Pesquisar no Blog

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Tudo o que você precisa saber sobre colágeno


Um dos suplementos mais consumidos por quem quer manter a pele jovem, bonita e saudável, o colágeno também se destaca por oferecer vários outros benefícios, como amenizar a celulite e deixar as unhas fortes.

Nesse sentido, é importante entender como sua produção acontece e como e quais suplementos são capazes de interferir nisso.

Para esclarecer o assunto, sugerimos como fonte o médico nutrólogo Nataniel Viuniski, especialista em obesidade e membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife Nutrition.

A seguir, conheça as principais funções do colágeno no organismo e informações sobre o Herbalife SKIN® Beauty Drink Colágeno4, lançamento da Herbalife Nutrition: uma bebida inovadora que traz Colágeno Verisol® + Whey Protein + Mix de Vitaminas e Minerais:


1 - Colágeno é uma proteína produzida pelo organismo.

Isso mesmo. Ele é uma proteína essencial produzida no interior das células do organismo. Para se ter ideia, cerca de 30% de toda a proteína do corpo é constituída por colágeno, responsável por contribuir para a sustentação e elasticidade da pele, além de participar da saúde do cabelo, unhas, músculos, ossos, articulações, tendões, órgãos, dentina, entre outras estruturas.


2 – O colágeno tem sua produção prejudicada a partir dos 30 anos.

Por volta dos 25 anos, começa a existir a perda de 1% de colágeno ao ano. Mas é a partir de 30 anos, que a sua deficiência começa a ser notada, uma vez que se percebe uma diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de marcas de expressão e o aumento da fragilidade articular e óssea. Por isso, é importante repor esse nutriente com suplementos ou alimentos, como bebidas à base de colágeno hidrolisado, capazes de estimular as células a produzirem ele naturalmente no organismo.


3 – O estilo de vida influencia na produção de colágeno.

Além do fator idade, a produção de colágeno sofre influência do meio ambiente, como a radiação solar e poluição. Mas o estilo de vida da pessoa também contará muitos pontos nesse sentido, como o consumo de álcool e cigarro, uso de medicamentos, estresse, quantidades de horas de descanso, alimentação e exercícios físicos.

No quesito alimentação, é importante apostar em uma dieta rica em alimentos que contribuem para sua produção pelas células, como carne magra, frango, peixe e ovo (especialmente a clara), legumes, verduras, frutas e castanhas, pois eles têm os nutrientes que também participam da formação de colágeno (vitaminas A, C e E, selênio e zinco).



4 - Nem todo suplemento de colágeno oferece resultados para a beleza.

Estudos1 comprovam que apenas alguns tipos de colágeno na forma hidrolisada são capazes de estimular as células humanas da pele (fibroblastos) a produzirem o colágeno natural, oferecendo benefícios, como a melhora da hidratação e da elasticidade da pele, reduzindo as rugas após 4 semanas de uso contínuo. Isso porque ele precisa passar por um processo de hidrólise específico para que tenha uma afinidade celular com os fibroblastos da pele.



5 – As unhas também se beneficiam com o colágeno.

Além dos efeitos na pele, o colágeno também pode reverter quadros de unhas fracas e quebradiças.

Estudo2 mostra que após dois meses de consumo de um tipo de colágeno hidrolisado foi possível reverter quadros de unhas fracas e quebradiças. E após três meses de suplementação, também foi possível verificar uma melhora significativa no crescimento das unhas.


6 – O colágeno ajuda a amenizar quadros de celulite.

Essa imperfeição é causada principalmente por distúrbios na matriz dérmica juntamente com a gordura subcutânea, formando as indesejáveis saliências e irregularidades típicas da celulite.

E é justamente sobre a matriz extracelular da pele que alguns tipos de colágeno hidrolisado apresentam efeitos benéficos que podem ajudar a reduzir o problema, melhorando a estrutura da superfície da pele e auxiliando na redução da celulite.

Um estudo3 realizado com 105 mulheres com idades entre 25 e 50 anos mostra que a ingestão de 2,5g de Peptídeos Bioativos de Colágeno® por dia contribui para a redução do grau da celulite na pele após 3 a 6 meses de consumo. A pesquisa também verificou mudanças na densidade dérmica por conta do aumento da elastina e do colágeno proporcionado pela suplementação.




Herbalife Nutrition


1Conforme estudo realizado pela GELITA AG.

2 One-Way ANOVA, Fischer post-test, publication pending.

3 JOURNAL OF MEDICINAL FOOD, J Med Food 00 (0) 2015, 1–9, DOI: 10.1089/jmf.2015.0022, Dietary Supplementation with Speci c Collagen Peptides Has a Body Mass Index-Dependent Bene cial Effect on Cellulite Morphology
Michael Schunck, 1 Vivian Zague, 2 Steffen Oesser, 1 Ehrhardt Proksch, 3



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados