Pesquisar no Blog

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Fissuras Lábiopalatinas


A professora, mestre e doutora Dra. Lucy Dalva Lopes Mauro da Uniodonto de São Paulo explica que as fissuras lábiopalatinas são uma malformação congênita do terço médio da face, que se devem a falta de fusão dos processos maxilares e palatinos.

Estão entre as malformações craniofaciais congênitas mais freqüentes, apresentando graus diferentes de severidade e representam 25% do total das alterações desta região, presentes no nascimento.

Situam-se entre o 3º e 4º defeito congênito mais freqüente e no Brasil estima-se que sua ocorrência seja de um para 650 indivíduos nascidos vivos (LOPES,1998). Calcula-se que 2% a 3% da população.

Seus portadores, além de grave problema estético, apresentam distúrbios funcionais, desde alimentação até a fonação, que são perfeitamente reabilitáveis.


Etiologia:

É uma malformação de origem genética e ou ambiental. Os agentes ambientais podem ser físicos, químicos ou biológicos.

Na presença de uma predisposição genética, fatores ambientais podem precipitar o surgimento da anomalia. O mecanismo etiológico é multifatorial, agentes mistos.

Os fatores ambientais são nutricionais (carência de minerais e vitaminas entre outros), químicos (drogas, fumo e álcool utilizado pela gestante, endócrinos (alterações hormonais), atômicos (radiações e infecciosos (contato com doenças infecciosas no primeiro (trimestre de gestação). Atuando de acordo com a fase embrionária, maior ou menor complexidade da malformação.  Segundo Lopes calcula-se que a 2 a 3% dos recém-nascidos apresentam malformações podendo alcançar 7%.

Quando ocorrem?

Entre a quarta e décima semana de gestação:

As fissuras podem ser:

Só de lábio: fissura labial


Só palato- fissura palatal ou palatina
Do lábio e palato – fissura lábio palatina. Podem ser uni ou bilaterais.


Como prevenir as Fissuras?

Em famílias que já houve algum caso de fissura: exames para verificação da possibilidade de nova ocorrência, através de aconselhamento genético.
Fumo, álcool, drogas, exposição a radiações ambientais e contatos com agentes infecciosos devem ser evitados durante a gestação.

A dieta deve ser equilibrada com frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, leite, cereais, sendo rica em vitaminas e minerais. O ácido fólico, prescrito pelo médico para o primeiro trimestre de gestação é fundamental na prevenção das fissuras.

Não faça automedicação. Utilize apenas os medicamentos prescritos pelo seu médico e cirurgião dentista que sabem o que não irá atender o bebê.
Nosso objetivo – conscientizar a população sobre a grande incidência das Fissuras Lábio palatina no Brasil. Alertar sobre a importância do aconselhamento genético a casais que já tenham tido caso de Fissuras Lábio Palatinas na família.
Esclarecer sobre a necessidade da boa alimentação e utilização do ácido fólico durante a gestação.


Reabilitação

Baseando- se nos trabalhos pioneiros de Psaumé e descritos por Lopes, as fissuras labiopalatinas ocasionam distúrbios estéticos e funcionais que podem ser agravados segundo a extensão da lesão ou pela ausência de tratamento adequado.

Na ocorrência de fissura labiopalatinas completas, as deformações ósseas  intrínsecas, mesmo complexas, são favoráveis ao tratamento. As deformidades faciais desfavoráveis são raras nos pacientes não operados e nas sequelas tanto ósseas como dentárias.

Quando pela complexidade da fissura e pela não oportunidade do atendimento multidisciplinar precoce, o lábio é reparado cirurgicamente sob tensão exagerada, podendo ocorrer na pré maxila um retreposicionamento indesejável e causar mordidas cruzadas anteriores e bilaterais. As deformações ósseas ortopédicas maxilares precoces, pré-operatório, dessa forma, os desequilíbrios musculares são corrigidos e o crescimento maxilar é orientado.


Tratamento

Baseados nos trabalhos pioneiros de Psaumé e descritos por Lopes.
Tratamento segundo OMS, ABFP deve ser realizado por Equipe Multi e Interdisciplinar.


Indicação

1) orientação à gestante, pais , familiares

2) atuação pré e pós natal a nível ambulatorial (pais), consultório, hospitalar maternidade dando continuidade após alta a nível ambulatorial 

3) Equipe multi e interdisciplinar medicina – enfermagem – odontologia – fonoaudiologia

a) cirurgia plástica

b) odontologia

c) otorrino

d) fonoaudiologia

e) psicologia

f) geneticista

Outros profissionais farão parte de acordo com a complexidade da patologia.

A reabilitação visa aspectos funcionais, estéticos, sociais, reintegração precoce social.

Portanto à fonoaudiologia, odontologia junto com a cirurgia plástica irá atuar na maternidade com o recém-nascido.

A Odontologia através da Ortopedia Maxilar precoce desenvolvido no Brasil por Lopes, (USP), objetivo propiciar: sucção, deglutição adequada, preparo e complementação para cirurgia plástica reparadora. Através de aparatologia desenvolvida por Lopes os aparelhos ortopedia precoce neonatal (Ortemas) descritos e desenvolvidos atuando na forma função. Concomitantemente com a fonoaudiologia, pediatria e demais especialistas. Nesta fase auxiliando principalmente na sucção, deglutição e desenvolvimento necessário para cirurgia.

A Odontologia – Ortopedia Maxilar pós-cirúrgica obrigatória para dar condições após a queiloplastia do preparo para cirurgia do palato se for fenda completa lábio palatal.

Odontopediatria dedicando-se à prevenção e saúde bucal.

Após as cirurgias a Odontologia como os demais profissionais da Equipe dedica-se com a Ortopedia precoce, preventiva, preparando e complementando as cirurgias reparadoras. A Ortodontia dará continuidade às terapias pré e pós-cirúrgicas e as demais especialidades Odontológicas tais como Odontopediatria, Ortodontia, Periodontia, Implantodontia, Cirurgia Buco Maxilo Facial, ao lado das especialidades compõe a Equipe já mencionadas.

A importância do acompanhamento familiar mães, pais e demais parentes irão contribuir para integração precoce do individuo a sociedade, completa e integralmente.

O caráter evolutivo dessas deformidades explica a longa duração do tratamento,
Portanto, esse se estende do nascimento até o termino dos crescimentos maxilares e faciais dos fissurados lábio palatinos. Baseando-se em autores Psaumè e Lopes que desenvolveram e publicaram pesquisa sobre o tratamento ortopédico maxilar, indicamos a ortopedia maxilar precoce nos recém-nascidos portadores de fissuras palatinas e lábio palatinas.



Um comentário:

  1. Parabéns pela escolha do assunto!
    Informações muito importantes!
    Obrigado por compartilhar !

    ResponderExcluir

Posts mais acessados