- Este
foi o segundo maior índice do ano até agora, atrás apenas de março;
- Volume
de diligências representa alta de 25,8% em comparação com o mesmo período
de 2023;
- A
frequência mensal foi de uma ocorrência a cada 2,6 segundos no Brasil
De acordo com
dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian,
primeira e maior datatech do Brasil, foram evitadas, por meio de suas
tecnologias de autenticação e prevenção a fraudes, 1.029.466 tentativas de
fraude em julho. O montante representa aumento de 25,8% em comparação com o
mesmo período de 2023 e é o segundo maior número registrado em 2024 até agora.
A frequência mensal foi de uma ocorrência a cada 2,6 segundos em todo o país.
Veja o levantamento dos últimos 12 meses no gráfico a seguir:
Ainda de acordo com o indicador,
58,1% das tentativas de fraudes evitadas em julho foram identificadas por
inconsistências nos dados cadastrais; 31,9% por padrões fraudulentos ligados à
autenticidade de documentos e validação biométrica e 10,1% pelos comportamentos
suspeitos em dispositivos, como associações anteriores com fraudes.
De acordo com o Diretor de
Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, as
ferramentas de proteção estão cumprindo seu papel, mas empresas e consumidores
devem seguir alertas. “A proteção à fraude deve ser constante, uma vez que os
criminosos se atualizam constantemente, buscando novas maneiras de concretizar
os golpes. Portanto, é crucial que as empresas continuem investindo
significativamente em soluções antifraude, tornando-as cada vez mais robustas e
eficazes", ressalta Rocha. O executivo acrescenta que a conscientização e
a educação do consumidor sobre práticas seguras são fundamentais para
fortalecer ainda mais as defesas contra essas ameaças.
Na visão por setores das fraudes evitadas em julho, “Bancos e Cartões” foi o segmento em que houve mais registros (52,9%) e “Varejo” o segmento com a menor recorrência (2,0%). Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em julho (33,4%). Confira o detalhamento por setor e faixa etária:
Sudeste
e Sul lideram tentativas de fraudes
Os estados com
maior concentração de tentativas de fraude evitadas em julho foram do Sul e
Sudeste. No detalhamento por variação anual, o indicador mostra que houve
aumento em todas as Unidades Federativas (UFs), com destaque para Mato Grosso
com o maior (29,2%) e o Rio Grande do Norte com o menor (23,3%). Veja a seguir
o gráfico com as quantidades de ocorrências estaduais evitadas e a tabela com a
variação anual:
Tentativas a cada milhão de habitantes
O indicador também trouxe a visão de que ocorreram, em média, 4.199 tentativas de fraude a cada milhão de habitantes no Brasil. No ranking por UFs, o DF liderou, seguido por MT, SP, SC, PR e MS. Confira a lista completa com os números a seguir:
Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger
Consumidores:
· Garanta
que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para
acesso aos aplicativos;
· Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
· Atenção
com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais.
Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam
os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
· Cadastre
suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo
bancário, Internet Banking ou agências;
· Não
forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
· Não
faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou
pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da
pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
· Inclua
suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se
trata de um ambiente seguro;
· Monitore
o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Empresas:
· Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa.
· Em
um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes
evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas
uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;
· Garanta
a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a
partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e
ameaças das fraudes;
· Entenda
profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos
de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem
comprometer a segurança.
· Utilize
a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma
orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e
permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente
Metodologia
O Indicador
Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento
de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1)
total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2)
estimativa do risco de fraude, obtida por meio da aplicação dos modelos probabilísticos
de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados
brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O
Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído
pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela
probabilidade de fraude (item 2), além da adição do volume de tentativas de
fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de documentos,
biometria facial e verificação cadastral.
experianplc.com
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