive no âmbito econômico.
Liceu Coração de Jesus
Alameda Dino Bueno, 285 –
Campos Elíseos
Colégio Salesiano Santa Teresinha
Rua Dom Henrique Mourão, 201 – Santa Terezinha
www.salesianost.com.br
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