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Curso Positivo |
O impacto da pandemia na vida dos estudantes não
ficará restrito à suspensão de aulas presenciais e alterações no cronograma do
Enem e de muitos concursos vestibulares Brasil afora. A Covid-19 e seus
desdobramentos serão tratados em diversas questões de provas e concursos por
muito tempo e professores das mais diferentes disciplinas já estão trabalhando
on-line os conteúdos correlacionados com o atual momento.
Especialmente para quem vai prestar vestibular, os
professores do Curso Positivo Luiz Fernando Giacchero (Química), Filipe Ferrari
(Filosofia e Sociologia), Alexandre Detzel (Geografia) e Diego Venantte
(Biologia) sugerem uma forma de se preparar para os diferentes tipos de
questões: traçando uma linha do tempo da História e, de forma interdisciplinar,
estudar diferentes desafios enfrentados pela humanidade. Da redação às
disciplinas das Ciências da Natureza e Ciências Humanas, os professores apontam
alguns caminhos para os vestibulandos.
Alterações no modo de vida,
valorização da Ciência e preconceito permeando os temas das redações
Na visão dos quatro professores, o modo de vida da humanidade foi revisto em
cada crise - e essa não será diferente, o que pode render bons temas de
redação. “O modo de vida que tivemos até agora foi o que potencializou a
disseminação do novo coronavírus, tal qual o modo de vida de 1970/80
potencializou o HIV”, defende Venantte. “Hoje achamos normal chegar ao mercado
ou farmácia e encontrar a comercialização de camisinhas, mas nem sempre foi
assim”, exemplifica Detzel. Essa mudança de comportamento, bem como a
capacidade do homem em superar crises e também o legado tecnológico podem
render diversas abordagens para a elaboração das redações. “Hoje, estamos
desenvolvendo novas técnicas e novos métodos forçados por conta de uma
pandemia”, destaca Giacchero. “Sempre chamou a minha atenção como professor de
Química o poder do ser humano de mudar o mundo pelo processo de fissão nuclear”,
exemplifica.
Segundo os especialistas, a valorização da Ciência
também pode inspirar diversas argumentações. “Enquanto as informações das
Ciências Biológicas atreladas às Ciências Humanas não forem utilizadas, muitas
estratégias serão em vão ou pouco servirão para conter uma pandemia ou
epidemia. Exemplo disso foi a medida de fechar rodoviárias e aeroportos depois
do Carnaval, quando o vírus já estava circulando por aqui”, lembrou Venantte.
Outro tema que pode ser cobrado é a correlação
entre doenças e a onda de preconceitos que deriva da desinformação. Os
educadores lembraram que, da mesma forma que o HIV foi classificado como a
"praga gay" em um primeiro momento de completa falta de conhecimento
sobre a transmissão, a Covid-19 também trouxe uma onda de preconceitos contra
chineses, motivada pela necessidade de rotular e buscar culpados.
Ciências Humanas: de olho na
intervenção do Estado, planos de recuperação e transformações econômicas
A intervenção do Estado, mesmo em países liberais como os Estados Unidos, pode
gerar diversas questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia nas
provas. Para o professor Ferrari, os alunos devem estabelecer comparações entre
as crises de 1929, 2008 e a atual porque podem surgir questões nesse sentido.
"As fraudes nos investimentos da Bolsa de Nova Iorque culminaram na Grande
Depressão ou Crise de 1929. De 1921 até 1929, a bolsa norte-americana cresceu
500%. Em oito anos, a bolsa teve um crescimento maior do que a economia e as
empresas dos Estados Unidos, isso indica uma bolha financeira”, explicou.
Tal situação desembocou na 2ª Guerra Mundial. “A
intervenção do Estado na economia foi importante, tanto com o New Deal
(programas de recuperação da economia norte-americana de 1933 a 1937) quanto na
Crise de 2008 e nos dias atuais”, contextualizou o professor de Sociologia e
Filosofia. “Após a chamada coronacrise, se fará necessário um novo pacto
social, pois o Estado tem que cuidar das pessoas quando elas estão em situação
de fragilidade. Só que para o Estado ajudar precisa ter dinheiro”, alerta.
Alguns exemplos de novos pactos sociais oriundos
dessas crises foi o processo de industrialização no Brasil com a Crise de 1929,
quando os EUA deixaram de comprar o café brasileiro, e a
precarização/uberização do trabalho com a crise de 2008. Segundo o professor de
Geografia, o processo de industrialização, aliado a urbanização rápida e sem
planejamento promoveu a favelização no Brasil e a crise da Covid tende a
agravar isso e os riscos sanitários e ambientais. “Muitas doenças são
transmitidas pela água e há de se levar em consideração que a maior parte das
favelas são desorganizadas (classificadas pelo IBGE como “aglomerados
subnormais”), aponta Detzel.
Outro ponto a ser observado na reformulação dos
pactos sociais das grandes crises é o aumento da regulação das bolsas. “Os EUA
passaram a ter maior regulação e controle das bolsas. Se em 2008 também colocou
em xeque o controle, imagine em 1929”, ressalta. Ainda sobre a intervenção do
Estado, Ferrari esclareceu que, para ocorrer um Plano Marshall no Brasil, outro
país precisaria investir aqui. “Aí seria um novo Plano Marshall no Brasil, por
isso que essa ideia já sumiu. Mas um novo New Deal virá”, aposta. O referido
Plano Marshall foi o programa dos EUA para a recuperação da Europa após a 2ª
Guerra Mundial.
Ciências da Natureza: pandemia
x epidemia global e as razões da diferenciação do status entre Covid-19 e HIV
Tanto as provas de Biologia, quanto Geografia e até a redação devem testar a
compreensão dos vestibulandos sobre as razões da diferenciação entre pandemia e
epidemia global para o novo coronavírus e o HIV. Isso porque o número de mortos
pela Aids no mundo é muito mais elevado. Entre 1981 e 2018, cerca de 32 milhões
pessoas morreram, sendo que 750 mil mortes foram em 2018, mesmo assim a OMS
classifica a doença como epidemia global e a Covid-19 como pandemia.
Venantte esclarece que o status depende do grau de
transmissibilidade do vírus e das variações do número de casos em diferentes
regiões, em determinado intervalo de tempo. Segundo ele, o HIV foi tratado como
pandemia anteriormente porque a disseminação se dava entre continentes, de
forma global. “Hoje, o fluxo não é global, não há uma ampla disseminação do HIV
do Brasil para outro país, porque surgiram vários subtipos e, em relação a
outros vírus, a transmissibilidade baixou. A alteração da OMS no status é para
que os diferentes continentes adotem diferentes medidas, ao contrário do que
ocorre em caso de pandemia”, ensina.
O professor alerta que a OMS já sinalizou para o risco
da Covid-19 permanecer por anos e virar uma epidemia global. A razão disso está
relacionada com outro conteúdo da Biologia, a reprodução celular. “A Covid é um
RNA vírus e, ao se multiplicar na célula, não há um reparo das moléculas
erradas - e então surgem moléculas alteradas, que dão origem a novas linhagens,
daí o risco da Covid-19 virar uma epidemia global, assim como a Aids. O
importante é juntar as Ciências para que possam trazer soluções e evitar que as
novas linhagens tragam a situação em que vivemos hoje”, defende.
Química
Do ponto de vista da Química, simples medidas como água e sabão e o hábito de
lavar as mãos poderiam ter salvado milhões de vida ao longo das diferentes
crises sanitárias enfrentadas pela humanidade. Segundo o professor Giacchero,
tanto a Gripe Espanhola, que tem conexão com toda a sujeira do ambiente da 1ª
Guerra Mundial, quanto a Covid-19 encontram no uso do sabão um dos principais
instrumentos de prevenção. Para as questões de prova, o professor sugere
dedicar atenção a dois produtos de higiene por conta de estarem inseridos no
contexto de grandes crises: “a água oxigenada, a molécula simples do H2O2, foi
fundamental para evitar infecções na 1ª Guerra. Já o sabão atua sobre o
revestimento, o envelope viral, que destrói o vírus por meio de um hábito
simples”, afirma Giacchero.
As crises e o meio ambiente
Em relação à Crise de 1929, não se pode deixar de lado a associação à Biologia.
A quebra dos EUA levou a uma séria questão de saúde, com o aumento nos casos de
depressão e suicídio. Além disso, as condições de vida se tornaram miseráveis
para algumas famílias de diferentes estados norte-americanos. Nessa nova
configuração socioeconômica, ficou estabelecido um quadro favorável à
disseminação de doenças, de bactérias e vírus, por conta de problemas
sanitários relacionados à falta de água tratada e saneamento básico.
Paralelamente, o Brasil também foi afetado com a
queda nas exportações de café, causando um prejuízo enorme para a economia
brasileira e o consequente aumento da industrialização, como solução para a
crise. “Isso acarretou, no longo prazo, em um prejuízo direto a determinados
biomas, além do avanço para regiões onde não existiam indústrias, o que
contribuiu para um grande prejuízo ambiental”, afirma Venantte, que provoca os
estudantes a pensar nas consequências da Covid-19 para o meio ambiente.
Lives
Um exemplo dessa metodologia de aprendizagem envolvendo diferentes conteúdos em
torno de um mesmo tema pode ser conferido na live “Como a humanidade superou as
principais crises da história”, disponível no Canal do YouTube do Curso
Positivo. A live reuniu os quatro professores que correlacionaram 1ª e 2ª
Guerras Mundiais, Crise de 1929, HIV e Crise de 2008 com todos os aspectos
econômicos, sociais, sanitários e ambientais envolvendo a pandemia da Covid-19.
O canal traz ainda outros temas que os professores do Curso Positivo apostam
que devem aparecer nas provas do Enem e dos vestibulares: inteligência
artificial, cultura do cancelamento, democracia, entre outros.