O ChatGPT e outras plataformas de criação de conteúdo baseadas em inteligência artificial vieram para ficar. Mas tem muita gente com medo desse tipo de tecnologia, com receio de ter seu emprego “roubado” pelos robôs. Será que a IA é uma ameaça para os criativos? A resposta é NÃO. Muito se discute sobre isso, mas uma coisa é fato: uma habilidade humana que nunca poderá ser replicada por uma máquina é justamente a criatividade, com a capacidade de interpretação de situações e de conteúdo, que são habilidades fundamentais para a criação de bom conteúdo.
Sempre vale a pena refletir sobre o papel da
inteligência artificial na nossa vida, trabalho e na sociedade. Já parou para
pensar se o seu trabalho pode ser substituído por um robô? Obviamente, todas as
atividades que são mecânicas e extremamente operacionais não precisam ser
feitas por humanos. Isso porque o ser humano tem capacidades extraordinárias e
pode usar seu tempo explorando-as ao máximo. Em seu lugar, os robôs fazem um
trabalho operacional maravilhoso.
Com isso, podemos perceber que a tecnologia
vem para auxiliar o ser humano a potencializar seus esforços, e não para
“roubar” empregos. Mas, para isso, precisamos utilizar as tecnologias com
inteligência. No marketing, por exemplo, muito se promete quando o assunto é a
junção entre estratégia e tecnologia, mas, na prática, o que vemos são apenas
empresas com uma presença fraca em redes sociais e buscando resultados a
qualquer custo (menos fazendo o que se deve fazer: definir objetivos de
marketing, planejamento, execução e análise), e sites com autoatendimento que
fornecem, inclusive, uma péssima experiência aos usuários. Ou seja, em geral,
não aproveitam toda a potencialidade do marketing digital, atrelado à
tecnologia e à inteligência artificial, sendo que o cenário perfeito é de habilidades
juntas, ou seja, somando-se. Por que escolher entre o lado da IA ou o lado do
humano, se os dois juntos são melhores?
Então como
podemos usar o ChatGPT e outras ferramentas de criação de conteúdo baseadas em
inteligência artificial e automação?
- SEJA ORIGINAL! Pode soar
estranho ler isso, sendo que estamos falando de uma ferramenta que cria
por você. Mas, por mais que o texto venha pronto, dê o seu toque. Tudo
começa com o comando para que o site crie o que você espera, então, em vez
de pedir algo como “escreva 5 posts para o Instagram sobre o tema X”, que
tal tentar algo explorando conhecimentos mercadológicos que você já
adquiriu antes? “Escreva um post para o Instagram, em formato de
carrossel, com 4 imagens, que contenham X frases cada e tenham um tom de
voz divertido”.
- TRABALHE EM ETAPAS, ao invés
de pedir uma estrutura pronta, vá pedaço por pedaço. Se você vai criar um
vídeo sobre, por exemplo, os tipos de “whey protein” que existem,
você pode fazer sua busca em vários momentos: 1) headlines, ou seja, a
chamada para o post; 2) as imagens do post; 3) o roteiro para o vídeo, se
for o caso; 4) a legenda, especificando o tom de voz e a extensão do
texto; 5) a finalização, que pode ter uma chamada para a ação. Assim, você
junta tudo e tem um post perfeito, depois de um toque humano.
- BUSQUE DIVERSIDADE de
estrutura de conteúdo: você pode pedir para a ferramenta contar uma
pequena história sobre o tema, um texto em tópicos com estatísticas
recentes, dados, mapa mental, explicações científicas, etc.
- TENHA COMO PRIORIDADE
definir o seu objetivo de marketing. Em vez de apenas pedir, por exemplo,
“escreva um post sobre os benefícios do café”, prefira pedir algo como
“escreva um post sobre os benefícios do café, contendo falas técnicas, de
forma didática, e que incentive o engajamento”. Assim temos o objetivo de
marketing, o formato do conteúdo, uma orientação e o tom de voz.
- SEJA TRANSPARENTE! Não poste
um conteúdo criado pelo ChatGPT na íntegra, como sendo seu. Essa é uma
questão ética. Deixe claro que o conteúdo não foi escrito 100% por você,
mas que teve uma ajuda especial.
- USE PARA ESTUDAR e aprimorar
seus conhecimentos sobre algum tema. Você pode, inclusive, pedir
comparações como: “me explique o que é marketing por meio da visão de
Philip Kotler e da American Marketing Association”, “faça um texto de dois
parágrafos para me explicar qual a diferença entre o marketing
latino-americano e o norte-americano”, “escreva 10 tópicos com estatísticas
recentes sobre a importância do SEO”. Invista um tempo para buscar
curiosidades sobre seu ramo e aprender muito.
Por fim,
fica a dica: um conteúdo original sempre será um conteúdo original, 100% feito
por você. Então, vale reforçar que não se deve compartilhar um conteúdo criado
por inteligência artificial, sem que tenha tido ao menos uma revisão. E não, o
ChatGPT não me ajudou a escrever este conteúdo, pois está fora do ar há dias,
rs.
Maria Carolina Avis - mestre em Gestão da Informação e professora de
marketing digital no Centro Universitário Internacional Uninter.