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A estimativa da
Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para este Dia dos Pais é de que o
volume de vendas comercializado no varejo paulistano seja o mesmo de 2014,
com crescimento zero.
"A
crise econômica tem levado o comércio a uma tendência de queda, o que não
possibilita projeções positivas para o setor. O resultado mais otimista para
este Dia dos Pais é um volume de vendas igual ao do ano passado. Mas há
chance de queda", avalia Alencar Burti, presidente da ACSP e da
Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Ele
lembra que o Dia dos Pais envolve uma gama de produtos menor do que outras
datas comemorativas, como o Dia das Mães, por exemplo. Para Burti, é
importante que os lojistas foquem no marketing e nas promoções para tentar
aquecer as vendas.
Por
fim, o presidente da ACSP observa que as temperaturas também podem
influenciar no desempenho das vendas na data comemorativa. "O clima frio
motiva o consumidor a comprar itens de vestuário. No entanto, esse inverno
tem sido mais quente do que o habitual", comenta.
Ano passado
Em
2014, as vendas do comércio no Dia dos Pais cresceram 1,2% em relação ao ano
anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção
ao Crédito). Já em 2013, o avanço foi de 3% sobre 2012.
Balanço
Julho
foi o quarto mês seguido de queda nas vendas em geral na capital, segundo o
Balanço de Vendas da ACSP - o recuo médio foi de 5,3%.
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