Especialista
comenta principais aspectos que influenciam a performance de vendas e os
resultados do negócio
Estimativas
apontam que quase 800 e-commerces são criados por dia no Brasil. Segundo
levantamento da PayPal, entre julho de 2020 e julho de 2021, 288 mil novas
lojas virtuais foram criadas. Ao todo, são mais de um milhão e meio de empresas
do setor atuando no país e muitos outros empreendedores planejando abrir seu
negócio e aproveitar esse boom do comércio eletrônico. Segundo dados da
Neotrust, em 2021, o e-commerce cresceu 27%. A projeção da Associação
Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) é de crescimento também para 2022 -
em torno de 12%. Nessa corrida por um espaço no mercado, a escolha da
plataforma utilizada pode ser um diferencial.
“A plataforma tem
uma enorme participação na performance do negócio. Há diversos quesitos que são
de suma importância para garantir uma experiência positiva para o consumidor.
Além disso, a operacionalidade, a estabilidade do sistema, a segurança e as
funcionalidades que ele disponibiliza são fundamentais. Uma plataforma de
qualidade, além de facilitar a criação do e-commerce e seu funcionamento, deve
permitir que o negócio seja gerido de forma prática e eficaz. Hoje, grandes
referências no mercado são a Adobe Commerce e a VTEX, cada uma com suas
peculiaridades, e, para quem está nessa busca, há alguns pontos de atenção que
devem ser considerados na escolha”, ressalta Eric Vieira, head de e-commerce do
Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a
transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas.
Pensando nisso, o
executivo elenca quatro elementos importantes que devem ser considerados na
escolha de uma plataforma de e-commerce:
Performance
e SEO
Para otimizar um
e-commerce, as técnicas de SEO são essenciais para a plataforma, pois ajudam
nos mecanismos de busca e também na visibilidade da empresa. E, quando falamos
de performance, é importante ressaltar a evidência que os canais de comunicação
precisam ter, garantindo acessibilidade, rapidez e, consequentemente, melhora
na experiência do consumidor.
Integração
com redes sociais e marketplaces
Manter-se
competitivo é importante e isso passa por ter uma plataforma que integra a loja
aos principais marketplaces do país, o que aumenta a visibilidade e o alcance
do negócio. É importante ainda que a plataforma possua uma infraestrutura que
permita a integração com as redes sociais e com tecnologias como sistemas de
busca e recomendação.
Customização
e personalização
A plataforma deve
ser flexível a ponto de ser customizada conforme a identidade do negócio e
também de maneira que permita gerenciar suas funcionalidades para que o
consumidor tenha uma experiência personalizada, incluindo aqui recursos que
facilitem a análise do comportamento dos usuários.
Segurança
e estabilidade
Uma plataforma de
qualidade necessita ter seus dados criptografados, APIs com autenticação,
monitoria contra ataques, meios de pagamentos seguros, garantindo que os
sistemas e protocolos de segurança estejam sempre atualizados para se manterem
efetivos.