Pesquisar no Blog

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Associação Abacates do Brasil no Maior Congresso de Nutrição Funcional do País


A Associação Abacates do Brasil expõe pela segunda vez no XV Congresso Internacional de Nutrição Funcional, realizado pela VP Centro de Nutrição Funcional referência nacional e internacional no ensino e pesquisa em Nutrição Funcional. O evento acontece até 14 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo


A Abacates do Brasil entidade que agrega 70% dos produtores nacionais de abacate volta suas ações também para o consumidor final, com o perfil Amo Abacate, para mídias sociais e site www.amoabacate.com.br e o livro Amo Abacate, numa parceria com a escritora Conceição Trucom.  

De acordo com Jonas Octávio, diretor presidente da Abacates do Brasil   “ A Abacates do Brasil percebeu que o público consumidor está se fortalecendo e querendo informação especializada sobre Abacate, por essa razão decidimos montar um canal específico para quem Ama Abacate, seja por receitas, vídeos ou conteúdo especializado, os apaixonados por abacate podem por meio do site, ter acesso a informação online em tempo real sobre o fruto. ”

Ainda de acordo com Jonas, a Abacates do Brasil vê e acompanha o crescimento de consumo de Abacate em todo o país, e espera contribuir com este crescimento trazendo ao consumidor todas as vantagens de consumo do fruto. Para ele os hábitos de consumo estão mudando, há um aumento do crescimento do veganismo e vegetarianismo e o abacate é um alimento muito importante para esse segmento e para o público em geral.

“Nosso papel também está no outro lado na produção, onde incentivamos nossos associados produtores, a trabalharem com as boas práticas de produção, e com novas tecnologias, aumentando a produtividade e trabalhando em sinergia com o meio ambiente, sempre em busca da preservação”, destaca Jonas.

Ações Amo Abacate durante o Congresso  


Durante o Congresso, que reúne por dia mais de 3.500 nutricionistas funcionais do Brasil e do exterior no stand do Amo Abacate irá realizar em seu estande sorteios de 200 exemplares do livro Amo Abacate e servirá durante todo o Congresso coffees breaks funcionais pela manhã e tarde com menu especial preparado pela Chef Lu Rocha, da Well be gastronomia. www.wellbe.com.br

Menu Especial preparado pela Chef Lu Rocha do Well be Gastronomia Funcional

Coffe break manhã:
v  Ganache de avocado com chips de coco com colher comestível
v  Guacamole com nachos
Coffe break da Tarde
v  Caldo de avocado em Rechaud
v  Cup cake de avocado
v  Caldo de avocado
 
Livro Amo Abacate tem lançamento Itinerante
Para a escritora Conceição Trucom, ”Frutas são fundamentais, mas a triste realidade é que o brasileiro está reduzindo seu consumo de frutas e alimentos in natura e aumentando a ingestão de comida industrializada. É uma informação muito desanimadora, mas acredito que podemos reverter esse quadro, principalmente com a fruta de que tratamos no meu novo livro: AMO ABACATE. Trata-se de uma fruta exótica (porque não é originária do Brasil), de textura amanteigada, levemente doce e de elevado poder nutracêutico, um superalimento por todas as suas propriedades nutritivas, e ainda pouco valorizado e reconhecido pela população brasileira. ”
O livro aborda o fruto do ponto de vista da alimentação e nutrição, da cosmética natural e da terapia natural. 

Mais informações sobre o livro e a sua comercialização podem ser obtidos no Portal doce Limão: www.docelimao.com.br


Associação Abacates do Brasil

A Abacates do Brasil foi criada em 2006, é uma organização civil sem fins lucrativos, organizada por produtores rurais e demais elos representados na cadeia produtiva do Abacate.

Ela atua em todo o território nacional, e tem como objetivo central a promoção de Abacate como produto no campo da produção, comercialização, industrialização, valorizando todas as suas qualidades nutricionais, nutracêuticas, cosméticas e outros benefícios.

Seu objetivo é unir os produtores de abacate imprimindo sustentabilidade na cadeia produtiva.

A associação Abacates do Brasil atua no desenvolvimento das seguintes finalidades:

  • Buscar constantemente o desenvolvimento tecnológico da cadeia do Abacate;
  • Incentivar o aumento do consumo per capita de Abacate no Brasil e no exterior;
  • Garantir a sustentabilidade da cadeia produtiva do abacate no Brasil;
  • Preservar o meio ambiente.

A associação Abacates do Brasil fomenta o crescimento da cadeia produtiva do Abacate, amparada na força nutricional do fruto.


Dados da produção no Brasil

A produção de frutas no Brasil representa 41.023.611 toneladas, conferindo ao país o 3º lugar na produção mundial de frutas. Segundos dados do CEAGESP (2016), o consumo de abacate está posicionado em 12º lugar no consumo dos brasileiros. A produção brasileira de Abacate chega a 195.492 toneladas, o destaque de região produtora fica com os Estados de São Paulo (160.945 toneladas), Minas Gerais e Paraná. O IBGE (POF 2008) aponta que o consumo percapta no Brasil é de apenas 1kg/ano. Para um país de tamanho continental como o Brasil, esse consumo fica bem abaixo do esperado, já que em outros países como o México o consumo percapta fica em 8 quilos e nos EUA é de 5 quilos.

Segundo dados do IBGE na Pesquisa Agrícola de Municípios, a área brasileira destinada a produção de abacate foi de 10.868 hectares, em 2016. O destaque fica para a região Sudeste.

Os associados da Abacates do Brasil são produtores de abacate, muitos deles diversificaram sua produção com subprodutos usando o abacate como matéria prima. Mas um dos produtos novos é o Azeite de Abacate e de avocado. Óleo funcional extremamente nutritivo e com amplo uso na culinária e gastronomia.

Acesse os canais da Associação Abacates do Brasil e conheça mais sobre o fruto. Acompanhe as atividades da Entidade as mídias sociais:
facebook - @amoabacate
You Tube - Canal Amo Abacate
Instagram - @amo_abacate

Site para os consumidores: www.amoabacate.com.br
Canal exclusivo aos produtores: www.abacatesdobrasil.org.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados