Pesquisar no Blog

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

13 de Setembro - Dia Mundial da Sepse


Sepse é a síndrome que atinge 670 mil brasileiros/ano.

50% do casos que chegam nas UTIs vão a óbito 

Sepse ainda mata mais do alguns tipos de cânceres e infator do
miocardio em nosso país


13 de setembro é o Dia Mundial da Sespe. A SEPSE é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. "O sistema de defesa do paciente, na tentativa de combatê-la, provoca em todo o organismo uma resposta que pode comprometer o funcionamento de vários órgãos do paciente, ocasionando a síndrome conhecida como falência múltipla de órgãos e levá-lo a morte", explica o médico intensivista Dr. Luciano Azevedo, presidente do ILAS - Instituto Latino Americano de Sepse.

A síndrome, que atinge mais de 670 mil brasileiros todos os anos, leva a óbito 50% dos casos admitidos nas Unidades de Terapia Intensiva do Brasil, enquanto a mortalidade em países desenvolvidos e, mesmo em alguns dos melhores hospitais nacionais, pode ser de 15-20%.

As possíveis razões da alta mortalidade de pacientes com sepse em nosso país incluem: sistema de saúde com deficiências, falta de reconhecimento da doença pelos profissionais de saúde e a demora da população em procurar atendimento médico por falta de conhecimento do público leigo sobre a SEPSE.

O ILAS, ao longo de sua trajetória, trabalha para mudar esse cenário em nosso paíse e para atender às instuições de saúde na implantação de protocolos e na organizaçãoe de curso e eventos destinados aos profissionais de saúde, além de ações voltadas à população que contribuam com a conscientização, tanto de profissionaos como do público.

O ILAS – Instituto Latino Americano de Sepse convida a todos para mais uma importante ação no Combate à Sepse: no dia 13 de setembro (sexta-feira), às 10h, haverá 𝐀𝐮𝐝𝐢ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐏ú𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚 - 𝐒𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐏𝐫𝐨𝐠𝐫𝐚𝐦𝐚 𝐝𝐞 𝐏𝐫𝐞𝐯𝐞𝐧çã𝐨 𝐞 𝐓𝐫𝐚𝐭𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐒𝐞𝐩𝐬𝐞, que tem como objetivo apresentar dois Projetos de Lei do vereador Aurélio Nomura (PSDB):

Projeto de Lei 665/2018  - Dispõe sobre a adoção de programa de prevenção à sepse e de protocolo de diagnóstico e tratamento por hospitais, clínicas e unidades de saúde, públicos e privados, que prestem serviços de saúde no âmbito SUS, no Município de São Paulo. (Clique Aqui e consulte)

Projeto de Lei 664/2018  - Incluir o Dia da Sepse, a ser realizado em 13 de setembro, no Calendário Oficial de Eventos no Município de São Paulo (Clique Aqui e consulte)

“Esse é um importante momento em nossa cidade para o combate e a conscientização da sepse, não só em São Paulo, mas no país", diz o Professor Titular do Departamento de Medicina/Disciplina de Infectologia, Escola Paulista de Medicina, UNIFESP, membro do Conselho do ILAS, Dr. Reinaldo Salomão.

Todos os anos, o ILAS promove ações de conscientização junto à população e aos profissionais de saúde sobre a síndrome que é uma das principais causas de morte no país.  “Apesar desses números, a SEPSE ainda continua sendo relativamente desconhecida pelo público leigo e pelos profissionais de saúde. Por isso a importância de campanhas de conscientização junto aos diferentes públicos”, diz Dr. Luciano Azevedo.

Uma das principais iniciativas do ILAS para aumentar a percepção da SEPSE entre público e profissionais de saúde é o Dia Mundial de Combate à SEPSE, comemorado todo dia 13/09 com eventos em hospitais e em locais de grande circulação de pessoas. Como forma de reconhecer a importância da SEPSE como prioridade de saúde pública mundial, em 2017 a Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou uma resolução sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da sepse, incitando  seus países-membros a elaborarem políticas de saúde pública voltadas para esse problema. Assim, a SEPSE precisa efetivamente ser considerada uma prioridade de saúde no Brasil.


Materiais ILAS – O ILAS tem desenvolvido vários vídeos de conscientização voltados para o público e para profissionais de saúde. No seu canal do YouTube (ILAS), os mais recentes são:
“O que é sepse sepse explicada em 3 minutos” (Assista Aqui)
“Sepse Pediátrica” (Assista Aqui) – destinada à população
No site www.diamundialdesepse.com.br também há vários materiais explicativo sobre a Sepse.




Fontes:

Dr. Luciano Azevedo – Professor livre-docente da Faculdade de Medicina da USP, Médico Pesquisador do Hospital Sírio-Libanês, Presidente da Sociedade Paulista de Terapia Intensiva (SOPATI) 2018-2019 e Presidente do ILAS  2016-2019.

Dr. Reinaldo Salomão - Professor Titular do Departamento de Medicina/Disciplina de Infectologia, Escola Paulista de Medicina, UNIFESP e Presidente da Coordenadoria de Ensino e Pesquisa do Hospital São Paulo, Hospital Universitário da EPM/Unifesp. Supervisor de Serviço de Infectologia do Hospital Santa Marcelina. Linha de Pesquisa: Imunologia da Sepse. Foi presidente do Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS) 2013 -2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados