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sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Como resolver conflitos no ambiente de trabalho?


Fechar o ano com a saúde emocional em dia tem sido algo desafiador para grande parte dos brasileiros, em um 2022 marcado por ânimos acirrados, discussões exasperadas e posições polarizadas. Mas, e quando tudo isso acontece também no ambiente de trabalho, como lidar com esses conflitos? 

“Embora em um primeiro momento pareça algo negativo, essas divergências, na verdade podem ser oportunidades para se conhecer mais sobre si mesmo e sobre as outras pessoas com as quais nos relacionamos”, explica Fátima Macedo, psicóloga expert em saúde mental do trabalhador e CEO da Mental Clean. 

Líderes que sabem gerenciar conflitos contribuem para um ambiente de trabalho saudável e seguro para que os colaboradores expressem suas ideias e opiniões, numa construção conjunta de pontes ao invés de muros.

Porém, os atritos são inevitáveis, já que há diferentes formas de se enxergar e abordar as situações que se apresentam no dia a dia e que envolvem também aspectos pessoais e emocionais, além da própria cultura organizacional. 

“Quando o líder está atento a essa movimentação, a partir de atitudes proativas, os resultados são benéficos para todos os lados. A gestão eficaz dos conflitos estimula o desenvolvimento das pessoas e das empresas, pois funcionários satisfeitos e felizes são engajados e mais produtivos”, pontua a especialista. 

Fátima Macedo exemplifica algumas situações que podem gerar conflitos no ambiente de trabalho:

  • Quando as pessoas emitem opiniões diferentes sobre determinados assuntos ou projetos;
  • Quando existe um protocolo organizacional ao qual membros da equipe não concordam;
  • Nos relacionamentos interpessoais motivados por senso de injustiça, falta de valorização e muita pressão;
  • Quando pessoas da equipe possuem o hábito de dar indiretas, têm dificuldade em se posicionar, de dizer não e de impor limites;
  • Uma conversa em que se utiliza um tom de voz ríspido ou autoritário, uma postura crítica ou de julgamento.

Uma conduta assertiva do líder para administrar esses entraves proporcionará um ambiente mais harmonioso. O modo com que o gestor enfrenta os problemas serve de modelo para a equipe e “dá permissão” para que as pessoas copiem esse mesmo estilo. 

De acordo com Fátima Macedo, estratégias como estimular o diálogo entre os membros da equipe e decisões em conjunto sobre novos projetos e ações, assim como uma comunicação clara e objetiva são fundamentais para a solução de um conflito. 

“Para gerenciar um conflito é necessário primeiro entender quais são as causas que o motivaram, os interesses e as expectativas que não foram atendidas, assim como fazer combinados que respeitem o interesse dos envolvidos. É fundamental que as resoluções sejam comunicadas de forma direta, clara e transparente”, diz Fátima. 

A CEO da Mental Clean acredita que 2022 foi um ano de grandes ensinamentos em que os profissionais de empresas tiveram que desenvolver habilidades emocionais como resiliência, empatia, criatividade, pensamento crítico, ética e comunicação para que as relações pudessem se estabelecer de forma pacífica e equilibrada. 

“E tudo isso nos tornou mais fortes para iniciarmos um novo ano mais seguros, sabendo que os conflitos sempre irão existir, mas a meta de uma resolução satisfatória é que cada profissional seja valorizado e reconhecido como pessoa única em seus sentimentos e necessidades”, conclui Fátima Macedo.


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