Pesquisar no Blog

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Gestão financeira para escolas pode melhorar desempenho e reduzir a inadimplência


Instituições de ensino recorrem à tecnologia para dinamizar cobranças de pais em tempos de crise econômica


Dados do Indicador de Inadimplência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apontam que o Brasil encerrou 2018 com 4,41% de consumidores com contas em atraso, na comparação com o ano anterior, sendo a maior elevação dos últimos sete anos. Entre os setores da economia que são impactados frequentemente pelo problema, está o educacional.

Para Marcelo Barroso, diretor da CLATHE Consultoria Empresarial, empresa que realiza a gestão financeira para escolas e demais instituições de ensino, os educadores que desejam minimizar o problema têm a tecnologia como grande aliada.  Para ele, a inadimplência escolar é muitas vezes causada por motivos possíveis de serem eliminados, como o não recebimento da fatura de cobrança pelos pais a tempo de ser paga corretamente no banco, ou a falta de um controle efetivo dos recebimentos.

“Muitas escolas praticam ainda hoje a rotina de colocar cheques enviados nas agendas dos alunos, depois levados pessoalmente ao banco, além de emitirem nota de cobrança de mensalidade e ou realizarem cadastros manualmente. Isso, além de dar morosidade ao processo financeiro da escola, e riscos de não recebimento de mensalidades, coloca os educadores submersos em tarefas operacionais ao invés da coordenação e execução das atividades pedagógica da escola. Ou seja, a automação também pode impactar no melhor no desempenho da equipe pedagógica”, destaca Barroso.


Dicas aos educadores:

Para quem podem optar pelo uso da tecnologia para dinamizar os processos de cobrança escolares, o especialista indica a contratação de uma gestão financeira para escolas. Ele destaca alguns benefícios, como:

1) um serviço de cobrança automatizado é capaz de gerar ações assertivas sobre as pendências financeiras da escola, pois possuem sistemas operacionais para serem implementados na estruturação de contas a receber, emissão das notas fiscais, controle dos recebimentos, análise do desempenho dos negócios e projeção dos fluxos de caixa para subsidiar decisões da diretoria, em um processo eletrônico das rotinas gerenciais e financeiras da instituição. 

2) A automação escolar facilita a vida de pais de aluno na tarefa de lembrar do pagamento das mensalidades ou mesmo efetivar o pagamento de forma online e mais fácil.

3) A tecnologia elimina diversos gargalos. “Por exemplo, a diretoria pode estabelecer que os pais recebam os boletos por canais, como WhatsApp, com dias de antecedência ao pagamento da mensalidade, aparecendo também no sistema do banco que eles utilizam. Após a confirmação do pagamento pelo sistema, a nota fiscal pode ser enviada automaticamente para os pais, e a escola recebe o relatório com os status dos pagamentos. Um processo simples, que não acontece em grande parte das instituições”explica.

4) O especialista explica ainda que a estruturação de um sistema de gestão financeira escolar admite opções como pagamento em débito automático por meio de meios de pagamento inovadores e mais dinâmicos.

Além de evitar riscos e prevenir erros, isso colabora para uma imagem de seriedade e de organização da escola”, frisa.





Clathe Consultoria Empresarial


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados