Pesquisar no Blog

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

DOENÇAS OCULARES PODEM AUMENTAR DURANTE O VERÃO



Oftalmologista ressalta quais são os principais cuidados a serem tomados para evitar os problemas




As doenças oculares de verão realmente podem ser um grande problema. Isso porque é uma estação quente e úmida,  propícia para propagação de infecções, alergias e  maior chance de exposição à radiação solar. Condições como pterígio, degeneração macular e catarata , por exemplo, são consequências da exposição prolongada aos raios ultravioleta, sem a devida proteção.

As alergias oculares, mais frequentementemente, ocorrem devido ao mofo, pelos de animais, pólen, poeira, porém,  também podem ser causadas pelo uso errado de filtro solar quando aplicado muito próximo aos olhos. Além disso, o contato com a agua contaminada, seja do mar ou piscina, o excesso de cloro e o uso de determinados cosméticos também pode causar alergias na região." No caso de coceira nos olhos, vermelhidão e irritação, inchaço nas pálpebras ou mesmo secreção,  o ideal é evitar a automedicação e procurar orientação de um profissional da área”, recomenda a oftalmologista Renata Bastos Alves.

A conjuntivite infecciosa, é outro problema que se agrava no verão, devido a uma maior aglomeração de pessoas, que favorece o contágio por vírus e bactérias. “Para evitar, não é recomendado passar as mãos nos olhos antes de uma boa lavagem e, principalmente,  não compartilhar toalhas e outros objetos de uso pessoal, como maquiagem. A falta de higiene e o uso errado de lentes de contato também podem aumentar a chance do aparecimento de infecções da córnea. "Se perceber que o olho está vermelho, com secreção e/ou inchaço nas pálpebras, pode fazer o uso de compressas geladas com água filtrada e limpeza local, mas é fundamental procurar um oftalmologista para o diagnóstico correto e tratamento adequado, pois a demora no tratamento pode resultar em graves complicações, principalmente se for um problema relacionado à cornea, pelo uso de lentes de contato, por exemplo”, explica a médica.

Outras dicas para evitar algumas dessas doenças, é procurar usar óculos de sol com proteção total contra os raios UVA E UVB. O recomendado é que sejam óculos comprados em lojas de qualidade, que apresentem o certificado de garantia. As lentes de cor cinza, verde ou marrom são mais confortáveis, pois filtram até 90% da luz visível, mas a cor vai depender da preferência de cada um. O importante mesmo é a proteção.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados