Pesquisar no Blog

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Pavilhão da Bienal abriga 13º Salão do Artesanato



O evento terá a presença de artesãos de diversos estados, além de oficinas, shows e gastronomia típica


Entre os dias 9 a 13 de outubro, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, acontecerá o 13º Salão do Artesanato - Raízes Brasileiras, maior vitrine do artesanato brasileiro. A entrada será franca.

O evento, aberto ao público das 11h às 21h, de quarta a domingo, contará com uma programação variada e atrativa. Os visitantes poderão participar de uma grande exposição de peças artesanais e conhecer ainda a gastronomia típica de cinco regiões do País, oficinas de artesanatos, shows com artistas nacionais e grupos folclóricos, mostra de produção associada ao artesanato: agroindústria e turismo.


De acordo com Leda Simone C. Alves, diretora executiva da Rome Eventos, a feira deste ano em São Paulo “trará os melhores artesãos de 21 estados e do DF, com peças originais e com a identidade cultural de cada região, porque são artesãos que, acima de tudo, preservam a herança cultural recebida através dos seus antepassados, carregando em cada obra um pouco da história das suas cidades, famílias e origens”.


Salão do Artesanato

Realizado desde 2008, com 11 edições realizadas em Brasília e 1 em São Paulo, o Salão do Artesanato reúne o que há de melhor na produção artesanal do Brasil. Com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), o evento sempre conta com a participação de mais de 20 estados e do DF, o que garante uma variedade significativa de produtos. Além dos estandes dos estados coordenados pelo PAB, artesãos com produção individual, cooperados, associações e outros órgãos de fomento ocuparão os 19 mil m2 do Pavilhão da Bienal com mostra e venda de produtos artesanais de várias tipologias, confeccionados com técnicas variadas e diferentes matérias primas.

“Pelo segundo ano em São Paulo, a feira será um encontro com a arte, produtos e sabores que nos identificam como nação e mostrará a diversidade da produção artesanal brasileira se debruçando sobre a temática "É tudo de Bom, é tudo do Brasil", propondo o contato do público com o Brasil que é feito à mão”, destacou Leda Simone.

Peças artesanais de decoração, vestuário, joias, bijuterias, acessórios, brinquedos, instrumentos musicais e utilitários vão encantar os visitantes pela riqueza de detalhes, qualidade de acabamento e identidade cultural que representam. Na Praça dos Mestres será possível ver mestres artesãos de vários estados fazendo suas peças ao vivo. O Salão terá um palco destinado a apresentações culturais de grupos folclóricos de música e danças típicas e uma praça de gastronomia com pratos típicos de todas as regiões brasileiras. Será um evento que mostrará toda a diversidade cultural do Brasil, em cores, sons e sabores.


Em outras edições, a feira recebeu cerca de 1500 artesãos e teve volume de negócios superior à casa dos 5 milhões de reais. É um evento aberto ao público, para toda a família, com entrada gratuita e já recebeu nomes famosos como Maria Rita, Arnaldo Antunes, Guilherme Arantes, Luiza Possi, Ellen Oléria, Sam Alves, Tiê, Ju Moraes, Monique Kessous, Bruna Viola, entre outros.

Desde sua primeira edição, o Salão do Artesanato mantém importantes parcerias com instituições como o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), vinculado ao Ministério da Economia. Além disso, os artesãos que participam do evento são selecionados em todos os estados pela alta qualidade de suas peças e pelo valor cultural agregado às suas produções. São peças com grande identidade, geralmente confeccionadas com matérias primas de reaproveitamento, da natureza e feitas de forma totalmente manual. A presença de mestres artesãos reconhecidos pelo IPHAN como patrimônio vivo de seus estados é outro grande atrativo do evento


Produção Associada: Turismo e Agroindústria

Um dos objetivos do Salão é integrar setores da economia criativa em um mesmo ambiente, promovendo o desenvolvimento de ambos, ampliando a cada edição a participação dos segmentos de turismo e agroindústria familiar, abrindo espaço para que estados e municípios possam aproveitar este grande encontro e mostrar sua produção de alimentos típicos e suas riquezas.


Apresentações culturais

Grupos folclóricos, de teatro, músicos, dançarinos, cantores, repentistas, e outras manifestações culturais têm espaço garantido no evento.


Mestres Artesãos

Fios, madeira, argila, sementes, cerâmica e muitos outros elementos transformados pelas mãos de grandes mestres. Arte feita ao vivo, com Mestres de vários estados.


Espaço gastronômico

A gastronomia está sempre presente nas edições do Salão do Artesanato, e em 209 não será diferente. Haverá o Festival Brasil na Panela, onde chefs prepararão pratos típicos das 5 regiões brasileiras, tais como acarajé, vatapá, bobó de camarão, arroz carreteiro, galinhada, bolinho de peixe, torresmo, bolinho de mandioca com queijo e com carne de sol, bolinho de arroz e muito mais.


Rome Eventos

O Salão do Artesanato é promovido e organizado pela Rome Eventos, empresa especializada na promoção de feiras comerciais, no planejamento, na organização e coordenação de eventos há 27 anos. Outra feira de sua promoção é a EXPOTCHÊ, evento voltado para produtos e cultura gaúcha. Grandes eventos foram realizados sob seu comando em Brasília e outros estados, como a Feira do Livro de Brasília, a Feira Literária de Pirenópolis (FLIPIRI) no estado de Goiás e a Feira Literária do Distrito Federal (FLIDF), a Feira Nacional de Agricultura Familiar (Brasília e Rio) e o Brasil Original.



SERVIÇO:

13º Salão do Artesanato São Paulo
Local: Pavilhão da Bienal
Data: De 09 a 13 de outubro – das 11h às 21h
Endereço: Parque Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 3, Vila Mariana, São Paulo (SP)
Entrada: gratuita
Facebook: /salaodoartesanato
Instagram: @salaodoartesanatooficial


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados