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quarta-feira, 20 de junho de 2018

Cautela na internet: onde termina a inspiração e começa o plágio?


Polêmicas envolvendo cópia levantam a discussão sobre a produção de conteúdo nas redes sociais


A profissão de um influenciador digital envolve trabalho na produção de vídeos, fotos, textos e principalmente muita criatividade para que esse conjunto sempre gere novos seguidores. Manter-se sempre inovador pode ser uma tarefa difícil. Por isso, na internet, cada vez mais, novos casos de plágio são descobertos e uma polêmica como essa, para um youtuber, por exemplo, pode fragilizar sua carreira, diminuir a credibilidade, comprometer o número de seguidores e afastar possíveis campanhas com empresas.

O direito brasileiro não possui definição precisa do que pode ser considerado plágio, mas se trata, especificamente, de uma violação de um autor inicial. Para o ECAD - instituição criada para proteger os direitos autorais de músicos - plágio é a cópia não autorizada de uma obra, no todo ou em parte, feita de uma maneira dissimulada ou ardilosa com o intuito de mascarar a própria cópia. Além disso, plágio é apresentar como sua autoria uma obra ou parte de uma obra, que foi originalmente criada por outra pessoa. Ou seja, é repassar ao público um conteúdo criado por terceiros como se fosse seu.

"A pessoa que vier a cometer plágio, pode responder civil e criminalmente. Ela pode, por exemplo, ter o conteúdo que é fruto do plágio removido da mídia a qual ela se encontra inserido e pode vir a ser condenado a indenizar o autor do conteúdo que foi plagiado", diz Rafael Americano, advogado da influu, ecossistema para influenciadores digitais. A legislação brasileira tem uma seção especial para esse assunto chamada "Crimes contra Propriedade Intelectual" e a pena de quem cometer o ato pode variar entre detenção de três meses a um ano ou aplicação de multa. Porém, provar um plágio na internet pode ser tarefa árdua, e a discussão de propriedade intelectual avança a passos lentos no nosso país.

"O influenciador que suspeita ter sido vítima de plágio, pode recorrer a empresa que administra a mídia social que o conteúdo suspeito está sendo vinculado para que seja tomado as providências cabíveis. A vítima deve fazer uma cópia com o conteúdo suspeito, para que ele possa servir como prova de um processo contra o autor do plágio. É interessante para o influenciador prejudicado que busque o auxílio de um advogado especialista na área", completa Rafael.


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