Prospecção e
segmentação são pilares primordiais para alcançar o público desejado
80% da lista de
prospecção deve ser de empresas e pessoas que realmente se interessem pelo
negócio oferecido
Aperfeiçoamento
da equipe de vendas, indicações de clientes atuais e marketing de conteúdo pela
internet são poderosos na hora de atrair novos clientes
O
jeito mais inteligente de alavancar os negócios de uma empresa é por meio da
prospecção de novos clientes, um desafio que exige experiência e técnicas
adequadas para ser bem-sucedido. A identificação e comunicação com clientes com
perfil correto aumenta a chance de a organização conquistar, efetivamente,
novas vendas para seus produtos ou serviços. Por isso, é essencial a
profissionalização dessa busca por próspects.
“A
equipe de vendas ou o vendedor autônomo precisam ter duas ou três empresas de
grande porte em seu portfólio. Além disso, 80% das empresas do mailing de
prospecção devem ser de corporações que, de fato, têm chance de fechar
negócios. Ao investir o tempo em empresas com este perfil, o empreendedor
otimiza seus esforços”, explica Mari Genovez, especialista em vendas e CEO da
Matchez, companhia focada em prospecção de novos clientes e fortalecimento
estratégico da equipe comercial.
Para
encontrar o cliente ideal, é necessário também a qualificação e a análise da
rede de contatos. Uma dica para os profissionais de vendas é insistir nas
organizações que estão em expansão e escolher bem seu público-alvo. “Para colocar
tudo isso em prática, além de uma prospecção assertiva, é preciso refletir
sobre a segmentação do público que se quer atingir e analisar criteriosamente a
sua carteira de clientes e contatos, sempre tendo como foco vender para o
cliente mais lucrativo”, explica Mari.
A
segmentação é outra estratégia importante para quem está vendendo, pois isso
favorece o fechamento do negócios com mais facilidade, aumentando as chances de
receber indicações. “Definir o perfil de um cliente ideal e pedir indicações
para os atuais e antigos é uma ótima forma de começar a captar novos
compradores. Outra forma simples é atrair clientes pela internet, como em sites
da concorrência, redes sociais e LinkedIn”, conta a executiva.
Como gerar os melhores
clientes?
Segundo
a especialista, em resumo, os caminhos para encontrar os melhores clientes são:
qualificação dos profissionais da equipe de vendas, análise do perfil dos
próspects, a busca por empresas que estão em desenvolvimento e que querem fazer
negócio, indicações de clientes atuais, divulgação pela internet – utilizando a
estratégica de marketing de conteúdo em sites ou redes sociais -, e também por
meio do telefone.
“Pense
nos seus clientes como um investimento de longo prazo e agregue valor.
Procure otimizar seu tempo, mas personalize o máximo que puder o relacionamento
com eles. O ideal é que, daqui a um ano, eles continuem precisando do seu
produto, que seguirá agregando valor para eles. O segredo não é fazer com que o
cliente precise do seu serviço hoje, mas sim que ele esteja utilizando e
obtendo os resultados esperados para que continue precisando de você a longo
prazo”, conta Mari.
Para
ela, saber como se aproximar dos clientes é uma das mais importantes funções de
um profissional de vendas. “Pode até parecer óbvio, mas existem, na verdade,
diversas funções desempenhadas por vendedores que vão muito além da venda em
si. É necessário que um especialista da área estude o mercado, conheça muito
bem os produtos e serviços que está oferecendo, esteja preparado para
apresentar materiais didáticos sobre eles, saiba reter seus clientes atuais e,
ainda, tenha tempo para desenvolver soluções personalizadas de acordo com cada
cliente”, pontua.
Outra
prática em ascensão que oferece uma enorme vantagem competitiva na hora de
captar clientes é o inbound, uma estratégia focada na
atração de clientes que utiliza o marketing de conteúdo como base para fazê-los
se interessarem por sua empresa, produto ou serviço. O objetivo é oferecer os
melhores temas para se conectar e ganhar a confiança do seu público-alvo, sendo
reconhecido como uma autoridade naquela área.
“A
sua empresa precisa vender, e, para isso, você precisa oferecer todas as
oportunidades que tenham a ver com o perfil de clientes que você quer ter. Por
isso, é tão importante ser proativo, encontrar os seus clientes e gerar
resultados”, enfatiza a CEO da Matchez.
Toda
empresa depende de vendas e o papel da equipe de vendas é encontrar seus
clientes ideais. Vendedores criam oportunidades conhecendo bem o perfil dos seus
potenciais clientes. “Em uma negociação, é ideal ter um roteiro objetivo, seja
em reuniões presenciais, e-mails, WhatsApp ou videoconferências”, finaliza a
executiva.
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