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segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Como se proteger dos riscos de golpes online na Black Friday

Professor da FESPSP especialista em segurança da informação
orienta como aproveitar ofertas sem correr riscos
 

A Black Friday está chegando, e com ela milhões de brasileiros se preparam para aproveitar as promoções e descontos oferecidos por diversas lojas, tanto físicas quanto virtuais. Na trilha do aumento das compras online, cresce também o número de fraudes digitais e golpes que causam prejuízos enormes para o bolso do consumidor. Estima-se que na Black Friday de 2023, houve mais de 400 tentativas de fraude por hora, resultando em mais de R$ 67 milhões em prejuízos que poderiam evitados, segundo análise da consultoria em segurança cibernética ClearSale. “É fundamental que os consumidores adotem práticas seguras que garantam uma experiência de compra tranquila e sem surpresas desagradáveis”, alerta Fabiano Passos, especialista em segurança da informação e professor da FESPSP (Escola de Sociologia e Política de São Paulo). Entre os golpes mais comuns, diz o especialista, estão e-mails falsos, links suspeitos, sites clonados e até promoções fraudulentas nas redes sociais que apregoam até 90% de desconto em itens como geladeiras e smartphones. 

A segurança digital é responsabilidade compartilhada entre consumidores e empresas, explica Passos. “As empresas devem adotar práticas de segurança que dificultam a ação dos criminosos como investir em certificados digitais, reforçar a autenticação de usuários, monitorar transações suspeitas e comunicar boas práticas de segurança. Os consumidores, por seu lado, devem estar atentos aos mínimos sinais de perigo em suas compras”, alerta o especialista.
 

Atenção para indícios de golpes

Entre os golpes mais comuns que os consumidores podem encontrar nesta Black Friday, o professor da FESPSP destaca:
 

  • Sites falsos: cópias de lojas legítimas são criadas para enganar o usuário e roubar dados pessoais e bancários;
  • Ofertas irrealistas: promoções extremamente vantajosas são usadas para atrair vítimas que clicam em links maliciosos;
  • Phishing via e-mail e SMS: mensagens que simulam ser de grandes lojas e bancos, solicitando informações sigilosas;
  • Golpes nas redes sociais: contas falsas de lojas são criadas para anunciar produtos que nunca serão entregues. 

Para evitar tais armadilhas, os consumidores devem adotar medidas simples de segurança como:
 

  • Verificar a URL do site: sites confiáveis geralmente têm domínio próprio e utilizam o protocolo “https”;
  • Desconfiar de preços muito baixos: é importante comparar os preços com outros sites para verificar a veracidade das promoções;
  • Cuidado com e-mails e links suspeitos: evite clicar em links de e-mails não solicitados ou de remetentes desconhecidos;
  • Atenção aos métodos de pagamento: prefira utilizar cartões de crédito virtuais ou plataformas de pagamento seguras;
  • Confira muito bem os valores, principalmente se for fazer Pix: verifique a chave e o nome do destinatário. E, lembre-se, uma vez feito o Pix, não há como voltar a transação!


FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política


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