Pesquisar no Blog

domingo, 15 de setembro de 2019

Marcia Jorge desvenda a sustentabilidade


Equilíbrio entre o consumo consciente versus sucumbir aos desejos fashion é a chave da questão


A Consultora, Stylist e Editora de Moda Marcia Jorge, sempre atenta a tudo o que cerca a moda, faz algumas considerações a respeito da sustentabilidade, tão aclamada nos últimos tempos. Veja o que ela diz abaixo:

“Sustentabilidade tem a ver com consciência e o que vejo hoje são 2 movimentos contraditórios”, afirma a profissional. Um lado que quer cuidar do planeta e está vigilante com o excesso de consumo e danos causados pela produção industrial em larga escala. Documentários mostram o estrago causado pelas indústrias de moda, tanto na parte ambiental como social. Muitos famosos já estão engajados nessa causa, como por exemplo, a modelo Gisele Bundchen, que não usa mais tecidos que não são sustentáveis. Já por outro lado, há quem queira ter o look do momento, a bolsa igual da blogueira, o brinco parecido com a celebridade e pessoas com problemas em repetir roupas nas redes sociais - porque já apareceram em fotos com essa ou aquela peça. “Ainda estamos caminhando, mas é uma estrada bem longa essa que temos que percorrer”, acrescenta Marcia. 

É motivo de alegria as empresas de moda estarem buscando atualmente processos sustentáveis na confecção dos seus produtos. O que anteriormente era motivo de custos a mais (matéria-prima sustentável ainda é cara!) aos poucos vai se tornando parte do cotidiano.
Agora o desafio: existe a possibilidade de equilibrar o ser sustentável e de vez em quando, , apostar em um hit-desejo??? A resposta é sim! Porque viver em paz e fazer sua parte, não tem a ver com radicalismos. Nada contra, de vez em quando sucumbir a um ou outro desejo apresentado por um influenciador. “O problema é quando eles viram pastores e você, a ovelha, louca por um like. O que vale é a CONSCIÊNCIA”, diz a Stylist.
Antes de comprar qualquer coisa, vale as perguntas: estou precisando mesmo disso? Qual a necessidade que isto vai preencher? Necessidade de ser aceito? Necessidade de ser elogiado? Necessidade de ser amado, admirado? Caso seja uma dessas razões, não compre!
Agora, se for uma necessidade real e prática, como por exemplo, quando você vê um sapato roxo, não tem nenhum dessa cor e ele vai combinar perfeitamente com um vestido que você adora, tudo bem! Cuidado com a tentativa de suprir necessidades afetivas com consumo. Isso não é nada sustentável. 

Outras dicas interessantes:
*Dê uma geral no seu guarda-roupa, tire tudo mesmo, é terapêutico e você vai encontrar um monte de coisas que você nem lembrava;

*Tire o que você não usa há mais de 6 meses e dê destinos a elas que podem ser: doar para quem precisa, trocar peças com as amigas, vender em um brechó ou até mesmo fazer um bazar. Levar para consertar ou reformar também é uma boa opção! Exemplo: fazer daquela blusa bonita, mas sem uso, um cropped, pois ficará mais moderna;

*Quando realmente precisar de algo, dê preferência às marcas que estão preocupadas em cuidar do planeta;

*Roupas não são itens descartáveis: são para durar e repetir sim! Kate Middleton, Cher, Meryl Streep costumam repetir peças usando a criatividade e mostrando seus dotes fashionistas. Faça o mesmo!

“A consciência vinda de cada um já cria um novo rumo para história e para as próximas gerações. Isso sim é hit da Moda”, conclui Marcia Jorge.  




Sobre Marcia Jorge - Consultora, Stylist e Editora de Moda, Marcia Jorge cria imagens tanto para marcas como para pessoas físicas. Trabalhando no segmento de moda há mais de 20 anos a profissional é responsável por inúmeras campanhas, catálogos e desfiles. Nesse período desenvolveu um método exclusivo para atender clientes corporativos ou pessoais, que foge daquele tradicional “certo e errado”, fazendo com que o cliente amplie seu autoconhecimento, autoestima e afirmação de identidade. A profissional costuma ministrar palestras, cursos e atendimentos pessoais e corporativos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados