A boa comunicação permite transmitir
mensagens claras durante a reunião, porém, nem todo mundo sabe fazer isso
naturalmente
Atores são conhecidos por serem extrovertidos, desinibidos e bons
de improviso. Essas características parecem pouco necessárias para executivos
de sucesso, porém, elas podem fazer a diferença na carreira de qualquer
profissional.
É aí que universos tão diferentes se cruzam: o teatral e o
corporativo. O teatro já é muito utilizado por empresas para potencializar a
capacidade de comunicação, melhorar a postura corporal e adequar a formalidade
nas relações de seus executivos, comportamentos essenciais em qualquer reunião.
Ao manter uma boa comunicação durante as reuniões, o profissional
é capaz de gerar compreensão e engajamento dos participantes, o que é
fundamental para definir os rumos dos negócios.
No entanto, nem todos os profissionais se comunicam com
facilidade: é comum que muitos se sintam nervosos ao falar com desconhecidos ou
na frente de muitas pessoas, que sejam muito retraídos ou que usem um tom de
voz inaudível, por exemplo.
Nesses momentos, o desenvolvimento da comunicação por meio de
técnicas utilizadas pelos atores de teatro pode ser muito útil para:
Vencer a timidez
Muito recomendado para as crianças tímidas na escola, o teatro
também é ideal para os executivos que precisam deixar a timidez de lado na
hora de encarar os desafios da vida profissional.
Nas aulas ou oficinas para esse fim, os alunos vão trabalhar suas
capacidades interpessoais, aumentar sua desenvoltura e exercitar a
criatividade. Dessa forma, eles poderão comandar apresentações, debater ideias
e fazer networking com mais facilidade em qualquer reunião.
Contratar funcionários
Para muitos executivos, entrevistar o candidato a uma vaga de
emprego é uma situação extremamente desconfortável. Além disso, muitos deles
não sabem como propor uma dinâmica em grupo e avaliar seus resultados.
Com algumas intervenções, como uma encenação de improviso sobre um
momento da vida do executivo, eles podem obter insights valiosos relacionados
aos itens que devem ser considerados para analisar o perfil do candidato e
ponderar se ele está apto ou não para a vaga.
Aprimorar a fala
Ter uma voz mais agradável, falar mais alto, obter qualidade
vocal, não exagerar no sotaque e acertar o discurso são dificuldades que podem
desestabilizar os executivos durante as reuniões. Felizmente, todos esses
pontos podem ser trabalhados, assim como fez o Rei George VI há quase cem anos.
Exercícios de voz e de dicção, como aqueles feitos pelos artistas
profissionais, ajudam a amenizar esses inconvenientes, contribuindo para uma
comunicação mais eficiente. Uma boa alimentação e uma respiração adequada fazem
parte dessas tarefas.
Adequar expressões faciais e corporais
O uso eficaz de linguagem corporal possui um papel-chave na
comunicação. Ela vai auxiliar a transmitir confiança, segurança e autoridade
enquanto o executivo estiver falando – e até mesmo quando ele estiver em
silêncio.
Olhar nos olhos, movimentar estrategicamente a cabeça, jamais
cruzar os braços e muitas outras atitudes permitem a transmissão da mensagem
corretamente. O teatro irá ajudar o executivo a perceber qual é o momento certo
de colocá-las ou não em prática.
Demonstrar emoções
Enquanto que em determinados negócios as emoções devem ser
deixadas de lado, em outros, elas contribuem para o sucesso profissional, assim
como mostrou o publicitário Don Draper, da série Mad Men, ao “vender” uma ideia
de campanha para o lançamento do projetor de slides da Kodak.
Certas emoções podem ser treinadas para aflorar no momento certo e
da forma certa, provocando nos interlocutores uma experiência única e
compatível com o que eles estão buscando. Também é possível reprimir algumas
emoções para evitar confusões durante as reuniões.
Ser empático
A empatia é uma capacidade muito valorizada dentro das empresas,
especialmente em situações delicadas. Realizar uma demissão ou se pronunciar
sobre uma tragédia, por exemplo, são tarefas que exigem se colocar
verdadeiramente no lugar do outro.
No teatro, esse é um exercício realizado o tempo todo, pois todo
ator se entrega de corpo e alma ao seu papel. No caso dos executivos,
aprendendo a ouvir mais, a se autoconhecer e a compartilhar emoções são formas
de aproveitar o teatro como ajuda
profissional para exercer a
empatia.
Garantir o bom humor
Com as pressões do dia a dia de trabalho, ao chegar em uma
reunião, nem sempre o executivo está contente e já passa a ser visto de forma
negativa pelos demais participantes.
Por outro lado, após uma aula, uma oficina ou uma apresentação
teatral capaz de descontrair e ensinar técnicas para controlar as emoções
indesejadas, o profissional ficará mais amistoso, o que é essencial para a
primeira impressão e para o relacionamento interpessoal.
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