Pesquisar no Blog

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Secretaria dos Transportes Metropolitanos amplia horário de vendas de bilhetes com QR Code nas bilheterias


A partir deste sábado (14), bilheterias das sete estações que participam do projeto-piloto venderão o novo modelo de passagem das 8h às 20h; Em 11 dias de teste, 31.400 bilhetes já foram vendidos

A partir de amanhã (14), os bilhetes com QR Code poderão ser adquiridos das 8h às 20h nas bilheterias das sete estações da CPTM e do Metrô que participam do projeto-piloto. O horário de vendas _que até hoje era das 9h às 16h_ foi ampliado para melhorar o atendimento aos passageiros, que têm recebido bem a novidade.

De terça-feira (3), quando teve início o projeto-piloto, até as 18h40 desta sexta-feira (13), já foram vendidos 31.400 bilhetes com QR Code. Desse total, 90,2% foram comprados em bilheterias, 6,8% em máquinas de autoatendimento e 3,1% no aplicativo VouD.

Nas bilheterias, o pagamento deve ser feito em dinheiro. Com o código em mãos, basta passar o bilhete impresso nos bloqueios específicos em uma das sete estações em que já há catracas com leitores de QR Code. São quatro da CPTM e três do Metrô: Autódromo (Linha 9-Esmeralda), Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Dom Bosco (Linha 11-Coral) e Aeroporto-Guarulhos (Linha 13-Jade), São Judas (Linha 1-Azul), Paraíso (linha 1-Azul e 2-Verde) e Pedro II (Linha 3-Vermelha). São dois bloqueios por cada estação com o validador.

É possível também pagar com cartão de crédito pelo celular, por meio do aplicativo VouD, que pode ser baixado em lojas virtuais de Android e iOS. Depois, é só abrir o QR Code na tela do celular e passar nos bloqueios com validador nas estações que participam do projeto-piloto. Para facilitar a vida de quem quer comprar pelo app, mas sem gastar com pacote de dados, um serviço de navegação gratuita no VouD, para todas as operadoras de telefonia celular, deve ser disponibilizado aos passageiros em cerca de 20 dias.

Para fazer a compra do código com cartão de débito, basta ir a uma das máquinas de autoatendimento disponíveis nas estações mencionadas. Após adquirir o QR Code, basta passar o código impresso nos bloqueios com leitores instalados.

A ação faz parte do plano da STM de modernizar os sistemas de pagamento de tarifas a fim de oferecer mais praticidade e segurança aos passageiros e de reduzir custos operacionais das empresas vinculadas à pasta.

“Os resultados destes dez primeiros dias de testes têm sido excelentes. Além do QR Code, estamos estudando outras alternativas para modernizar o sistema de pagamento de tarifas a fim de proporcionar mais comodidade e segurança aos passageiros e reduzir custos operacionais”, pontua o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

O projeto-piloto é feito em parceria com o Consórcio Metropolitano de Transportes (CMT), sem custo para o Governo do Estado, e operacionalizado pela Autopass. Durante o período de testes, uma equipe de apoio com camisetas em que está escrito “Posso ajudar?” está à disposição dos passageiros em todas as estações para auxiliar na compra do bilhete com QR Code.

Estão sendo vendidos bilhetes unitários para uso apenas no Metrô e na CPTM (não valem para integração com outros modais). Os bilhetes com QR Code serão válidos até 18 de outubro, durante o período de testes da tecnologia, mas a recomendação é que sejam utilizados preferencialmente em 72 horas após a compra para evitar que a impressão do código sofra danos.

A viabilidade da implantação definitiva do sistema será avaliada durante o período de testes. A ideia é que o pagamento da tarifa com o QR Code substitua futuramente a maior parte dos pagamentos com o bilhete magnético unitário, o chamado Edmonson. Na CPTM, em média, 25% dos passageiros pagantes utilizam esse tipo de bilhete. No Metrô, o percentual é de 15%. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados