Pesquisar no Blog

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

São Paulo teve o mês mais chuvoso da história e é preciso tomar alguns cuidados com as águas de março



"Infelizmente, nesse período, as enchentes acontecem e devastam bairros inteiros, por isso, é preciso saber de alguns cuidados na hora de limpar a casa e estabelecimentos comerciais pós enchente"


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse ano o mês de fevereiro bateu o recorde em chuvas, superando a marca de 1995, quando São Paulo teve 445,5 mm, já em 2020, antes mesmo de acabar o mês já havia sido registrado 449mm.

Com isso, infelizmente, alguns bairros sofrem com as enchentes e milhares de pessoas acabam tendo casas e estabelecimentos invadidos pela água. E, é só depois que a água baixa é que podemos ver os estragos. Além do prejuízo financeiro, é preciso se atentar a outras questões, como os possíveis danos estruturais para o imóvel e a sujeira, pois água e lama de enchentes são cheias de bactérias, inclusive, causadoras da doença leptospirose.

Antes de mais nada é preciso desligar toda fonte de energia do local para evitar curtos circuitos e até mesmo incêndios. “Depois é necessário fazer uma limpeza e inspeção nas tomadas, fiação e conexões para tirar qualquer tipo de vestígio. Porém, como a água conduz eletricidade é preciso esperar secar muito bem pós limpeza para religar a energia do local”, explica o marido de aluguel da Limpezas Amelia, José Ismael.

Além disso, segundo José, é importante verificar os danos de estrutura nos telhados por conta do vento, caso tenha alguma telha quebrada é necessário trocá-la na hora para evitar que água de outras chuvas entrem novamente.
ATENÇÃO: A limpeza precisa ser feita com botas e luvas para que a pessoa se proteja das doenças.

A diretora da Limpezas Amelia, Luara Milaina, separou uma receitinha para desinfetar o ambiente e ficar livre das bactérias.

“Para tirara a lama é indicado usar pás, enxadas e baldes. Primeiro é importante lavar o local com água e sabão e depois desinfetar todos os cantinhos com a solução que pode ser feita com água sanitária, na proporção de 4 medidas de copinho de café para um balde de 10 litros de água. O pano embebido nessa misturinha pode ser passado em pisos, tetos, azulejos, utensílios, móveis e paredes”, ensina Luara.

José ainda alerta sobre os possíveis danos estruturais causados pelas águas da enchente e que precisam ser levados em consideração. Observar rachaduras e estruturas do solo é importantíssimo para alertar em caso de riscos de desmoronamento.

Não é fácil fazer essa limpeza e os reparos necessários com o psicológico tão abalado. Por isso, uma solução é contar com a ajuda de profissionais para fazer esse serviço. Tanto as diaristas quanto os maridos de aluguel disponibilizados pela Limpezas Amelia possuem treinamento e experiência para que o local fique sem resquícios da inundação. Contratar um serviço terceirizado, que entenda e que não tenha envolvimento pessoal com o imóvel torna o trabalho mais rápido e eficaz.

Apesar da previsão mostrar que o início de março será marcado por dias de chuva, esperamos que o mês termine sem novos casos de enchentes, mas lembre-se sempre de ficar em locais altos e não arriscar sair de casa ou passar com os veículos em ruas alagadas. Desligar os aparelhos da tomada quando a chuva começar a aumentar também é uma boa dica para que eles não queimem.



                                  
Redes sociais: @limpezasaelia no Instagram e @limpezasameliaoficial no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados