El
Segundo, Califórnia - A Barbie acaba de anunciar as descobertas de um time de neurocientistas
da Cardiff University após um longo estudo sobre os impactos a curto e longo
prazo das brincadeiras com bonecas. Neste segundo ano de pesquisa, foi revelada
a importância do que as crianças dizem enquanto brincam e também que elas
compartilham muitos pensamentos e sentimentos quando estão sozinhas com as
bonecas.
As pesquisas mais recentes apontam que as crianças falam
mais sobre as emoções dos outros, um conceito chamado de “Linguagem de Estado
Interno” (LEI), enquanto brincam com bonecas do que quando jogam no tablet.
Falar sobre sentimentos de terceiros faz com que as crianças pratiquem
habilidades sociais que podem ser utilizadas quando estão interagindo com
pessoas no mundo real, além de ser potencialmente benéfico para o desenvolvimento
emocional em geral.
“Quando as crianças criam mundos imaginários e encenam
com bonecas, elas expressam primeiro em voz alta, depois internalizam a
mensagem sobre pensamentos, emoções e sentimentos do outro”, conta a
pesquisadora Dr. Sarah Gerson. “Isso pode ser muito benéfico a longo prazo, já
que pode levá-las a ter mais sucesso em processar questões sociais e emocionais
e ajudá-las a desenvolver a empatia, que pode moldar seus hábitos ao longo de
suas vidas”, afirma.
Durante as observações das crianças, os pesquisadores
perceberam um aumento da atividade cerebral na região do sulco temporal
superior posterior quando as crianças falavam sobre os sentimentos e
pensamentos das próprias bonecas. Aquela região é altamente envolvida no
desenvolvimento de habilidades de processamento social e emocional e, por isso,
foi observado que as habilidades sociais vitais são desenvolvidas mesmo quando
os pequenos brincam sozinhos.
Pais e cuidadores têm demonstrado preocupação crescente com o desenvolvimento
de seus filhos durante os últimos dois anos. Na verdade, 61% dos pais
reportaram que o desenvolvimento social e emocional de seus filhos foram
negativamente afetados pela pandemia. Por conta da limitação externa do estímulo
social e cognitivo durante a pandemia, a pesquisa da Universidade Cardiff
sugere que brincadeiras com bonecas possam oferecer às crianças a oportunidade
de simular cenas e interações que aconteceriam no dia-a-dia.
Além disso, por imitarem o que os pais, professores e
cuidadores pensam e falam, as bonecas podem servir de modelo para que os
pequenos possam recriar o que eles viram e ouviram, ensaiando assim suas
habilidades que poderão usar em situações sociais da vida real.
O estudo sugere que essas descobertas não estão
relacionadas à gênero, revelando mais uma vez a importância da brincadeira com
bonecas na prática das habilidades sociais. “Estamos orgulhosos por saber que
quando as crianças contam histórias nas brincadeiras com a Barbie e
externalizam seus pensamentos e emoções, elas podem estar moldando habilidades
sociais cruciais, como empatia, tão importantes para serem adultos confiantes e
inclusivos” disse Lisa McKnight, Vice-Presidente Sênior e Chefe de Barbie e
Bonecas da Mattel. “Como líderes na categoria de bonecas, esperamos cada vez
mais descobrir benefícios neste sentido, fundamentados pela neurociência,
através da nossa parceria de longa data com a Cardiff University”.
Os resultados da pesquisa ‘Brincar de bonecas estimula o pensamento e a interação
social: representações da linguagem interna do cérebro’ foram publicados na Developmental
Science em 2021 pela Dra. Sarah Gerson e colegas do Centro de Ciências do
Desenvolvimento Humano da Universidade de Cardiff, Reino Unido, bem como
pesquisadores da Universidade King's London.
Em setembro de 2020, a Cardiff University e a Barbie
divulgaram os resultados do primeiro ano de estudo, intitulado ‘Explorando os
benefícios da brincadeira de boneca através da neurociência’ e publicado na
“Frontiers in Human Neuroscience”. As pesquisas realizadas durante os últimos
anos, nas quais exploram os impactos positivos das brincadeiras com bonecas em
curto e longo prazo, contarão com novos estudos e resultados até 2024 liderados
pela Barbie®.
Mattel
Sobre a Cardiff University
A Cardiff University é reconhecida em avaliações
governamentais independentes como uma das principais universidades de ensino e
pesquisa da Grã-Bretanha. É membro do Group Russell das universidades mais
intensivas em pesquisa do Reino Unido. Entre sua equipe acadêmica estão dois
ganhadores do Prêmio Nobel, incluindo o vencedor do Prêmio Nobel de Medicina de
2007, o professor Sir Martin Evans. Fundada pela Royal Charter em 1883, hoje a
universidade combina impressionantes instalações modernas e uma abordagem
dinâmica de ensino e pesquisa. A amplitude de experiência da Universidade
abrange: a Faculdade de Artes, Humanidades e Ciências Sociais; a Faculdade de
Ciências Biomédicas e da Vida; e a Faculdade de Ciências Físicas e Engenharia,
juntamente permanente com a educação.