O Natal tem um significado especial para muitos de nós. Basta virar o mês de novembro que diversas pessoas, ansiosamente, já buscam comprar seus enfeites natalinos, presentes de final de ano e pensar nas tradições que seguirão em suas casas. Essa é uma época recheada de emoção, que pode ser muito bem aproveitada pelas empresas para estreitar o relacionamento com seus clientes e pensar em ações que não apenas visam o aumento de vendas, mas sim criar uma conexão especial que marque seu nome.
Esse é um dos períodos do ano onde o mercado,
naturalmente, espera uma maior movimentação dos consumidores em todos os meios.
Segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o
Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), como exemplo, entre os locais
preferidos dos consumidores para adquirir os presentes, 76% recorrem às lojas
físicas, além de 78% que costumam adquirir online, principalmente, de sites internacionais.
Não há como fugir dessa onda natural e, ao invés de
tentar passar por cima dela, que tal mergulhar para descobrir o que suas
profundezas podem oferecer para estreitar a conexão com seu público-alvo? Veja,
abaixo, algumas ações capazes de gerar resultados enormes nesse sentido:
#1 Marketing de guerrilha: ações
diferentes, criativas e inovadoras atraem maior atenção do público, gerando
forte impacto em suas memórias e fazendo com que lembrem de sua marca
rapidamente. Essa estratégia defendida pelo marketing de guerrilha pode ser
extremamente benéfica nesta época, promovendo estratégias que captem a essência
emocional para comover as pessoas, fortalecer esta conexão e, ainda, criar
experiências memoráveis.
#2 Fale a língua do seu público: no frenesi
das compras natalinas, falar a língua do consumidor é crucial para o sucesso
das empresas. Ao compreender suas necessidades, desejos e aspirações, as marcas
podem criar mensagens mais relevantes e personalizadas, estabelecendo uma
conexão emocional mais profunda. Apesar dessa ser uma missão difícil,
considerando públicos de diferentes faixas etárias no mercado, aquelas que
compreenderem seus clientes e se adaptarem às suas demandas através dessa
comunicação, tenderão a colher frutos bem maduros.
#3 Marketing human to human: as relações
interpessoais são muito intensificadas no Natal, e é aqui que o marketing human
to human precisa ser reforçado. Priorize uma comunicação humanizada com seu
consumidor, através de ações focadas em um atendimento personalizado,
individual e interativo, demonstrando preocupação em atender suas necessidades
e disponibilidade no que precisarem. Estreitar esse vínculo fará uma enorme
diferença para fidelização de cada vez mais clientes.
#4 Lojas temáticas: mais
voltada às lojas físicas, decorar o ambiente com itens característicos do Natal
cria uma experiência muito mais imersiva e divertida com a loja. Aqui, o foco
não deve ser em vender tais produtos, mas sim em criar um momento marcante a
todos que visitarem o local, explorando os aspectos visuais e sensoriais que
insiram o cliente no clima natalino e, com isso, elevem a imagem e reputação da
sua empresa.
#5 Gentileza inesperada: quem não
gosta de receber um mimo, não é mesmo? Principalmente, quando vem de ações
inesperadas. Não tem época melhor para oferecer essas gentilezas do que o
Natal, que já possui um enorme sentimentalismo. Analise o histórico de compras
de seus clientes e ofereça pequenas lembrancinhas em cada compra. Algo que não
custe caro, mas que gerará recompensas valiosas em termos de conexão entre as
partes.
Muito além de ser um período de celebração e união familiar, o Natal representa uma oportunidade única para as empresas fortalecerem seus laços com os consumidores. Aqui, o objetivo não deve ser financeiro, mas sim de posicionamento e imagem, explorando ações que tragam o teor emocional dessa época para criar experiências marcantes que fiquem na memória afetiva dos consumidores.
Renan Cardarello - CEO da iOBEE - Assessoria de Marketing Digital e Tecnologia.
iOBEE
https://iobee.com.br/
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