Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de julho de 2019

A importância do elogio no mundo corporativo


A psicóloga Fernanda Tochetto afirma que elogiar impacta positivamente, torna o ambiente leve e concretiza a união que uma equipe necessita para apresentar resultados extraordinários


O aspecto psicológico do ser humano é essencial para que ele tenha bom desempenho em qualquer tarefa a que se proponha, ainda mais no âmbito profissional, em que a concorrência é grande e mínimos detalhes podem significar o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Nesse sentido, ganha importância o incentivo emocional por parte de um líder de equipe. Um elogio bem colocado tem o poder de gerar aquele esforço a mais do funcionário e fazer a diferença na entrega dos resultados.

A psicóloga Fernanda Tochetto defende que se pratique o elogio sem moderação. “Ele vai impactar positivamente, tornar o ambiente leve e concretizar a união que uma equipe necessita para apresentar resultados extraordinários”. Tochetto baseia sua posição na linha de Losada, padrão matemático desenvolvido pelo psicólogo e economista chileno, Marcial Losada, o qual aponta que para o liderado ser bem-sucedido ele precisa receber mais críticas positivas do que negativas em relação ao seu trabalho.

Tochetto afirma que líderes de equipe precisam elogiar sempre que possível seus comandados. Tomando como base a linha de Losada, a psicóloga explica que para que os funcionários mantenham um desempenho razoável de entrega, é preciso três reconhecimentos positivos - não necessariamente verbais - para uma crítica negativa, por parte do líder. Da mesma forma, muitos elogios acabam prejudicando a performance. O ideal, segundo o padrão matemático, é a proporção de quatro a 10 elogios para uma crítica negativa.

Conforme Tochetto, elogios não são importantes apenas no âmbito profissional. Nas relações entre familiares e amigos um comentário positivo também faz toda a diferença. “Admire a pessoa, fale sobre suas atitudes, pergunte sobre suas conquistas profissionais, elogie sua competência e beleza, destaque sua lealdade e cumplicidade, louve a sua amizade”, recomenda. Segundo a psicóloga, elogios transformam a relação para o bem e devem ser feitos o quanto antes possível. “De nada adianta começar a elogiar, quando a pessoa não se importa mais”, conclui.


Quais as vantagens do design da informação



A linguagem visual já nos provou, há muito tempo, ser uma das mais eficazes no processo de comunicação. É uma linguagem universal que transcende qualquer fronteira desde os primórdios da civilização, com as pinturas nas cavernas que contam a história de como aquele povo vivia.

A nossa ligação com o mundo é feita através dos nossos sentidos e a maior parte da nossa aprendizagem é feita através do sentido visual. A visão destaca-se em termos de assimilação de dados, haja vista que 65% das informações transmitidas com elementos visuais são armazenadas pelo cérebro. O fenômeno acontece porque este meio de aprendizagem exige menos esforço do órgão do que os demais sentidos (como a audição).

Mas afinal, o que é design da informação? A definição de design da informação por Horn (1999) é a ciência de preparar as informações para que elas possam ser usadas por pessoas com eficiência e eficácia. Seus objetivos principais são desenvolver documentos que sejam compreensíveis, precisos e rapidamente recuperáveis, e fácil de se transformar em ações efetivas; e de projetar interações através de equipamentos que sejam naturais, fáceis e agradáveis. Isto envolve resolver os problemas do design da interface humano-computador.

Na visão de Renato Gangoni, CEO da Visual Insight e que trabalha há anos aplicando o design da informação no mercado de Treinamento & Desenvolvimento, o design da informação é o design da EXPLICAÇÃO de fatos que conduz INFORMAÇÃO à AÇÃO ORIENTADA.

Um trabalho de design de informação começa com a análise do conteúdo, ideia/mensagem ou projeto. A partir daí, são propostas e soluções em formato gráfico ou digital, que melhor atinjam o objetivo esperado. É um processo multidisciplinar, que produz materiais visuais por meio da associação de imagens e textos sintetizados e que pode ser aplicado, por exemplo, para apresentar uma empresa, levar uma mensagem, ideia ou conceito a um determinado público, vender ou divulgar um produto, facilitar materiais em treinamentos ou eventos e explicar materiais complexos ou de difícil entendimento.

Ele se manifesta no dia a dia de diversas formas como nos infográficos de revistas e sites de notícias, nos vídeos animados de produtos e serviços, nas apresentações e propostas comerciais, nos tutoriais do youtube, nos mapas de metrô, em mapas mentais, formulários, catálogos de produtos, sinalizações e, cada vez mais, em educação corporativa.


Impactos do design da informação

Já sabemos que o design de informação é uma ferramenta visual que trabalha principalmente a forma como um conteúdo, produto ou conceito é apresentado, ou seja, como uma mensagem é “dita” ao seu público, aumentando sua captação.

E por ser visual, o design da informação tende a gerar grandes impactos como comunicar melhor, aumentar o engajamento, facilitar o entendimento, hierarquizar as informações, conectar ideias e conceitos, proporcionar associação de conhecimentos e pode aumentar em até seis vezes o entendimento e assimilação.

É por isso que atualmente o design da informação aplicado em treinamentos corporativos tem um papel crucial. Uma das principais barreiras de uma solução de aprendizagem corporativa hoje em dia é tempo disponível, e o design da informação é a ferramenta que faz a diferença em explicar as informações de forma rápida e fácil de ser assimilada.


Cooperação entre concorrentes é uma das estratégias da era 4.0


Buscar soluções em conjunto, fazer parceiras para vencer desafios em comum e compartilhar ideias são algumas das práticas adotadas pelos empreendedores hoje


Com o mercado cada vez mais competitivo e a mudança de mindset (mentalidade) que vem acontecendo nas organizações, muito tem se transformado dentro e fora do ambiente corporativo. Além da adoção de novas metodologias, do uso de robôs e de ferramentas modernas, o compartilhamento de informações é outra postura que vem sendo utilizada internamente e externamente e tem rendido bons resultados para pessoas e empresas.  

“A busca de soluções em conjunto e a troca de ideias com parceiros e concorrentes contribui muito para o desenvolvimento dos negócios, para a criação de soluções, a modificação de metodologias e para a realização de novas parcerias”, destaca o empreendedor Flávio Vinte, que atua como palestrante, estimulando o empreendedorismo em jovens que sonham abrir o próprio negócio.

Listado pela Forbes como um dos jovens abaixo dos 30 anos mais influentes do País, Flávio destaca a ideia de compartilhamento entre empresas do mesmo segmento como algo positivo. “A troca de experiências entre organizações concorrentes possibilita o fortalecimento das companhias e do ramo em si. A prática é uma forma de intercâmbio cultural, onde o objetivo é o aprendizado”, comenta.

O intercâmbio de informações entre concorrentes é bastante comum na área da tecnologia. O Android, sistema operacional mais utilizado no mundo, é de código aberto. Isso significa que qualquer pessoa pode consultar, examinar ou modificar o produto, sem a necessidade de pagar uma licença comercial. Esse fator foi essencial para o crescimento da marca, que com alcance conseguiu muitas melhorias e inovações. 

A ideia da cooperação entre empresas na área da tecnologia é outro exemplo. A Samsung, principal concorrente no mercado de smartphones da Apple, é responsável pela produção da tela do iPhone. “Empresas de outros setores devem aprender com esses exemplos, sobretudo no campo do empreendedorismo. E, sempre que possível unir forças para continuarem competitivas e em expansão”, destaca.

Além das empresas de mesmo segmento, a colaboração entre negócios diferentes também tem seus benefícios. “Unir forças na hora de empreender, significa organizações juntas trabalhando por objetivos em comum. O que resulta em mais clientes, economia dos custos, aprendizado, e fortalecimento do setor”, diz Flávio. 


Posts mais acessados