Pesquisar no Blog

terça-feira, 17 de setembro de 2019

VOCÊ CONHECE OS PERIGOS ESCONDIDOS NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS?


O médico nutrólogo Guilherme Ferreira Mattos dá 5 dicas para você entender o que está comendo


Uma pesquisa realizada em 2019 está lançando luz sobre os chamados alimentos “livres de gordura trans”. Para isso, especialistas do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde Pública da Universidade de São Paulo (Nupens/USP) e do Instituto de Defesa do Direito do Consumidor (Idec) analisaram rótulos de mais de 11 mil produtos comercializados no Brasil.

Os estudos compararam a parte da frente das embalagens, que geralmente alardeiam a ausência de gordura trans, com a tabela nutricional e lista de ingredientes, que ficam na parte de trás. O resultado é que as aparências enganam, pois 30% dos produtos identificados como “livres de gordura trans” escondem pequenas quantidades do ingrediente em sua composição.

Vale lembrar que, no Brasil, é obrigatório que os fabricantes informem na embalagem a quantidade de gordura trans presente nos alimentos. No entanto, se o produtor tiver menos de 0,2 grama do ingrediente por porção, a empresa pode declarar que a quantidade é zero.

A respeito desse assunto, o médico nutrólogo Guilherme Ferreira Mattos, de Belo Horizonte, alerta que não é apenas a quantidade de gordura trans que causa confusão nas pessoas. “A utilização de nomes científicos também prejudica o entendimento das informações, deixando o consumidor sem saber se aquele produto é nocivo ou não à saúde”, comenta.


ENTENDA MELHOR OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS

5 DICAS DO NUTRÓLOGO GUILHERME FERREIRA MATTOS


Desconfie da parte da frente do rótulo
Muitos produtos destacam na parte da frente chamarizes como “fonte de fibras”, “rico em vitaminas” e “0% gordura trans”, mas uma leitura da tabela nutricional pode mostrar que o produto tem níveis de açúcar e sódio acima do recomendado. 


Atenção à ordem dos ingredientes
A lista de ingredientes é formada em ordem decrescente. Por isso, fuja dos produtos em que açúcar e óleo apareçam em primeiro lugar. Além disso, se o alimento consta como integral, mas a farinha branca é o primeiro ingrediente, repense a sua compra.


Saiba quais são os sinônimos de açúcar
Sacarose, Frutose, Lactose, Glicose, Glucose, Dextrose, Maltodextrina, Mel, Agave, Xarope de milho... Ao ver essas substâncias nos rótulos, tenha em mente que elas são apenas açúcar. Portanto, fique atento às suas quantidades.


Quantidade por porção
Essa é uma informação muito importante nos rótulos. Isso porque os níveis de calorias ou gorduras não se referem ao produto inteiro, mas sim a uma pequena porção, cujo tamanho é definido em lei. Portanto, é prejudicial comer um pacote inteiro de biscoito só porque na embalagem está escrito que o produto tem pouco sódio ou açúcar.


Valor diário
A sigla VD% refere-se à quantidade de um determinado ingrediente, tomando-se como base uma dieta média de 2000 calorias. Se um produto tem em gorduras 80% valor diário, isso quer dizer que ele irá suprir quase toda a sua necessidade para um dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados