Pesquisar no Blog

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Você sabe cuidar da sua escova de dente?


 Item de higiene bucal precisa de cuidados de conservação


Por serem fortes aliadas de um sorriso saudável, as escovas dentais também precisam de atenção durante o uso para ficarem livres de fungos e bactérias. Confira abaixo se você segue as dicas do Dr. Fábio Bibancos, ortodontista e consultor da GUM, marca americana de cuidado bucal que chegou há pouco no Brasil, para deixar sua escova de dentes sempre limpa: 

  1. Troque sua escova a cada três meses
“Após este tempo de uso, as cerdas perdem a eficácia. Isto vale para qualquer tipo de escova, inclusive para os modelos a bateria”, aponta. Quem usa escova de dentes a bateria pode escolher opções que oferecem refil da cerda, assim não precisa trocar o item inteiro.

  1. Sempre guarde a escova em pé
A melhor forma de evitar que bactérias e fungos se acumulem na escova de dente é guardá-la em pé, em um suporte como copo ou xícara, onde haja circulação de ar para facilitar a secagem das cerdas. Importante não deixar sua escova descoberta, pois quando a descarga é acionada são lançados ao ar coliformes fecais que podem pousar na sua escova dental. Para não ter problemas, que tal fechar a tampa antes de dar descarga e manter sua escova protegida – com capinha na cabeça.

  1. Mantenha distância entre as escovas dentais
O profissional indica também, no caso das famílias, manter as diferentes escovas longe uma da outra, para evitar uma possível transmissão de microrganismos entre elas. E vale lembrar que as escovas dentais são de uso pessoal e intransferível.

  1. Enxague a escova em água corrente
Após escovar, é importante enxaguar as cerdas em água corrente, retirando os restos de creme dental e de alimentos. “Outra dica é deixar a escova mergulhada por uns minutos no enxaguante bucal, para uma prevenção ainda maior de bactérias”, sugere.

  1. Leve a escova em uma nécessaire separada
É isso mesmo, misturar a escova a outros itens de cuidados pessoais pode não ser muito higiênico. “Nesses casos, é importante usar uma nécessaire separada para os itens de higiene bucal ou um modelo com repartições para evitar o contato da escova com outros produtos como maquiagem, cremes e prendedores de cabelo. Também é essencial usar uma capa plástica respirável própria para escovas dentais”, completa.    





Dr. Fabio Bibancos – Consultor da GUM
instagram.com/fabiobibancos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados