Contato presencial permanece essencial no Mundo dos Negócios, mesmo com ascensão do trabalho remoto 42% dos clientes estão mais propensos a comprar com fornecedores com os quais já tenham interagido e já conheçam suas necessidades
Em um mundo cada
vez mais digitalizado, onde as interações virtuais se tornaram a norma em
muitas áreas, uma pesquisa global recente revela que o contato presencial
continua sendo um elemento vital no mundo dos negócios. Apesar da expectativa
de uma mudança radical durante a pandemia, onde o trabalho remoto se tornou
predominante, os resultados destacam a importância contínua das interações face
a face.
De acordo com a pesquisa realizada pela Tack TMI, divisão de treinamento e
desenvolvimento da Gi Group Holding, multinacional italiana líder em soluções
para o capital humano, mesmo com a disponibilidade de ferramentas de
comunicação online avançadas, como Teams e Zoom, 54% dos compradores ainda
preferem reuniões presenciais para a apresentação e discussão das soluções
propostas por seus potenciais fornecedores, enquanto 33% têm preferência pelo
formato virtual.
“Somos uma
sociedade com uma mescla grande de gerações, com seus referenciais de
construção de relações de confiança. Apesar da pandemia ter acelerado o uso de
ferramentas digitais e termos nos habituado a diferentes ferramentas que tornam
a comunicação muito mais fácil, as interações presenciais ainda são um
importante aspecto na construção das relações de confiança.”, analisa Renato Soares,
diretor de negócios Latam da Tack TMI. É interessante notar que os canais
digitais exercem um papel importante na busca inicial de informações sobre
produtos e serviços de potenciais fornecedores.
Foram ouvidos
pela Tack TMI 1.600 profissionais, de cargos de gerência média, gerência sênior
e propriedade de negócio, de 16 países. A necessidade de conhecer a dinâmica do
negócio na construção das relações de confiança entre compradores e
fornecedores apareceu na quantidade de profissionais (42%) que disseram
preferir adquirir produtos e serviços de fornecedores com quem já tiveram
interações.
“Em um cenário
de vendas em evolução, a importância das vendas presenciais não deve ser
negligenciada. Mais da metade dos compradores prefere reuniões presenciais em
relação às interações virtuais. Isso destaca o valor das conexões pessoais e a
necessidade de equilibrar estratégias digitais com abordagens tradicionais”,
avalia Soares.
A pesquisa
também destaca que a maioria dos respondentes recorrem aos websites como
principal fonte de informações sobre produtos e serviços. Cerca de 42% dos
compradores consideram os websites como o canal preferido para obter
informações.
Surpreendentemente,
a pesquisa mostrou que as plataformas de mídia social como o LinkedIn são
classificadas muito baixas como forma de engajamento em vendas. Embora essas
plataformas tenham um papel importante no ciclo de vendas, certamente não é tão
significativo quanto outros canais de comunicação. A mídia social tem seu lugar
e está bem posicionada para ajudar a nutrir um relacionamento, buscar e manter
a reputação da marca.
“Seja virtual ou
presencial, os profissionais de vendas precisam se concentrar em melhorar
continuamente e atualizar suas habilidades de vendas para construir
relacionamentos duradouros que estejam alinhados com as necessidades de seus
clientes. Os clientes querem uma abordagem pessoal e os profissionais de vendas
precisarão trabalhar duro para adotar flexivelmente uma variedade de
estratégias de comunicação para cada cliente e cada estágio do processo de
compra. Nossa pesquisa mostra que as plataformas digitais e mídias sociais são
os instrumentos de pior utilização por parte dos vendedores, de acordo com a
avaliação dos profissionais de compras. Isso mostra que ainda precisamos
evoluir bastante na forma como estabelecemos comunicação através desses canais
para que possam gerar a segurança que os compradores desejam ao adquirir
produtos e serviços”, afirma o diretor da Tack TMI.
Adaptação
estratégica na era digital
De acordo com a
pesquisa, ao se comunicar com profissionais de vendas, os compradores ainda
tendem a favorecer o método tradicional com e-mail (71%), pessoalmente e
ligações telefônicas como as três principais preferências. Isso vai contra a
sabedoria convencional de que a prospecção ativa está morta. A pesquisa sugere
que, na verdade, os compradores ainda estão abertos ao contato telefônico de
novos fornecedores em potencial, especialmente com o apoio de uma indicação
(38%).
Outro
apontamento é sobre as chamadas telefônicas, que são valorizadas por 56% dos
compradores, seguidas de reuniões presenciais e e-mails, destacando a diversidade
de canais que os profissionais de vendas devem explorar para garantir uma
comunicação eficaz.
A pesquisa faz
um alerta aos profissionais de vendas, sobre a necessidade de encontrar um
equilíbrio entre a personalização e a relevância em suas interações,
aproveitando as oportunidades oferecidas pela mídia digital enquanto ainda
mantêm a autenticidade e a confiança essenciais para o sucesso.
“Para aprimorar a eficácia das equipes de vendas, devemos abordar lacunas nas habilidades de vendas fundamentais. 27% dos respondentes disseram que uma experiencia de compra positiva passa por uma boa escuta de suas necessidades e mais 19% indicaram que o fornecimento de informações relevantes é importante para essa boa experiencia. Saber escutar, saber investigar as necessidades e saber entender o mercado, a dinâmica de negócios e desafios de seus clientes é fundamental para que se crie uma boa experiencia”, diz Renato Soares.
Group Holding
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