Pesquisar no Blog

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Treinamento para salvar vidas: este será o presente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo para os paulistanos, no Dia Mundial do Coração




 O Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, vai ser palco de um treinamento em massa em RCP (a popular “massagem cardíaca”), a partir das 9 da manhã, bem no Dia Mundial do Coração (29/9). Ação integra o projeto "Nós Cuidados do Seu Coração", encampado há anos pela SOCESP.

Dia Mundial do Coração é celebrado em 29 de setembro. A data foi instituída pela UNESCO com o intuito de chamar a atenção da população para a importância de se prevenir contra o aparecimento de doenças cardiovasculares.
SOCESP sempre realizou ações relacionadas à importante data. Mas, em 2015, a entidade decidiu unir forças com oInstituto Lado a Lado, que realiza eventos como o Outubro Rosa (foco no câncer de mama), Novembro Azul (câncer de próstata) e o Setembro Vermelho (voltado ao coração).
No escopo do Setembro Vermelho, a SOCESP vai realizar ações simultâneas em suas regionais. E, bem no dia do Coração, uma terça-feira, 29/9, acontecerá um mutirão de treinamento em RCP (sigla para ressuscitação cardiopulmonar, a popular “massagem cardíaca”) no Conjunto Nacional. A experiência será gratuita e permitida para toda a população.

Experiência diferente
Em Junho deste ano, durante seu Congresso anual, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) registrou o primeiro recorde brasileiro em mutirão de treinamento em RCP (sigla para ressuscitação cardiopulmonar, a popular “massagem cardíaca”). Na ocasião, mais de 2.306 pessoas – em sua grande maioria, crianças oriundas da rede estadual paulista de ensino – foram preparadas para conhecer os sintomas de uma parada cardíaca e para proceder corretamente na prestação dos primeiros socorros às vítimas.
Além do grande número de participantes, a ação da SOCESP também chamou atenção pelo uso de um boneco feito de garrafa PET reciclada – o “Guizinho”.

E quem é o Guizinho?
Os bonecos usualmente empregados em treinamentos como este custam caro – cerca de 50 dólares cada um – e podem ser usados até seis vezes, no máximo. Para viabilizar treinamentos amplos como este, foi necessário buscar outra solução. 
Esta solução atende pelo nome de “Guizinho”, em homenagem ao seu criador, o médico cardiologista e membro da SOCESP Agnaldo Pispico. Basicamente, trata-se de um boneco feito com uma garrafa pet tampada e cheia de ar – cuja pressão fica idêntica ao do tórax humano –, juntamente com outros materiais reciclados usados para encher a camiseta velha com extremidades grampeadas, que serve de invólucro ao “corpo” do boneco. 
Testes realizados com 200 estudantes em uma escola de Araras (SP) mostraram que o treino feito com o boneco “Guizinho” é 40% mais eficaz do que aquele realizado com os tradicionais manequins importados.

Fatos importantes: 
-       A cada um minuto e meio, uma pessoa morre por doença cardiovascular.
-       As chances de sobrevivência são quatro vezes maiores quando o infartado está perto de alguém apto a reconhecer os sintomas, pedir socorro ao serviço adequado (SAMU ou Corpo de Bombeiros) e, principalmente, de iniciar as compressões torácicas (RCP).
-       A mortalidade do infarto varia de 8 a 30%, conforme a assistência prestada ao paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados