Especialista em varejo orienta como conquistar clientes e transformar o relacionamento com consumidores em algo que atravessa temporadas
Com a aproximação
da Black Friday, o mercado varejista precisa se preparar para atender ao
aumento na demanda. De acordo com um estudo do Grupo Stefanini, a previsão é de
que a data tenha um crescimento de 10% no faturamento total, alcançando até R$
7,6 bilhões. Esse cenário representa uma excelente oportunidade para os
lojistas ampliarem sua base de clientes e fidelizar consumidores, além de
anteciparem vendas relacionadas às festas de fim de ano.
“Um planejamento
estratégico apropriado pode fidelizar o cliente para as próximas festividades,
como Natal e Ano Novo, podendo se estender até mesmo ao ano de 2024. Por isso é
necessário estar atento às novas tendências de consumo e buscar a
personalização do material, valorizando a experiência do cliente e buscando
essa relação duradoura”, explica William Santos, diretor comercial da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para
gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).
Confira algumas
dicas do especialista que podem fazer a diferença no varejo físico:
1.
Ofereça vouchers
Os vouchers são
vales/cupons com uma porcentagem de desconto sobre a venda. Eles podem
impulsionar os resultados da loja rapidamente, pois engajam o cliente a fazer
novas compras. Além disso, é de fácil implementação por parte da loja. “Durante
o processo, é recomendável definir regras de uso e fazer uma lista de vouchers
para auxiliar na organização. Uma dica é listar os produtos que não estão com
bom volume de vendas e aplicar neles os cupons de descontos, para movimentar o
estoque. Além disso, é uma estratégia segura para o varejo”, explica
Santos.
2. Dê
opções de meios de pagamento
É alta a adesão
dos brasileiros aos meios de pagamentos mais práticos e rápidos disponíveis no
mercado, como Pix e QR Codes. Em três anos, as transações de pessoas para
empresas via Pix, por exemplo, subiram de 6% para 34%, de acordo com dados do
Banco Central. Com o crescimento do interesse da clientela por esse tipo de
pagamento é importante que as empresas estejam preparadas para atender ao
perfil do consumidor e suas preferências de checkout. “Fornecer opções de
pagamento variadas pode ser o elemento decisivo para a escolha do cliente pelo
seu estabelecimento, já que ele também busca praticidade no dia a dia”, comenta
o diretor.
3.
Invista em cashback
Essa ideia pode
atrair muitos consumidores. Diferente do desconto, o cashback é a retribuição
oferecida ao consumidor que, após pagar o produto, recebe uma porcentagem de
volta, seja em forma de saldo na loja ou programa de recompensa. “Ao ver que
tem dinheiro disponível para gastar, o cliente se sente incentivado a fazer uma
nova aquisição no estabelecimento. Essa solução pode impulsionar a recompra”,
explica.
4.
Treine a equipe
Uma boa
experiência de compra pode ser a chave para conquistar a clientela. Por isso, o
bom atendimento pode fazer a diferença em um mercado competitivo. “Realizar
treinamentos de equipe nessa época do ano traz destaque para qualquer comércio
perante a concorrência. Um time alinhado com as necessidades dos consumidores
pode ser mais assertivo no relacionamento com a marca e, consequentemente,
impulsionar as vendas. Outro fator importante é o uso adequado do ERP
pelos vendedores, que auxilia a traçar estratégias para buscar um atendimento
personalizado e eficaz conforme a demanda”, finaliza Santos.
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