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quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Como proteger idosos do Coronavírus


pixabay


Grupo DG Sênior dá dicas de prevenção à doença para pessoas da terceira idade


Prevenção é a palavra de ordem quando o assunto é coronavírus e especialmente quando se trata de pessoas acima de 60 anos. Um Estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China aponta que a letalidade progride de acordo com a faixa etária e, em pessoas com mais de 80 anos é de 15%.

Diante disso, o Grupo DG Sênior, que atua há 35 anos com residenciais especializados para pessoas idosas, criou uma cartilha dando dicas de prevenção.

Dica 1: Lavar bem as mãos com sabão até os cotovelos sem esquecer de esfregar entre os dedos. Dê preferência a sabonete líquido.

Dica 2: Utilize álcool 70% para substituir a lavagem das mãos ou até para finalizar.

Dica3: Em ambiente público, evite passar a mão na boca, olhos e nariz já que o vírus é transmitido por vias aéreas e pelo contato com secreções respiratórias

Dica 4: Manter limpos os ambientes. Higienizar superfícies, móveis e até o celular com produtos desinfetantes.

Dica 5: Prefira não cumprimentar as pessoas com beijo no rosto. O contato próximo e a saliva devem ser evitados.

Dica 6: Estar com vacinas contra gripe em dia

“Pegar uma gripe e o coronavírus ao mesmo tempo pode gerar uma infecção cruzada e potencializar as duas doenças. Isso proporciona a queda do sistema imunológico e consequentemente aumenta os riscos de letalidade”, explica Marcella dos Santos, enfermeira chefe do Grupo DG Sênior.

“É comum esquecermos de manter o controle sobre outras doenças quando aparece uma epidemia como coronavírus, no entanto, se o organismo estiver forte as chances de uma nova infecção levar o paciente à morte é muito menor”, conclui Marcella.

Manter-se saudável e no controle é a principal dica contra o coronavírus.


São Paulo teve o mês mais chuvoso da história e é preciso tomar alguns cuidados com as águas de março



"Infelizmente, nesse período, as enchentes acontecem e devastam bairros inteiros, por isso, é preciso saber de alguns cuidados na hora de limpar a casa e estabelecimentos comerciais pós enchente"


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse ano o mês de fevereiro bateu o recorde em chuvas, superando a marca de 1995, quando São Paulo teve 445,5 mm, já em 2020, antes mesmo de acabar o mês já havia sido registrado 449mm.

Com isso, infelizmente, alguns bairros sofrem com as enchentes e milhares de pessoas acabam tendo casas e estabelecimentos invadidos pela água. E, é só depois que a água baixa é que podemos ver os estragos. Além do prejuízo financeiro, é preciso se atentar a outras questões, como os possíveis danos estruturais para o imóvel e a sujeira, pois água e lama de enchentes são cheias de bactérias, inclusive, causadoras da doença leptospirose.

Antes de mais nada é preciso desligar toda fonte de energia do local para evitar curtos circuitos e até mesmo incêndios. “Depois é necessário fazer uma limpeza e inspeção nas tomadas, fiação e conexões para tirar qualquer tipo de vestígio. Porém, como a água conduz eletricidade é preciso esperar secar muito bem pós limpeza para religar a energia do local”, explica o marido de aluguel da Limpezas Amelia, José Ismael.

Além disso, segundo José, é importante verificar os danos de estrutura nos telhados por conta do vento, caso tenha alguma telha quebrada é necessário trocá-la na hora para evitar que água de outras chuvas entrem novamente.
ATENÇÃO: A limpeza precisa ser feita com botas e luvas para que a pessoa se proteja das doenças.

A diretora da Limpezas Amelia, Luara Milaina, separou uma receitinha para desinfetar o ambiente e ficar livre das bactérias.

“Para tirara a lama é indicado usar pás, enxadas e baldes. Primeiro é importante lavar o local com água e sabão e depois desinfetar todos os cantinhos com a solução que pode ser feita com água sanitária, na proporção de 4 medidas de copinho de café para um balde de 10 litros de água. O pano embebido nessa misturinha pode ser passado em pisos, tetos, azulejos, utensílios, móveis e paredes”, ensina Luara.

José ainda alerta sobre os possíveis danos estruturais causados pelas águas da enchente e que precisam ser levados em consideração. Observar rachaduras e estruturas do solo é importantíssimo para alertar em caso de riscos de desmoronamento.

Não é fácil fazer essa limpeza e os reparos necessários com o psicológico tão abalado. Por isso, uma solução é contar com a ajuda de profissionais para fazer esse serviço. Tanto as diaristas quanto os maridos de aluguel disponibilizados pela Limpezas Amelia possuem treinamento e experiência para que o local fique sem resquícios da inundação. Contratar um serviço terceirizado, que entenda e que não tenha envolvimento pessoal com o imóvel torna o trabalho mais rápido e eficaz.

Apesar da previsão mostrar que o início de março será marcado por dias de chuva, esperamos que o mês termine sem novos casos de enchentes, mas lembre-se sempre de ficar em locais altos e não arriscar sair de casa ou passar com os veículos em ruas alagadas. Desligar os aparelhos da tomada quando a chuva começar a aumentar também é uma boa dica para que eles não queimem.



                                  
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Pessoas e empresas estão confundindo engajamento com diversão


É preciso falar sobre engajamento e motivação de equipe. Nos últimos anos, a motivação sugerida pelas empresas mais modernas é muito interessante: vão de churrasco e chopp, a happy hour, lanches da tarde e até mesmo massagens. Mas é certo que esses itens podem ser importantes, mas não geram o engajamento necessário entre o time. As pessoas estão constantemente confundindo diversão com engajamento, bem estar com motivação, e uma coisa não está totalmente ligada a outra.

O que é motivação? O que é engajamento? Como você pode trabalhar isso nos times, fazer com que eles vistam a camisa para gerar resultados melhores? A resposta para isso é simples. Propósito: não se trata apenas da identificação com a companhia, mas sim do colaborador se sentir parte de algo maior e ter satisfação com o trabalho que está fazendo.

Para isso, o ideal é analisar os liderados, se eles possuem interesse em fazer parte da empresa e crescer com ela. Se essas pessoas dificilmente não fazem nada além do mínimo, certamente não estão engajadas e não tem propósito.

Partindo do princípio de que os colaboradores são essenciais para o funcionamento do negócio, como é possível melhorar o engajamento deles? Pessoalmente, acredito que é essencial fazer com que essas pessoas façam parte e até mesmo liderem projetos. Não necessariamente grandes funções, mas formas de inserir os colaboradores em questões diárias, como apresentar novas ideias de comunicação para clientes, melhorias de processos, fluxo de comunicação interna, feedbacks etc  Dessa forma vão contribuir no dia a dia, seja com resultados, boas ideias e, não obstante, maior desenvolvimento dentro da equipe.

Embora alguns funcionários possam parecer mais tímidos ou menos aptos, lembre-se que cada pessoa tem o seu próprio tempo e todo incentivo para o crescimento é importante, especialmente se o líder acredita no potencial desse liderado. No entanto, é preciso cobrar e lembrá-los das responsabilidades.
Se o líder opta por tomar para si todas as tarefas, de certas essas pessoas ficarão ainda mais afastadas do propósito. Colocar em prática um primeiro passo dará mais conforto e confiança para que os colaboradores elevem os níveis de motivação e engajamento.

O segundo passo, igualmente importante, é a mensuração e o acompanhamento das habilidades individuais. Ao avaliar um funcionário desmotivado é preciso entender porque isso se dá e perceber os pontos fortes e fracos através do que ele produz.

Para cada função que você tem na empresa, o colaborador precisa ter determinada aptidão, seja em comunicação, disciplina, pontualidade, resultados, ousadia etc. Um método precioso para que o funcionário se engaje em suas atividades e cresça é informar qual skill é necessária para que ele alcance um novo patamar e, consequentemente, uma posição melhor dentro da equipe.

Com o acompanhamento e desenvolvimentos de planos de ação, é possível fazer com que todos entendam melhor qual é o propósito de cada um, o que irá resultar em mais satisfação com o trabalho que é produzido. E o líder, por sua vez, faz o que é realmente sua função: levantar a equipe para que todos cresçam juntos, com participação e envolvimento de todos. A diversão, claro, é sim necessária, mas não traz os resultados que a empresa precisa.





Renata Tolotti - empreendedora, coach e palestrante. Além da formação em arquitetura, cursou a Marshall Goldsmith Stakesholder  Centered Organization (melhor formação de líderes por Harvard Business School em 2018). Também possui certificação em Coaching Integral Sistêmico, Coaching Business e executivo e estudou Comportamento Humano pela Flórida Christian University. Mais informações sobre a especialistas podem ser obtidas pelas redes socais http://facebook.com/coachrenatatolotti,  Instagram: @renata.tolotti, ou pelo site https://palestras.renatatolotti.com.br
 

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