Planejamento
estruturado é importante para melhorar desempenho de estudantes na avaliação
bienal mais importante do país
Mais de 8,4 milhões de estudantes participaram da
última edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 2023,
segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep). Por se tratar de uma avaliação oficial, o Saeb exige que os
estudantes se preparem adequadamente — devem estar familiarizados com o
conteúdo abordado e precisam encarar a prova com confiança e concentração.
Essa preparação é fundamental para ajudar os alunos
a entenderem o formato da avaliação e a praticarem estratégias de resolução de
questões, podendo contribuir para resultados mais satisfatórios e uma prova
mais tranquila. De que forma os professores e equipes pedagógicas podem
contribuir para que os alunos tenham mais recursos para lidar com essa
situação?
Ações focadas apenas na avaliação tendem a não ser
tão eficazes quanto aquelas que têm como objetivo desenvolver todos os aspectos
do processo de ensino e aprendizagem, alerta a coordenadora editorial da
Aprende Brasil Educação, Patricia Waltiach. "O que funciona melhor, na
nossa experiência, é a organização de uma rotina de estudos regular, com
acompanhamento próximo dos professores e da equipe escolar. Esse planejamento
permite que o estudante se prepare gradativamente, ao longo de todo o ano,
evitando que os conteúdos se acumulem na última hora”, complementa.
Planejamento estruturado
O ideal é desenvolver um planejamento que se
desenrole ao longo do ano letivo, identificando os pontos fortes e fracos do
aprendizado e, em seguida, reforçando conteúdos em que os alunos possam estar
apresentando algum tipo de dificuldade. "Monitorar esses pontos é
fundamental para concentrar esforços e aprendizagem em todos os componentes
curriculares", ressalta a educadora.
Faz parte da jornada de preparação, também,
apresentar aos alunos o formato específico do Saeb. Segundo Patrícia, quanto
mais familiarizados eles estiverem com a quantidade de questões e a forma como
os conteúdos são abordados, maiores as chances de se sentirem à vontade resolvendo
os tópicos propostos. “É muito diferente responder a uma prova com questões
discursivas e de múltipla escolha, por exemplo. Então, é muito importante que
os professores promovam esse contato das crianças com a maneira como essas
questões são apresentadas no Saeb”, pontua.
Além disso, materiais didáticos direcionados para
avaliações desse tipo são uma boa opção para desenhar ações mais específicas
para as redes municipais de ensino. É o caso do Vou + Longe, coleção que
contempla habilidades do Saeb e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de
maneira articulada, com atividades de níveis distintos, trilhas gamificadas que
oferecem mais oportunidades para revisitar conhecimentos essenciais e simulados
prontos para aplicação.
A especialista explica que, com a ajuda de
materiais como esse, escolas e redes de educação podem se organizar melhor para
oferecer aos estudantes as ferramentas necessárias para que eles atinjam todo o
potencial na hora da prova. “É o Saeb que permite o desenho e a construção de políticas
públicas voltadas para a Educação Básica brasileira. Daí a importância dessa
avaliação, reconhecida internacionalmente por ajudar a identificar pontos de
melhoria e, assim, promover um desenvolvimento mais equitativo aos estudantes
do país”, finaliza Patricia.
Aprende Brasil
aprendebrasil.com.br
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