Pesquisar no Blog

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

15 de setembro - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas


 Data ressalta a importância do diagnóstico precoce


No dia 15 de setembro é celebrado o Dia Mundial de Conscientização de Linfomas com o intuito de alertar a população para a doença e chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce que facilita o tratamento, além de informar sobre os sintomas.

“O Linfoma é um câncer sanguíneo, resultado de um dano ao DNA de uma célula que se transforma em linfócito. Essa alteração ou mutação do DNA gera uma transformação maligna: os linfócitos se multiplicam sem controle. O acúmulo dessas células gera tumores inicialmente nos linfonodos (gânglios linfáticos), mas com a evolução da doença pode atingir outras áreas do corpo”, explica o onco-hematologista Celso Massumoto, coordenador de transplante de medula do Hospital Nove de Julho.

O Linfoma pode ser classificado em Hodgkin e não-Hodgkin. O Linfoma Hodgkin corresponde a 30% de todos os Linfomas, com maior pico de incidência na faixa etária de 20-30 anos e um menor pico após os 50 anos. Já o Linfoma  não-Hodgkin acomete pessoas com mais de 60 anos. Os Linfomas atingem homens e mulheres e ainda não se conhece a causa exata. Os sintomas são aumento dos linfonodos, febre, sudorese noturna, perda de peso, emagrecimento, anemia e queda de cabelos.

No Mercado Americano foram realizados estudos com duas medicações, uma delas é a Axicabtagene Ciloleucel e a outra é a o Tisagenleucel. Os pacientes com Linfoma  não-Hodking de grandes células B, um tipo frequente na população, que receberam a medicação com uma quimioterapia leve, tiveram ótimas respostas. Porém, a parte negativa é o valor do tratamento, que é inviável para população, em torno de 500 mil dólares.

“Trata-se de um grande avanço tecnológico e terapêutico, mas sabemos que a parte econômica é um grande entrave. Ficamos na esperança da medicação chegar ao Brasil de forma mais acessível para a população”, diz Massumoto.





Celso Massumoto (CRM-SP 48392), onco-hematologista, é diretor clínico da Oncocenter, coordenador de transplante de medula óssea do Hospital Nove de Julho e membro da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e da Casa Hope. Autor dos livros: Manual de Onco-Hematologia/TMO. Protocolos interdisciplinares; Células-tronco: da coleta aos protocolos terapêuticos e Gastronomia Hospitalar no Câncer e TMO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados