Os
chatbots estão ganhando cada vez mais espaço na maioria das empresas,
independente do segmento. Praticidade, diminuição dos custos e agilidade são
apenas três dos benefícios que uma automação de serviços pode trazer. No
Brasil, este é um mercado crescente. Segundo pesquisa recente realizada pelo
Gartner, ainda em 2018 mais 3 milhões de pessoas ao redor do mundo executarão
tarefas regidas por chatbot.
Outro
levantamento feito pela Mindbowser mostrou que, só no primeiro semestre deste
ano, 75% das empresas globais passaram a utilizar ou planejaram usar chatbots
em seus negócios. Tratando-se de receitas, este mercado tende a gerar mais de
US$ 47 bilhões para empresas nos próximos dois anos.
No
Brasil, robôs de atendimento virtual estão em sites, facebook e até mesmo no
whatsapp das principais empresas. A Aktie Now, startup especializada em
tecnologia para o atendimento ao cliente, já realizou projetos junto a Biva,
Electrolux, SambaTech e Futura Imbatível (GIV Gráfica Online)
Recentemente,
em palestra, Daryl Plummer, vice-presidente sênior da Gartner, declarou que
“chatbots são a face da inteligência artificial”. Bruno Stuchi, CEO da Aktie
Now, concorda com esta afirmação e acrescenta “os chatbots já existiam há
alguns anos, porém, de 2016 para cá eles vêm roubando cada vez mais a cena. Até
pouco tempo atrás os apps eram a forma mais rápida de contato entre uma empresa
e seu público-alvo, porém, pesquisas revelam que, graças ao chatbot, este
cenário vem sofrendo mudanças”.
De
acordo com um levantamento realizado pela Forrester Reseach, a utilização dos
apps vem sendo cada vez menor. Segundo a pesquisa, 84% das pessoas utiliza apenas
cinco aplicativos por mês. Isso significa que os clientes estão cada vez mais
exigentes quanto às suas necessidades de comunicação e demanda por serviços,
sem precisar encher a tela do celular com um volume estrondoso de ícones.
As
projeções da Gartner quanto aos aplicativos móveis ainda vão além. Segundo
Plummer, até 2020 o investimento anual em chatbots superará o dos apps em mais
da metade das empresas do mundo. Os sinais dessa informação já começaram a
aparecer ainda em 2016, primeiro ano em que houve queda nos gastos com
desenvolvimento de apps.
A
Aktie Now nasceu justamente neste ano, quando os chatbots começaram a entrar em
cena e já contribuiu para a melhora do atendimento de empresas de diferentes
setores, principalmente Fintechs e Varejo. Um dos seus maiores objetivos é
facilitar a vida das companhias e dos clientes, uma vez que, com a automação
dos sistemas, os dois lados serão beneficiados. “Para as empresas a satisfação
do cliente tem que estar em primeiro lugar, até porque, são eles que mantêm os
negócios ativos”, disse Stuchi.
Hoje
é comum as pessoas contatarem as empresas por meio das redes sociais ou sites,
caso precisem resolver problemas ou dúvidas. Por essa razão aprimorar os
sistemas de atendimento tem de ser a prioridade de todos os empresários. “A
tecnologia está em todo lugar e é a responsável por clientes cada vez mais
exigentes. Se contatam a empresa por meios online, quanto mais ágil for o
retorno, mais satisfeito o cliente ficará”, conclui o CEO.
Aktie Now
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