Pesquisar no Blog

domingo, 11 de outubro de 2020

Confira a programação completa da 2ª edição do Congresso Brasileiro de Prevenção à Violência Sexual Infanto-juvenil

Divulgação

 


Debater sobre o papel das instituições para a prevenção da violência sexual infanto-juvenil é o objetivo do evento, que acontece nos dias 14 e 15 de outubro, das 15 às 21h, 100% digital
 


Educar como forma de prevenir. Esta é uma das missões do  Futuro Brilhante, projeto voluntário responsável pela realização do II Congresso Brasileiro de Prevenção à Violência Sexual Infanto-juvenil, que reunirá profissionais de diversas áreas, como psicologia, serviço social, terapia ocupacional, pedagogia, direito, engenharia de produção e educação física para palestrarem sobre a temática, com objetivo de discutir o papel das instituições nessa prevenção tão importante.  

O Congresso tem como público-alvo pessoas interessadas no tema e que buscam informações relevantes sobre a causa para a prevenção e combate que serão debatidas, independentemente de formação acadêmica e área de trabalho, além de profissionais de escolas, universidades, organizações dos sistemas de segurança.  O evento acontece nos dias 14 e 15 de outubro, das 15 às 21h e em formato 100% on-line transmitido para todo o Brasil, possibilitando que participantes de outros estados possam ter acesso ao conteúdo do congresso, assim como em sua primeira edição, que alcançou pessoas de 20 estados e de 54 cidades diferentes.

 

Confira a programação completa:

 

14/10/2020 | Quarta-feira

 

15h às 16h

Nome: Samara Siqueira

Currículo: Autora da obra “Abusada – relatos de abusos sexuais e superação”.

Criadora do perfil @abussassc – rede de apoio para vítimas de abusos sexuais.

Estudante de educação física.

Título: A função da família na prevenção à violência sexual infantil.

 


16h às 17h

Nome: Thalita Padovan

Currículo: Especialista em Saúde Mental (HCFMRP-USP). Analista em Psicossomática (Instituto Távola). Mestre em Ciências pela Enfermagem Psiquiátrica (EERP-USP). Terapeuta Ocupacional no Centro Dia 100 limite em Ribeirão Preto- SP. Atua também em consultório particular, atendimento domiciliar e acompanhamento terapêutico. Linha de pesquisa: Impacto do estresse precoce no desempenho ocupacional.

Título: Prevenção ao abuso infantil no centro dia: olhar da terapia ocupacional.

 

 

17h às 18h

Nome: Thiago Domingues

Currículo: Especialista em comunicação digital no mercado de videogames. Jornalista formado na PUC/SP e pós-graduado em marketing digital na ESPM. Possui 10 anos de experiência trabalhando com grandes marcas de games e esportes.

Título: Videogames: a atuação das empresas no combate à violência sexual infantil e monitoramento dos jogos on-line.

 


18h às 19h

Nome: Márcio de Oliveira

Currículo: Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia pela UEM. Atualmente Professor Adjunto na Universidade Federal do Amazonas, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM. Pesquisador do NUDISEX (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual).

Título: Violência sexual contra crianças e adolescentes e o papel da educação escolar.

 

 

19h às 20h

Nome: Paola Belluci

Currículo: Idealizadora e coordenadora da campanha musical “Ninguém Mexe Comigo” que enfrenta o abuso sexual infantojuvenil para o meio da informação lúdica e artística.
Designer, especialista em inovação. Mestranda em Estudos Internacionais para a Paz na Universidade de Soka em Tokyo, Japão. Trabalha com processos criativos para solução de problemas humanitários, especialmente conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Título: O poder das conexões no enfrentamento ao abuso sexual infantojuvenil.

 

 

20h às 21h

Nome: Cátula Pelisoli

Currículo: Psicóloga Judiciária (TJ RS). Mestre e Doutora em Psicologia (UFRGS). Pós Doutorado em Psicologia (UFRGS). Supervisora do curso de formação de entrevistadores forenses do TJ RS. Coautora do livro Violência sexual contra crianças e adolescentes: Testemunho e avaliação psicológica (Editora Vetor, 2019). Produtora de conteúdo do Canal Proteja.

Título: O papel da universidade na prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes

 

 

15/10/2020 | Quinta-feira

 

15h às 16h

Nome: Sônia Bonfanti

Currículo: Assistente Social, especialista em Violência Doméstica Contra Criança e Adolescente, ex-Conselheira Tutelar, ex-Conselheira Municipal de Direito da Criança e do Adolescente em Campinas/SP.

Título: O CREAS e seus serviços dentro do SUAS.

 

 

16h às 17h

Nome: Maxwell Jesus Moreira Barros

Currículo: Administrador de Empresas;

Título: O papel das instituições religiosas na prevenção à exploração sexual infantil.

 


17h às 18h

Nome: Emilene Oliveira Araújo

Currículo: Assistente Social, Mestre em Serviço Social pela PUC/SP, especialização em gestão de organizações do terceiro setor e atualmente é Gerente de Projetos Sociais da SBB.

Título: A SBB na defesa contra a violência sexual de crianças e adolescentes.

 

 

18h às 19h

Nome: Kátia Dantas

Currículo: Diretora de Políticas Públicas e Programas para América Latina e Caribe do Internacional Centre for Missing and Exploited Children (ICMEC).

Título: – ICMEC + criação dos sistemas escolares internos para resposta ao abuso infantil.

 

 

19h às 20h

Nome: Isabelly Brasil

Currículo: Terapeuta Ocupacional graduada pela UEPA. Mestranda em Cultura e Territorialidades pela UFF/RJ. Pós-graduanda em Saúde Mental. Atua como Terapeuta Ocupacional Psiquiátrica. Ativista Social do Movimento Negro e pela Luta Antimanicomial. Experiências e pesquisas voltadas à Terapia Ocupacional Social, Saúde Mental, Desenvolvimento Infantil, Saúde da População Negra e Culturas.

Título: A atuação dos Pontos de Cultura e o enfrentamento à objetificação dos corpos negros infanto-juvenis.

 

 

20h às 21h

Nome: Andreia Stanger

Currículo: Perita Criminal da Polícia Federal em Crimes Cibernéticos.

Graduada em Informática e Administração, especialista em Marketing, Metodologia do Ensino, Formação Pedagógica, Administração Pública e Psicologia Sexual, mestre em Engenharia de Produção, mestre em Administração Pública com ênfase em Criminalísitca e doutora em Engenharia de Produção.

Professora de cursos de pós-graduação na área Forense, pesquisadora e tutora da Academia Nacional de Polícia.

Título: Polícia Federal: atuação e prevenção frente à violência sexual.

 

Para mais informações sobre a inscrição no Congresso, basta acessar este link: https://tinyurl.com/yyzuzetq ou entrar em contato pelo nosso canal de atendimento no WhatsApp (91) 99214-2537 e nas redes sociais como @futuro.brilhante.

 


Sobre o Projeto Futuro Brilhante     
Futuro Brilhante é um projeto voluntário que surgiu em 2014 para atender crianças
em situação de vulnerabilidade social e econômica da região da Vila Cruzeirinho, comunidade Guajará-Mirim, Baixo Acará/PA, com o fornecimento de kits escolares. A partir de 2018, em razão de estudos sobre os fatores que aumentam a vulnerabilidade de crianças e adolescentes, as ações do projeto foram direcionadas para a prevenção da violência sexual infanto-juvenil a partir da produção de materiais educativos como cartilhas, podcast, publicações nas redes sociais e ações de estímulo à educação infantil.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados