Pesquisar no Blog

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Província Marista Brasil Centro-Sul lança campanha Sangue Marista


Ação faz parte das celebrações do Dia do Marista e pretende atingir diversos públicos


Você sabia que uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até três pessoas? Imagine, então, se várias pessoas se mobilizarem para participar da campanha Sangue Marista, promovida pela Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS. A iniciativa faz parte das ações do Dia do Marista, celebrado em 15 de agosto, e segue até o final de setembro.

O objetivo da campanha é incentivar que as pessoas se coloquem a serviço do próximo, a partir do gesto solidário da doação de sangue e realização de cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.


Iniciativa

Dhiovana Conde, de 23 anos, integrante do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) e da Pastoral Juvenil Marista na PUCPR em Londrina, conta que a ideia de promover campanhas de doação de sangue surgiu há alguns anos entre os jovens, depois de uma Missão Solidária Marista (MSM)[1] . Inicialmente, o enfoque era ajudar a repor os estoques nos bancos de sangue por causa do período de Carnaval.

“O protagonismo do jovem voluntário é muito importante na sociedade. Eu acho que esse é o intuito das Missões promovidas pelo Grupo Marista e pela Província, elas ajudam muito os jovens a saírem da bolha onde eles vivem e emergirem em uma outra realidade, verem uma nova perspectiva. Muitos saem motivados a ajudar o próximo, a mudar o mundo e também mudam a si próprios”, conta Dhiovana.

Em 2019, a proposta é ampliar a iniciativa dos jovens, envolvendo não apenas as pessoas que fazem parte do universo Marista, como colaboradores e alunos das instituições de ensino maristas, mas toda a sociedade.
Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, em 2017, foram coletadas 3,4 milhões de bolsas de sangue e realizadas 2,8 milhões de transfusões. Desse total, 34% correspondem à doação de reposição (quando o indivíduo doa para atender à necessidade de um paciente específico) e 66% são espontâneas.


Como participar?

Para participar da campanha, basta procurar uma unidade do Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná). O órgão, que faz parte da Secretaria de Estado de Saúde, é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.

Procure a unidade mais próxima e faça sua doação. Convide também amigos e familiares para realizarem este gesto. Na hora da doação informe o código 1059, que identifica a Campanha.

Se você estiver fora do Paraná, procure o banco de sangue da sua cidade.

Registre esse importante momento e compartilhe uma foto nas redes sociais, incluindo na legenda a expressão #sanguemaristadoe para incentivar outras pessoas. Visite a página da campanha: https://conteudo.marista.org.br/sanguemarista

Sobre a PMBCS
A Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) foi formada no ano de 2002, quando houve a junção da Província de Santa Catarina e a Província de São Paulo. A Instituição atua em prol da missão Marista, que é ser farol que orienta e promove a vivência dos valores do Evangelho, do jeito de Maria, contribuindo para a formação de cidadãos éticos e solidários para a transformação da sociedade, com foco nos direitos de crianças e jovens. Saiba mais no site: marista.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados