Desde o nascimento,
o desenvolvimento da criança deve ser acompanhado constantemente para prevenir
e assegurar a boa saúde física e mental na vida adulta. As experiências – sensorial, perceptiva, afetiva, motora,
linguística e intelectual – influenciam
diretamente a maneira como a criança vai lidar com o mundo e devem ser
estimuladas já na primeira infância, uma vez que nos primeiros dois anos de
vida o cérebro do bebê é capaz de formar até 700 sinapses – ligações entre os
neurônios – por segundo. Por isso, nesse período o aprendizado é mais intenso. A
alimentação adequada também é fundamental para obter sucesso neste
desenvolvimento, já que nutrientes como ômega 3 colaboram para o
desenvolvimento e formação de sinapses cerebrais.
A pediatra Dra. Denise Varella Katz (CRM 63548) chama atenção para o assunto e explica: o neurodesenvolvimento transcorre em fases, que correspondem aos tempos de vida; cada fase necessita de estímulos únicos que serão fundamentais para o desenvolvimento da criança. Entenda melhor cada fase do desenvolvimento da criança:
Primeira infância (0 a 2 anos)
Na primeira infância, a criança tem um desenvolvimento sensório-motor
com a construção de esquemas de ação inteligência prática. Isto é, o bebê
começa a compreender seus movimentos e a diferença entre eles. Também percebe
que algumas de suas atitudes chamam atenção dos adultos e usa isso a seu favor,
um exemplo é choro. É também durante essa fase que surgem os primeiros
sentimentos, como a alegria e tristeza.
Neste período estimule o desenvolvimento do seu filho apresentando objetos com formas e cores variadas. Conte histórias e converse com ele, por mais que ainda não entenda. Isso será importante para que ele aprenda a falar.
Neste período estimule o desenvolvimento do seu filho apresentando objetos com formas e cores variadas. Conte histórias e converse com ele, por mais que ainda não entenda. Isso será importante para que ele aprenda a falar.
Segunda infância (2 a 6 anos)
Chamado de período
pré-operatório, nesta fase há uma construção de esquemas mentais, inteligência
representativa, desenvolvimento da fala e egocentrismo. A criança começa a desenvolver a capacidade de imitar, se expressar e
falar. Nesse estágio a criança acredita que todos pensam como ela e é incapaz
de se colocar no lugar do outro.
Neste período ensine regras e estimule a
autonomia deixando seu filho alimentar-se e vestir-se sozinho, mas sempre com a
sua supervisão.
Terceira infância (7 a 11 anos)
Na terceira fase, a
criança desenvolve habilidades relacionadas às operações concretas, com
pensamentos lógicos e raciocínio. Não apresenta dificuldades na solução de
problemas e constrói argumentos adequados para suas respostas, quando surgem
conflitos. Usa o raciocínio para resolver.
Neste período
incentive que seu filho faça atividades esportivas, isso desenvolverá
habilidades motoras, sociais e contribuirá para que ele ganhe autoconfiança.
Estimule também que ele crie uma rotina e desenvolva organização.
Puberdade e adolescência (acima dos
11 anos)
Na puberdade e
início da adolescência o pré-adolescente começa a desenvolver habilidades
ligadas às operações formais, pensamento hipotético–dedutivo e inteligência
lógico-abstrata. Neste período eles levantam
hipóteses e deduzem conclusões com clareza. Utiliza o aprendizado de outras
fases para fortalecer suas hipóteses.
“A neuroplasticidade é a
capacidade do sistema nervoso de alterar a sua estrutura e função por meio do
desenvolvimento neuronal. As diferentes experiências que são vivenciadas nos
campos sensorial,
perceptivo, motor, linguístico e intelectual estimulam
os avanços e o aprendizado é potencializado pela repetição destas
habilidades. É importante que os pais se atentem
à qualidade dos estímulos, pois eles determinam se o desenvolvimento será lento
ou ágil, já a sua ausência pode prejudicar a aprendizagem de forma permanente. Para
garantir que a criança tenha uma boa evolução, estimule o seu filho em cada
fase com brincadeiras, jogos, leituras, conversas, introdução de regras,
incentivo de autonomia e organização, além de ingerir alimentos ou
suplementação ricos em Ômega 3, que comprovadamente auxiliam na formação de
sinapses cerebrais”, explica a pediatra.
Ommax
NÃO CONTÉM GLÚTEN
Referências Consultadas:
Bortolini
GA, et al. Consumo alimentar entre crianças brasileiras com idade de 6 a 59
meses. Cad Saude Publica. 2012;28(9):1759-71.
Hochberg Z, et al. Evo-devo of infantile and childhood
growth. Pediatr
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Rotulagem
do produto: Ommax.
Shek LP, et al. Role of dietary long-chain
polyunsaturated fatty acids in infant allergies and respiratory diseases. Clin Dev Immunol.
2012;2012:730568.
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