Com
as férias escolares muitas pessoas se programam para aproveitar o período e
viajar. Independente da distância percorrida, o aluguel de veículos surge como uma
excelente alternativa para reduzir custos e possibilita maior comodidade
durante a viagem.
No
entanto, é natural que os motoristas que nunca alugaram um carro antes tenham
uma série de dúvidas. O que uma pessoa precisa fazer para alugar um carro? Para
guiar os viajantes, a Rentcars.com - uma das
principais plataformas de comparação de preços e locação de veículos do mundo e
a maior da América Latina - lista seis dicas que vão ajudar quem ainda não está
familiarizado com o serviço.
1)
Verifique se você atende aos requisitos de locação
Primeiro
e mais importante: Para a locação de carro no Brasil, é necessário que o
motorista seja maior de 21 anos de idade. A carteira de habilitação deve estar
dentro da validade e emitida há, no mínimo, dois anos. Além disso, você não
pode apresentar restrições nos órgãos de proteção ao crédito. Aproveite para
consultar a lista
de requisitos básicos para locação de carros no Brasil ou exterior.
2)
Tenha seu cartão de crédito, com limite disponível, em mãos
Após
realizar a locação pela internet, retire o carro no local indicado com o
voucher de reserva e o cartão de crédito usado na compra, dentro da validade e
com limite de crédito disponível para pré-autorização ou bloqueio da caução de
garantia. Não são aceitos cartões pré-pagos ou de terceiros.
3)
Entenda a necessidade do bloqueio de caução e programe-se
O
bloqueio caução refere-se a um valor especificado pela locadora, conforme a
categoria do veículo e o período de utilização, que fica retido em seu cartão
de crédito durante a locação. O valor não é debitado na sua fatura, ou seja,
não é cobrado do locatário. Trata-se apenas de uma garantia para a locadora
caso haja o descumprimento de algum item do contrato.
O
desbloqueio deste mesmo valor é solicitado pela locadora à administradora do
cartão no momento da devolução do veículo. É por conta do bloqueio caução que
se torna necessária a apresentação do cartão de crédito de sua titularidade,
emitido por instituição bancária, dentro do prazo de validade e com limite
disponível para o bloqueio.
4)
Acompanhe a vistoria do veículo
No
Brasil, antes de retirar o veículo na locadora, há uma vistoria obrigatória. O
ideal é que o cliente acompanhe a vistoria tanto na retirada como na devolução
do carro. É importante ficar atento quanto a possíveis avarias, condições do
para-brisa, nível de combustível, itens de segurança e os documentos do veículo
que devem ser disponibilizados pela locadora.
As
observações sobre as condições do veículo devem ser marcadas em checklist ou em
contrato e devem ser comparadas com o documento de devolução. Caso qualquer
divergência seja identificada, é importante esclarecer as informações antes da
retirada do veículo.
5)
Fique atento aos serviços extras oferecidos
Os
atendentes das locadoras, muitas vezes, podem oferecer serviços extras, como
proteções adicionais, condutor adicional, GPS e outros. Por essa razão é
importante ler o contrato de locação e sinalizar por escrito e verbalmente se
tiver interesse ou não em contratar algo a mais. Vale ressaltar que caso o
cliente opte pela contratação destes itens adicionais, o valor da reserva
inicial sofrerá reajustes.
6)
Não esqueça de tirar todas as dúvidas para evitar imprevistos
Solicite
os telefones de emergência no momento da retirada do veículo, pois em caso de
imprevistos, a locadora deve ser imediatamente informada sobre o ocorrido. É
imprescindível que seja feito um boletim de ocorrência dentro do prazo previsto
pela locadora para não correr o risco de perder as coberturas nas proteções
contratadas por falta de envio da documentação.
Rentcars.com
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