“É como se
fosse um programa de rádio ao vivo sem propagandas e com um tempo médio de uma
hora de duração”, esta foi a primeira vez que escutei falar sobre podcasts,
em uma aula de jornalismo online na faculdade há quase 10 anos.
O mercado
evoluiu, aos poucos o Brasil tem superado as barreiras tecnológicas e os
hábitos de consumo, distribuição de informações e notícias mudaram. Nesse
cenário, o podcast surge como aposta das marcas para engajar e dialogar
com o público de interesse.
Veja 5
motivos para micro e pequenos negócios adotarem na estratégia de comunicação:
- Presença digital: a intenção é acompanhar seu público-alvo onde quer que ele esteja, certo? E a melhor forma de “vender” a sua marca é provando sua utilidade por meio de conteúdos relevantes, certo? Eureca! Essa é a sua oportunidade de criar um conteúdo mais interativo, descontraído e que tenha impressa a identidade da sua marca.
- Demanda: você sabia que o brasileiro passa quase 40 dias do ano no trânsito? É o que aponta uma pesquisa realizada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). De acordo com a pesquisa, passamos, em média, 2h28min por dia para nos deslocar ao trabalho ou qualquer outro compromisso. Se multiplicarmos esse tempo pelos dias do ano chegamos a um resultado de quase 40 dias, essa é a oportunidade que as marcas têm de transformar esse tempo em algo prazeroso e útil. Otimizar o tempo é o lema de 2018!
- Dono do seu próprio canal: imagina só que bacana poder ter seu próprio programa, não disputar espaço e atenção com outras marcas e sem limite de tempo para tratar de assuntos valorosos para você e seu target? Os podcasts dão a oportunidade de as marcas estreitarem laços com seus públicos de interesse e aprofundarem discussões de conteúdos abordados em outras plataformas como blogs e redes sociais.
- Investimento: assim como os vídeos, imagens e textos, os conteúdos em áudio também oferecem à marca a possibilidade de criar autoridade e credibilidade no meio de atuação, mas o melhor é que para produzir esse tipo de conteúdo o investimento é menor por se tratar de ferramentas de produção mais simples.
- Novidade: os podcasts ainda são bebês aqui no Brasil, acredita? De acordo com a ABPOD (Associação Brasileira de Podcasts), o primeiro podcast publicado no Brasil foi em 2004, ou seja, o mercado brasileiro ainda engatinha no domínio dessa ferramenta de comunicação, portanto quanto antes uma marca aderi-la maior a possibilidade de tornar-se referência na plataforma. Para 2018, o formato de conteúdo podcast já é apontado como uma das tendências de marketing digital, mas poucos ainda possuem o domínio de produção desse tipo de conteúdo, portanto aproveite para entrar nesse mercado enquanto é novidade.
Com a
avalanche de informações e canais de comunicação que a internet trouxe à tona,
a comunicação efetiva tem se tornado cada vez mais possível, seja por meio de
blogs, fanpages, Instagrams, canais no Youtube, grupos
de mensagens instantâneas ou vídeos temporários. O pulo do gato é escolher o
melhor caminho para sua marca, pense nisso!
Thamiris Rezende - jornalista,
assessora de imprensa e diretora de comunicação na HUG Comunicação Corporativa.
Saiba mais em: www.hugcomunicacao.com.br ou facebook.com/hugcomunicacaocorporativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário