Professor da FESPSP especialista em
segurança da informação
orienta como aproveitar ofertas sem correr
riscos
A Black Friday está chegando, e com ela milhões de
brasileiros se preparam para aproveitar as promoções e descontos oferecidos por
diversas lojas, tanto físicas quanto virtuais. Na trilha do aumento das compras
online, cresce também o número de fraudes digitais e golpes que causam
prejuízos enormes para o bolso do consumidor. Estima-se que na Black Friday de
2023, houve mais de 400 tentativas de fraude por hora, resultando em mais de R$
67 milhões em prejuízos que poderiam evitados, segundo análise da consultoria
em segurança cibernética ClearSale. “É
fundamental que os consumidores adotem práticas seguras que garantam uma
experiência de compra tranquila e sem surpresas desagradáveis”, alerta Fabiano
Passos, especialista em segurança da informação e professor da FESPSP (Escola
de Sociologia e Política de São Paulo). Entre os golpes mais comuns, diz o
especialista, estão e-mails falsos, links suspeitos, sites clonados e até
promoções fraudulentas nas redes sociais que apregoam até 90% de desconto em
itens como geladeiras e smartphones.
A segurança digital é responsabilidade compartilhada
entre consumidores e empresas, explica Passos. “As empresas devem adotar
práticas de segurança que dificultam a ação dos criminosos como investir em
certificados digitais, reforçar a autenticação de usuários, monitorar
transações suspeitas e comunicar boas práticas de segurança. Os consumidores,
por seu lado, devem estar atentos aos mínimos sinais de perigo em suas
compras”, alerta o especialista.
Atenção para indícios de golpes
Entre os golpes mais comuns que os consumidores podem encontrar nesta Black
Friday, o professor da FESPSP destaca:
- Sites
falsos: cópias de lojas legítimas são criadas para
enganar o usuário e roubar dados pessoais e bancários;
- Ofertas
irrealistas: promoções extremamente vantajosas são usadas
para atrair vítimas que clicam em links maliciosos;
- Phishing
via e-mail e SMS: mensagens que simulam ser de grandes lojas e
bancos, solicitando informações sigilosas;
- Golpes nas redes sociais: contas falsas de lojas são criadas para anunciar produtos que nunca serão entregues.
Para evitar tais armadilhas, os consumidores devem
adotar medidas simples de segurança como:
- Verificar
a URL do site: sites confiáveis geralmente têm domínio
próprio e utilizam o protocolo “https”;
- Desconfiar
de preços muito baixos: é importante comparar os
preços com outros sites para verificar a veracidade das promoções;
- Cuidado
com e-mails e links suspeitos: evite clicar em links de
e-mails não solicitados ou de remetentes desconhecidos;
- Atenção
aos métodos de pagamento: prefira utilizar cartões de
crédito virtuais ou plataformas de pagamento seguras;
- Confira
muito bem os valores, principalmente se for fazer Pix:
verifique a chave e o nome do destinatário. E, lembre-se, uma vez feito o
Pix, não há como voltar a transação!
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