Fechar o ano com a saúde emocional em dia tem
sido algo desafiador para grande parte dos brasileiros, em um 2022 marcado por
ânimos acirrados, discussões exasperadas e posições polarizadas. Mas, e quando
tudo isso acontece também no ambiente de trabalho, como lidar com esses
conflitos?
“Embora em um primeiro momento pareça algo negativo, essas
divergências, na verdade podem ser oportunidades para se conhecer mais sobre si
mesmo e sobre as outras pessoas com as quais nos relacionamos”, explica Fátima
Macedo, psicóloga expert em saúde mental do trabalhador e CEO da Mental Clean.
Líderes que sabem gerenciar conflitos contribuem para um ambiente
de trabalho saudável e seguro para que os colaboradores expressem suas ideias e
opiniões, numa construção conjunta de pontes ao invés de muros.
Porém, os atritos são inevitáveis, já que há diferentes formas de
se enxergar e abordar as situações que se apresentam no dia a dia e que
envolvem também aspectos pessoais e emocionais, além da própria cultura
organizacional.
“Quando o líder está atento a essa movimentação, a partir de
atitudes proativas, os resultados são benéficos para todos os lados. A gestão
eficaz dos conflitos estimula o desenvolvimento das pessoas e das empresas,
pois funcionários satisfeitos e felizes são engajados e mais produtivos”,
pontua a especialista.
Fátima Macedo exemplifica algumas situações que podem gerar
conflitos no ambiente de trabalho:
- Quando as pessoas emitem opiniões diferentes sobre
determinados assuntos ou projetos;
- Quando existe um protocolo organizacional ao qual
membros da equipe não concordam;
- Nos relacionamentos interpessoais motivados por senso
de injustiça, falta de valorização e muita pressão;
- Quando pessoas da equipe possuem o hábito de dar
indiretas, têm dificuldade em se posicionar, de dizer não e de impor
limites;
- Uma conversa em que se utiliza um tom de voz ríspido ou
autoritário, uma postura crítica ou de julgamento.
Uma conduta assertiva do líder para administrar esses entraves
proporcionará um ambiente mais harmonioso. O modo com que o gestor enfrenta os
problemas serve de modelo para a equipe e “dá permissão” para que as pessoas
copiem esse mesmo estilo.
De acordo com Fátima Macedo, estratégias como estimular o diálogo
entre os membros da equipe e decisões em conjunto sobre novos projetos e ações,
assim como uma comunicação clara e objetiva são fundamentais para a solução de
um conflito.
“Para gerenciar um conflito é necessário primeiro entender quais
são as causas que o motivaram, os interesses e as expectativas que não foram
atendidas, assim como fazer combinados que respeitem o interesse dos envolvidos.
É fundamental que as resoluções sejam comunicadas de forma direta, clara e
transparente”, diz Fátima.
A CEO da Mental Clean acredita que 2022 foi um ano de grandes
ensinamentos em que os profissionais de empresas tiveram que desenvolver
habilidades emocionais como resiliência, empatia, criatividade, pensamento
crítico, ética e comunicação para que as relações pudessem se estabelecer de
forma pacífica e equilibrada.
“E tudo isso nos tornou mais fortes para iniciarmos um novo ano
mais seguros, sabendo que os conflitos sempre irão existir, mas a meta de uma
resolução satisfatória é que cada profissional seja valorizado e reconhecido
como pessoa única em seus sentimentos e necessidades”, conclui Fátima Macedo.