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segunda-feira, 16 de julho de 2018

Férias de julho: 6 dicas para alugar um carro


Com as férias escolares muitas pessoas se programam para aproveitar o período e viajar. Independente da distância percorrida, o aluguel de veículos surge como uma excelente alternativa para reduzir custos e possibilita maior comodidade durante a viagem.

No entanto, é natural que os motoristas que nunca alugaram um carro antes tenham uma série de dúvidas. O que uma pessoa precisa fazer para alugar um carro? Para guiar os viajantes, a Rentcars.com - uma das principais plataformas de comparação de preços e locação de veículos do mundo e a maior da América Latina - lista seis dicas que vão ajudar quem ainda não está familiarizado com o serviço.


1) Verifique se você atende aos requisitos de locação

Primeiro e mais importante: Para a locação de carro no Brasil, é necessário que o motorista seja maior de 21 anos de idade. A carteira de habilitação deve estar dentro da validade e emitida há, no mínimo, dois anos. Além disso, você não pode apresentar restrições nos órgãos de proteção ao crédito. Aproveite para consultar a lista de requisitos básicos para locação de carros no Brasil ou exterior.


2) Tenha seu cartão de crédito, com limite disponível, em mãos

Após realizar a locação pela internet, retire o carro no local indicado com o voucher de reserva e o cartão de crédito usado na compra, dentro da validade e com limite de crédito disponível para pré-autorização ou bloqueio da caução de garantia. Não são aceitos cartões pré-pagos ou de terceiros.


3) Entenda a necessidade do bloqueio de caução e programe-se

O bloqueio caução refere-se a um valor especificado pela locadora, conforme a categoria do veículo e o período de utilização, que fica retido em seu cartão de crédito durante a locação. O valor não é debitado na sua fatura, ou seja, não é cobrado do locatário. Trata-se apenas de uma garantia para a locadora caso haja o descumprimento de algum item do contrato.

O desbloqueio deste mesmo valor é solicitado pela locadora à administradora do cartão no momento da devolução do veículo. É por conta do bloqueio caução que se torna necessária a apresentação do cartão de crédito de sua titularidade, emitido por instituição bancária, dentro do prazo de validade e com limite disponível para o bloqueio.


4) Acompanhe a vistoria do veículo 

No Brasil, antes de retirar o veículo na locadora, há uma vistoria obrigatória. O ideal é que o cliente acompanhe a vistoria tanto na retirada como na devolução do carro. É importante ficar atento quanto a possíveis avarias, condições do para-brisa, nível de combustível, itens de segurança e os documentos do veículo que devem ser disponibilizados pela locadora.

As observações sobre as condições do veículo devem ser marcadas em checklist ou em contrato e devem ser comparadas com o documento de devolução. Caso qualquer divergência seja identificada, é importante esclarecer as informações antes da retirada do veículo.


5) Fique atento aos serviços extras oferecidos

Os atendentes das locadoras, muitas vezes, podem oferecer serviços extras, como proteções adicionais, condutor adicional, GPS e outros. Por essa razão é importante ler o contrato de locação e sinalizar por escrito e verbalmente se tiver interesse ou não em contratar algo a mais. Vale ressaltar que caso o cliente opte pela contratação destes itens adicionais, o valor da reserva inicial sofrerá reajustes.


6) Não esqueça de tirar todas as dúvidas para evitar imprevistos 

Solicite os telefones de emergência no momento da retirada do veículo, pois em caso de imprevistos, a locadora deve ser imediatamente informada sobre o ocorrido. É imprescindível que seja feito um boletim de ocorrência dentro do prazo previsto pela locadora para não correr o risco de perder as coberturas nas proteções contratadas por falta de envio da documentação.




Rentcars.com

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