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segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Olimpíada verde: o legado sustentável de Tóquio 2020

Os jogos olímpicos e paralímpicos são forjados na superação dos desafios e no legado para as futuras gerações. Porém, engana-se quem pensa que os desafios se limitam às práticas esportivas, pois, em essência, os jogos sempre procuraram promover a união entre os povos e celebrar a paz. Enquanto atletas e equipes buscam impor novos recordes olímpicos, os países que sediam os jogos também procuram superar seus antecessores na implementação de novas tecnologias e, mais recentemente, na defesa da sustentabilidade. Por essa razão, Tóquio 2020 se apresenta como a olimpíada mais sustentável da história.

O uso crescente de novas tecnologias impôs uma nova marcha para as sedes olímpicas, desde o uso da internet (Barcelona 1992) até a computação em nuvem e a inteligência artificial (Tóquio 2020). Com relação à sustentabilidade, é preciso destacar Londres 2012, que levantou essa bandeira ao propor critérios de construção sustentável para as sedes olímpicas, entre outros feitos exemplares em relação ao meio ambiente. No entanto, sofreu críticas ao não garantir o controle sobre a poluição e pela baixa utilização de energias renováveis.

Em 2016, os jogos do Rio de Janeiro avançaram na temática a partir de três eixos: Planeta, Pessoas e Prosperidade, reforçando compromissos firmados desde a Rio-92. Contudo, medidas como o turismo sustentável e o combate à exploração infantil, que garantiriam o lugar mais alto do pódio da sustentabilidade, foram ofuscadas pelas críticas diante dos problemas socioambientais presentes no Brasil.

Agora, os olhos do mundo se voltam para Tóquio, que apresenta medidas que focam em carbono neutro, desperdício zero, coexistência entre cidade e natureza, diversidade, parcerias e equidade. Mais que isso, o Japão compartilha com as olimpíadas outra característica relevante: ser ponte entre passado e futuro. Com o tema “A esperança ilumina nosso caminho”, a olimpíada iniciou na metade de 2021 após ter sido adiada por um ano devido à pandemia da covid-19. O Japão foi um dos países mais tecnológicos do século XX e é promissor na defesa de medidas sustentáveis para o século XXI.

A tocha olímpica, por exemplo, é feita de alumínio e possui na composição 30% de material reciclado a partir de metal originado de moradias temporárias que abrigaram vítimas do terremoto do leste do Japão, em 2011. Da mesma forma, o combustível da tocha é o hidrogênio, que emite apenas água como resultado de sua combustão.

Os organizadores lançaram um outro slogan: “Sejam melhores, juntos – pelo planeta e pelas pessoas.” Seguindo os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Japão deseja fazer uma olimpíada com emissão zero de poluentes. Para isso, um dos incentivos é o uso de modais movidos a eletricidade, como patinetes, ônibus, trens e carros elétricos. Lembrando que a energia gerada naquele país, similarmente ao Brasil, é predominantemente hidrelétrica – de nada ajudaria ao meio ambiente usar eletricidade advinda da queima de combustíveis fósseis.

Além disso, cerca de cinco mil medalhas foram feitas a partir de celulares - que possuem placas de metais como cobre e zinco - e os pódios, de plástico, dos mesmos celulares. E qual a origem dos celulares? De uma campanha que o governo local fez para que a população doasse celulares que não eram utilizados em casa. Foram arrecadadas 79 mil toneladas de aparelhos eletrônicos. E o resultado pode ser, de fato, uma olimpíada verde.

Aproveitando o diálogo proposto aqui, podemos pensar na sustentabilidade como uma maratona, que exige planejamento e disciplina para que seus resultados possam se concretizar. Os desafios ambientais devem incluir agendas de luta pela igualdade de gênero, respeito à diversidade, condições de vida digna, economia circular e redução de consumo, entre outras. O tempo provará o legado sustentável de Tóquio, mas, desde logo, é um convite para que o espírito olímpico possa ser compartilhado em busca de um mundo melhor, juntos.

 


Alexandre Nicoletti Hedlund - advogado, doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR), é professor do curso de Direito e do Mestrado e Doutorado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo (UP).

 

Alysson Nunes Diógenes - , engenheiro eletricista, doutor em Engenharia Mecânica (UFSC), é professor do Mestrado e Doutorado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo (UP).


Aprenda se tornar um efetivado no dia do estagiário

O que as empresas buscam atualmente em estagiários e como conseguir a tão sonhada promoção

 

Antigamente, quando se ouvia a palavra “estágio”, quase automaticamente se remetia à ideia de um universitário servindo cafézinho em uma sala de conferências cheia de gestores engravatados. Contudo, o estagiário não é mais aquela pessoa tímida sentada no cantinho, anotando tudo o que vê. Quem está passando por essa situação no momento, sabe que os processos seletivos de estágio chegam a durar meses. Os candidatos passam por testes e mais testes, de aptidão, conhecimentos gerais, específicos, psicológicos, dinâmicas em grupo e por aí vai. Quando passam e finalmente conseguem entrar na empresa sonhada, são abarrotados de trabalho, fazem hora extra, cumprem prazos, perdem noites de sono e, por um minuto, desejam que seu trabalho fosse só tirar as xerox da pauta da reunião. Estagiário, hoje, trabalha de verdade.

Muitos estagiários pecam quando deixam a animação e o empenho que tinham durante o processo seletivo passar quando são contratados. Esse é o maior erro. Isso geralmente acontece quando o estudante ‘atira para todos os lados’ na procura de uma empresa para estagiar, e não se concentra nas que ele realmente quer. Acaba fazendo um trabalho mediano, porque para ele tanto faz, essa ou aquela empresa e nenhum gestor gosta disso.

É imprescindível sempre tentar superar as expectativas e ir um pouco além do esperado. A desculpa de ainda estar aprendendo a prática do trabalho não significa que irá se safar de todas as coisas erradas que fizer, ou se não houver empenho. Não basta só colocar no currículo que é proativo, tem que, de fato, ser. Pela mão de obra ser mais barata, é muito mais fácil ser demitido como estagiário. Empresa nenhuma continua empregando quem não acrescenta.

Como comemoração do dia do estagiário, siga essas dicas para avançar em sua carreira e se efetivar na empresa:

  1. Pontualidade. As empresas geralmente funcionam como um ‘efeito dominó’. Se o estagiário se atrasar e começar a trabalhar mais tarde, pode comprometer o rendimento das pessoas que dependem do seu trabalho feito. Não é só porque você é não é efetivado que suas atividades sejam menos importantes. Se atrase somente quando for inevitável e tente ao máximo comunicar a empresa com a maior antecedência possível.
  2. Flexibilidade. Se for pedido para que fique depois do horário e isso não atrapalhe outros compromissos, principalmente com a faculdade, fique. Seu trabalho duro será reconhecido no futuro. Não há aprendizado maior do que a prática, não se prenda muito à teoria da faculdade e não tenha tanta pressa de sair quando der o seu horário.
  3. Comunicação. Ter uma boa relação com os colegas, participar dos happy hours e outras confraternizações da empresa contam pontos com o chefe, pois mostram sociabilidade e extroversão. Mas saiba separar as coisas: o que acontece no happy hour, fica no happy hour.
  4. Redes Sociais. Hoje em dia, Facebook e Whatsapp já são usados como ferramenta de trabalho. É comum ter grupos da empresa nas redes sociais, onde todo mundo se comunica. Mas tenha bom senso, ser pego utilizando outra rede social com muita frequência não vai pegar bem para você. Deixe essas para a hora do almoço.
  5. Clareza e objetividade. Para quem está no último ano de faculdade e ainda não ficou claro que será ou não efetivado ao final do contrato, é a hora de conversar com o chefe. Seja claro e diga que quer a vaga, pergunte quais são as chances. Mostrar vontade de trabalhar, com certeza vai pesar na hora do gestor fazer a escolha. Mas é sempre importante, antes de se inscrever no processo seletivo da empresa, procurar saber qual é o plano de carreira, para não haver conflitos de interesses e gerar uma futura desmotivação. Algumas empresas deixam claro desde o início que só capacitam o candidato, mas não o efetivam.

Para os que ainda estão tentando os processos seletivos: É importantíssimo conhecer muito bem a empresa para qual você vai se candidatar. Faça pesquisas na Internet, e se tiver a oportunidade de conversar com um ex ou atual funcionário, melhor ainda. Isso ajuda na hora de se preparar para as entrevistas e de saber se você e a empresa dividem os mesmos valores. É isso que te manterá motivado a trabalhar, para conseguir futuras promoções.


 

Madalena Feliciano - Gestora de Carreira                                                                                         

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Mentir para a imigração pode acabar com as chances de viver nos Estados Unidos


Eventualmente eu trago em meus artigos algumas histórias de pessoas que tiveram problemas com a imigração, seja por falta de planejamento ou mesmo porque decidiram fazer uma mudança fora das regras imigratórias para os Estados Unidos. O intuito não é dar uma lição de moral ou dizer o que é certo e errado, apenas mostrar este lado da moeda. O que eu recomendo, é realizar esses procedimentos de forma estruturada e legalizada, evitando problemas futuros. O meu objetivo é trazer informação para as pessoas.

Normalmente as histórias são sempre parecidas. As pessoas acreditam em certos profissionais ou até mesmo empresas que oferecem um serviço, contam uma história para imigração que nem sempre condiz com a realidade e depois, quando algo dá errado, nos procuram para consertar e nem sempre isso é possível. Portanto, esse é um alerta para evitar entrar nos Estados Unidos ilegalmente, pois atualmente não há espaço para esse tipo de atividade no país. Além da deportação, existem uma série de outras barreiras.

Nosso protocolo ao receber o contato de um cliente é pedir todo o histórico dele. Pedimos a autorização e uma procuração, encaminhamos para o consulado e solicitamos todas as informações, muitas vezes o cliente nem imagina o que está nesses documentos.

O caso noticiado é totalmente atípico, trata-se de um casal com dois filhos que mora no interior do Rio de Janeiro. No dia 6 de janeiro de 2021, o marido saiu do Brasil e entrou nos Estados Unidos, em Orlando com o visto de turismo. Essas informações, além de relatadas pelo indivíduo, também constam no foia (documento que relata tudo o que acontece durante a visita ao país) enviado pela embaixada. Ao entrar, ele relatou que possuía 8 mil dólares em dinheiro e cartão de crédito. Além disso, explicou que iria para uma exposição chamada Surf Expo, que aconteceria no dia 8 de janeiro no OCC Orlando. O plano seria ficar 12 dias e, inclusive, apresentou a cópia da reserva do hotel para essas datas e entrou normalmente. O foia é encerrado nesse período.

A verdade era que ele tinha intenção de permanecer no país e para os dias seguintes ao que foi relatado à imigração, ele já havia alugado uma casa, comprado um carro, efetuou transferências do Brasil para os Estados Unidos com uma operadora de câmbio, entre outras compras.

No dia 18 de março, dois meses e doze dias depois da entrada do marido, a esposa e as duas crianças chegaram ao país também pelo aeroporto de Orlando. O marido tinha combinado de ficar esperando a esposa do lado de fora do aeroporto, dentro do carro no estacionamento em frente da área de desembarque. Ao passar pela imigração a mãe informou que possuía 7 mil dólares e alguns cartões de crédito, explicou que estava no país a turismo, que iria na Disney e passariam apenas 15 dias lá. Nessa entrevista não foi informado que o pai ou marido já estava no país há pelo menos dois meses. 

O agente então levou o restante da família e os passaportes para a salinha da imigração no aeroporto. Após questionar sobre a viagem deles, começaram a fazer perguntas sobre o marido e a esposa informou, de acordo com o foia, que ele permaneceu trabalhando. Com a insistência dos agentes, ela explicou que o marido de fato estava nos Estados Unidos fazendo compras para as lojas que eles têm no Brasil, de artigos de praia, surf etc e que voltaria ao país de origem junto com o restante da família após 15 dias.

A solicitação seguinte foi para que a esposa abrisse o celular. Vale ressaltar que nesses momentos é importante não apresentar qualquer resistência, caso algum agente imigratório solicite qualquer tipo de informação, mostre tranquilamente, afinal ele está fazendo o trabalho dele. No aparelho havia conversas com o marido, fotos da casa, fotos da cidade e ficou claro que não havia intenção de retorno. Os agentes foram buscar o marido onde ele estava aguardando para que ele pudesse contribuir com a história e então voltaram para a salinha, onde fizeram perguntas para o casal juntos e separados. Em determinado momento, ele confessou que pretendia ficar nos Estados Unidos.

Como ele já estava nos Estados Unidos, os agentes do ICE foram convocados e informaram que ele teria três dias para desocupar a casa, vender os itens que havia comprado e retornar ao Brasil sem mais problemas. O restante da família precisou voltar no voo seguinte.

O marido explicou diversos pontos para os agentes, entre eles que ele teve ajuda de duas pessoas que ofereceram um serviço de assessoria, cada um deles de forma diferente. Um ofereceu ajuda para conseguir trabalho no setor de construção mediante pagamento de uma taxa e o outro ajudou com a implementação de atividades do dia a dia, como o aluguel de casa, compra do carro e outras burocracias.

Portanto, entrar em qualquer país dessa maneira não é eficiente. É importante lembrar que existe tecnologia e atualmente os agentes imigratórios e os consulados possuem todas as informações necessárias para impedir a entrada das pessoas no país. Inventar uma história acaba influindo em diversos problemas para o momento e para o futuro, por isso o ideal é fazer os processos de forma planejada e legalmente para evitar a impossibilidade de conseguir um visto para residir nos Estados Unidos.

 

 

Daniel Toledo - advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo LLC. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br. Toledo também possui um canal no YouTube com 117 mil seguidores https://www.youtube.com/danieltoledoeassociados com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB São Paulo e Membro da Comissão de Direito Internacional da OAB Santos.

 

Toledo e Advogados Associados

http://www.toledoeassociados.com.br

 

Youjin Law Group

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Aberta a temporada de caça à Aurora Boreal

Aurora Boreal na Islândia
Marco Brotto
Após um longo período sem abrir as fronteiras e agora com a Covid-19 sob controle no país, a Islândia começa a receber turistas em busca da Aurora Boreal. Desde março a ilha registrou apenas 5 mil casos e 25 mortos, um case referência para outros países e que traz segurança para os visitantes.

Para entrar no país é preciso que o Certificado Internacional de Vacinação comprove que o viajante foi vacinado com as doses preconizadas pela Organização Mundial de Saúde. Também é preciso ter comprovação dos voos de ida e volta, passaporte válido por pelo menos seis meses e comprovante de renda suficiente para o período de estadia.

Os brasileiros são fiéis consumidores de viagens em busca da Aurora Boreal e a Marco Brotto Expeditions, agência especializada neste tipo de turismo, comemora esse novo momento. “Estamos com expedições abertas para ver a Aurora Boreal na Islândia e com alta procura. Já temos viagens programadas até dezembro. O brasileiro gosta de turismo de aventura, principalmente o público feminino. Acreditamos que com o avanço da vacinação o turismo no geral vai retomar com força total”, conta Marco Brotto, conhecido como O Caçador de Aurora Boreal e CEO da agência. Mais informações sobre as viagens em busca da Aurora Boreal podem ser encontradas em auroraboreal.com.br

 

Programa Jovem Aprendiz pode ser substituído por Requip

O Programa que surgiu nos anos 2000 auxiliou centenas de jovens na busca pelo primeiro emprego


A colocação no mercado de trabalho nem sempre é fácil. Pensando nisso, nos anos 2000 o Governo Federal desenvolveu o Programa Jovem Aprendiz, cuja finalidade é gerar oportunidades para adolescentes de 14 a 24 anos – no ensino fundamental e médio – que buscam ingressar no ambiente corporativo, de forma que seus estudos não sejam prejudicados.

A Legislação de Aprendizagem n° 10.097, em vigor há 21 anos, decreta que organizações de médio e grande porte têm de contratar jovens para integrar suas equipes, de acordo com a quantidade total de colaboradores. O número de jovens contratados deve corresponder de 5% a 15% dos funcionários.

Na terça-feira, dia 10 de agosto, a Medida Provisória 10.045/21 foi renovada, impactando diretamente a vida dos trabalhadores e empregadores. O deputado Christiano Aureo (PP-RJ), relator da MP, apresentou como proposta diversos programas, incluindo o chamado “Programa Primeira Oportunidade e Reinserção no Emprego” (Priore), que apoia jovens de 18 a 29 anos que buscam a inserção no mercado. O projeto também visa ajudar idosos com mais de 55 anos que não possuem vínculo formal há, no mínimo, um ano.

Outro atributo previsto pela MP é a criação do Requip, potencial substituto para o já conhecido Jovem Aprendiz. De acordo com João Esposito, economista e CEO da Express CTB – accountech de contabilidade “Esse programa visa criar oportunidades não apenas para a juventude, mas para todos aqueles que já são contemplados pelo Bolsa Família, com renda de até dois salários mínimos e sem registro em carteira há pelo menos dois anos”.

O regime especial de trabalho, qualificação e inclusão produtiva gera uma bonificação para os que cumprirem a jornada de trabalho semanal. Aqueles que participarem do programa de qualificação de 180 horas, por sua vez, receberão uma bolsa.

“Vale ressaltar que, ao contrário do Jovem Aprendiz, o valor ofertado para os jovens participantes do Requip será de, no máximo, R$ 225,00. Ele serve como um bônus pela jornada de trabalho semanal de 22 horas.  Esse programa também não conta com os benefícios trabalhistas disponibilizados pelo Jovem Aprendiz”, explica o economista.

Portanto, se o Requip for aprovado será um grande recesso, pois os jovens não terão benefícios como vale-transporte e receberão bem menos do que o Jovem Aprendiz oferece.

 


A Express CTB

www.expressctb.com.br 

 

O futuro das concessionárias: como se adaptar ao cenário pós pandemia e oferecer novas experiências ao consumidor

Divulgação
Migração da jornada de compra do offline para o on-line no mercado automotivo está obrigando concessionárias a se reinventarem

 

O processo de compra de um veículo sempre envolveu muita pesquisa e análise por parte do consumidor. Em um passado não muito distante, o mais comum era o interessado se lançar em uma peregrinação que envolvia entrar e sair de inúmeras concessionárias, numa jornada muito mais física que virtual. A pandemia e a própria trajetória de transformação digital pela qual a sociedade já vinha passando fez o cenário mudar completamente. O consumidor atual aprendeu a buscar as informações que precisa de forma muito mais rápida, com alguns cliques e, num primeiro momento, sem sair de casa. Isso está fazendo com que o cliente que entra hoje em uma concessionária já o faça munido de todas as informações que precisa e, muitas vezes, já decidido em relação ao que quer.

Compreender isso e estar preparado para atender e conquistar esse consumidor é o papel das concessionárias daqui para frente. A migração da compra offline para a on-line também no mercado automotivo está obrigando esse segmento a se adaptar e inovar, para aproveitar todas as oportunidades que esse novo cenário oferece. A consolidação do e-commerce transformou os hábitos de consumo das pessoas, que estão concentrando a maior parte da jornada de compra na internet, segundo Marcos Pavesi, head Comercial da DealerSites. "O consumidor que entra hoje na concessionária é um consumidor diferente, não é o mesmo de antes. Então por que a loja deve continuar vendendo da mesma forma para ele?", destaca Pavesi.

Além de site, chat com inteligência artificial, presença nas redes sociais e um atendimento que priorize a prospecção e o tratamento dos contatos que chegam por meio dos canais digitais, é preciso também estar preparado para oferecer uma experiência diferenciada na loja física. "Uma concessionária que já investiu nesse processo de transformação digital e que trabalha fortemente sob os preceitos do e-commerce e da compra on-line pode apresentar um showroom diferente, que segue o conceito da chamada "prateleira elástica", ou seja, sem limitação de estoque. As concessionárias estão começando a perceber as vantagens de se trabalhar dessa forma", aponta o especialista.

A necessidade de espaços gigantescos para abrigar estoques enormes sempre limitou as concessionárias na hora de definir localização e abertura de lojas, muitas vezes encarecendo a operação do negócio. Hoje em dia, isso não é mais necessário, uma vez que o lojista pode oferecer para o cliente a experiência de visualizar um vasto portfólio por meio de recursos como vídeos 360º, que podem ser exibidos em tablets com Realidade Virtual e Ampliada, em óculos e dispositivos inovadores. "O consumidor se sente dentro do veículo sem nem mesmo chegar perto dele", destaca Pavesi. Avançando um pouco mais, o head Comercial da DealerSites acrescenta que aquele consumidor que já está pronto para fechar a compra sem pisar na loja só precisa de um site e plataforma impecáveis que ofereçam a ele todo o suporte necessário para comprar o carro desejado sem sair de casa. "Podemos imaginar uma concessionária totalmente virtual em plena Avenida Paulista, importante ponto de São Paulo? Estamos caminhando para isso. Ou uma concessionária no estilo pop up store, ou ainda, uma concessionária conceito dentro de um shopping center", avalia Pavesi.

Pesquisas apontam que os consumidores antes visitavam, em média, quatro concessionárias antes de realizar a compra de um carro. Hoje, essa média é de 1,2 visita por consumidor, até chegar o dia em que a maioria já considerará normal fechar o negócio 100% on-line, sem precisar da visita à loja física. "Quando esse dia chegar, as concessionárias terão que estar preparadas para atender o cliente exatamente do jeito que ele espera ser atendido no ambiente digital", finaliza o especialista. 

 

Perfil comportamental: qual a importância da comunicação dentro das organizações

Especialista em desenvolvimento de líderes apresenta os diferentes tipos de perfis e importância da comunicação entre eles

 

Você sabia que cada líder apresenta um estilo de comunicação de acordo com a sua personalidade e que perfis comportamentais interfere no engajamento, comunicação e construção de relacionamento profissional? Carolina Valle Schrubbe, fundadora da Quare Desenvolvimento, empresa especialista em desenvolvimento de líderes e times, esclarece que conhecer os perfis comportamentais é uma forma de mapear comportamentos predominantes. “Identificá-los, é uma interessante estratégia para o bom desenvolvimento de um time. Através deles, é possível conhecer mais profundamente os colaboradores, suas fortalezas e atividades em que, naturalmente, eles podem apresentar um melhor desempenho”.

 

Carolina informa que saber os tipos de perfis comportamentais que compõem um time é um grande diferencial quando falamos em gestão, principalmente no quesito comunicação. Os tipos de perfis comportamentais macro são: dominante, extrovertido, paciente e analítico. “Os quatro perfis comportamentais são conjuntos de aspectos que ajudam a mapear comportamentos predominantes frente às mais diversas situações no dia-a-dia profissional. Líderes que consideram tal conhecimento, são capazes de elevar exponencialmente os resultados de seu time, tornando sua comunicação mais efetiva e valorizando as habilidades naturais de cada um. Quando falamos de perfil, importante frisar duas situações: 1ª – Nós não somos apenas nosso perfil e também não estamos limitados por ele, cada um é um ser único com experiências e valores diferentes, o que torna cada pessoa singular; 2º - Não há um perfil específico ou adequado para cada cargo, dentro das organizações, todos possuem fortalezas e questões que podem ser trabalhadas para melhoria. São as diferentes tendências comportamentais que tornam as decisões e as rotinas de uma empresa mais sustentáveis”.


 

A importância da comunicação do líder

 

Carolina informa que o líder é o indivíduo que serve, atende as necessidades, entende e acolhe a equipe. “O líder, acima de tudo, precisa ser humilde. Quando falamos em comunicação do líder, é pressuposto que seja clara e com significado, para que, de fato, traga engajamento nas organizações”.

 

“A comunicação é muito mais do que a fala ou a escrita, silêncio e ações também comunicam. Não temos controle de como as pessoas nos interpretam, mas um bom líder usa estratégias para fazer com sua comunicação seja assertiva, para que seu time compreenda exatamente o que ele pretende comunicar. Exemplo de estratégia é o feedback antecipado, que nada mais é do que uma comunicação presumida, é pensar com dirigir-se ao receptor para que ele compreenda a mensagem”. 

A especialista reforça que a comunicação com foco no outro e não apenas no comunicador, engloba respeito e empatia, e que mesmo um líder experiente pode ter mensuráveis ganhos ao estar aberto a novos conhecimentos na forma de se comunicar.

 


QUARE Organizações

https://quareorg.com


domingo, 15 de agosto de 2021

De volta ao passado: pequenos vilarejos no Japão mantém tradição e contam a história do país

Casa no estilo gassho-zukuri, típica das vilas agrícolas japonesas
Shirakawa Village Office
Datadas do século XVII, as vilas históricas em Shirakawa-go e Gokayama atraem visitantes que buscam conhecer e vivenciar o Japão antigo

 

O Japão é um país de contrastes entre modernidade e tradição. Ao mesmo tempo em que as grandes cidades como Tóquio e Osaka apresentam o que há de mais atual e tecnológico no país, pequenos vilarejos antigos pararam no tempo e preservam as tradições e o modo de vida de um Japão de séculos passados.

As regiões de Shirakawa-go, na província de Gifu, e Gokayama, em Toyama, se destacam no arquipélago. Seus vilarejos, do século XVII, são como uma viagem no tempo a um Japão feudal e oferecem experiências típicas de sua época.

A arquitetura centenária dessas vilas chama a atenção. Suas casas são de madeira no estilo gassho-zukuri, comum em aldeias agrícolas do Japão antigo e que são uma obra de arte da carpintaria. As edificações são altas e foram construídas sem pregos. Seus telhados, feitos de palha e capim, formam um ângulo de 60 graus e se estendem quase até o chão. O objetivo é facilitar a limpeza da neve e manter aquecido o seu interior durante o inverno, que costuma ser severo na região. O nome gassho-zukuri significa "como mãos em oração", uma referência ao formato das casas.

As vilas estão localizadas em regiões montanhosas e foram registradas como Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO em 1995. Os visitantes podem passar o dia experimentando a cultura tradicional e apreciando o ritmo de uma aldeia agrícola típica japonesa. Para completar a experiência, ainda é possível saborear pratos tradicionais e se hospedar em uma das pousadas locais para passar a noite em uma casa do tipo gassho.

A Organização Nacional do Turismo Japonês (JNTO) dá dicas para vivenciar o melhor de cada uma delas.

 

Shirakawa-go 

Aos pés do Monte Hakusan, uma das montanhas sagradas do Japão, em Gifu, está Shirakawa-go, lar do pequeno e preservado povoado Ogimachi, um local praticamente intocado que data do período pré-moderno japonês.

No local, muitas edificações foram transformadas em museus e em hospedarias, mas muitas ainda permanecem como residências e, algumas delas, estão abertas para o público, como a Casa Wada e a Casa Kanda. A primeira é a maior da vila, tem dois andares liberados para visitantes e está rodeada por um belo jardim japonês. Já a segunda,com mais de 150 anos, tem quatro andares que recebem os turistas e na estrutura de seu telhado há ainda a escrita original de seu carpinteiro. Também é possível visitar a Casa Nagase, que foi lar de uma família de médicos e seu interior guarda uma exposição de equipamentos, do Período Edo (1603-1867), que eram utilizados para tratar pacientes.

Os museus locais explicam e preservam a história da região. Destaque para o Gassho-zukuri Minkaen, que é ao ar livre e recria toda a dinâmica e estrutura de um vilarejo de época, com as casas, armazéns agrícolas e um templo. O Museu de Seda da Casa Tajima expõe o cultivo da seda, que era uma das principais indústrias de Shirakawa-go na era pré-moderna.

Shirakawa-go é linda em qualquer época do ano. Desde a primavera, quando as flores de cerejeira estão espalhadas pelas cidade, até no inverno, quando a cidade fica coberta de neve e recebe iluminação especial da estação. Há um mirante no vilarejo que permite uma visão panorâmica da cidadezinha formada pelas tradicionais casas gassho-zukuri, que vale ser visitado. Para os que gostam de explorar a gastronomia, a pedida é experimentar um bife de Hida, tradicional bife de Wagyu de Gifu.

A provincia de Gifu está localizada na região central do país. A maneira mais rápida de chegar a Shirakawa-go de Tóquio é utilizando o Hokuriku Shinkansen, o famoso trem-bala, até Toyama (cerca de duas horas e meia de viagem) e na estação de Toyama pegar o ônibus para Shirakawa-go, com cerca de 1 hora e meia de trajeto. É possível também chegar de ônibus, a partir de Takayama, cidade de fácil acesso de trem (JR Takayama) de Nagoia e Gifu. Os ônibus para Shirakawa-go saem do terminal rodoviário de Takayama e o trajeto leva cerca de 50 minutos.

Mais informações sobre Shirakawa-go: https://www.japan.travel/pt/spot/2031/

 

Gokayama

Toyama Tourism Organization

Em Toyama, província vizinha de Gifu, na região de Gokayama, estão as aldeias rurais Ainokura e Suganuma, que assim como Shirakawa-go preservam a arquitetura e o estilo de vida de um Japão antigo. O charme deste local está na harmonia perfeita entre a natureza, a arquitetura gassho-zukuri e a cultura da região.

Passear pelas ruas dos vilarejos é como visitar um museu aberto. A aldeia de Suganuma é um importante distrito de preservação nacional de edifícios históricos. A vila tem 9 casas gassho-zukuri. Uma delas abriga o Museu Folclórico de Gokayama que expõe aproximadamente 200 itens que mostram a vida cotidiana tradicional nas montanhas. No andar de cima, é possível ver a estrutura interna do telhado, além de ferramentas para tratar o bicho-da-seda e o “Kago no Watashi”, um antigo método de travessia do rio semelhante a um primitivo teleférico.

O vilarejo de Ainokura mantém o cenário nostálgico com as suas 20 casas típicas em meio a terras agrícolas, paredes de pedra e floresta. Assim como em Suganuma, no vilarejo tem um museu folclórico (Museu do Folclore Ainokura) com objetos usados na vida diária durante o período Edo. Há também o Museu das Indústrias Tradicionais Ainokura que apresenta as três principais indústrias de Gokayama da época: nitro (um ingrediente da pólvora), bichos-da-seda e produção de papel washi. Para se aprofundar na indústria da seda, o Museu Yusuke-o expõe artesanato popular e fotografias com os costumes de Ainokura na era Showa. Uma atividade disponível no vilarejo também é a fabricação de papel washi, no Gokayama Washi Making Experience Hall, em que os visitantes tem a oportunidade de experienciar esta cultura milenar.

Assim como Shirakawa-go, a região de Gokayama tem atividades e belezas durante todo o ano. Em março, Suganuma se ilumina durante a noite e Ainokura promove este evento várias vezes ao ano. A gastronomia local também merece ser explorada. Pratos feitos com o tofu de Gokayama, vegetais frescos das montanhas e o peixe Iwana, pescado nos riachos da região são a pedida.

O acesso à Gokayama é feito de ônibus, a partir das estações de trem de Toyama, cidade próxima, da qual também partem ônibus para Shirakawa-go. Em Toyama, da estação Shin-Takaoka parte o Ônibus do Patrimônio da Humanidade que vai diretamente à Gokayama e o trajeto dura cerca de uma hora.
Mais informações sobre Gokayama: https://www.japan.travel/pt/destinations/hokuriku-shinetsu/toyama/gokayama/


Informações sobre viagens

Devido à pandemia, as restrições de viagem estão mudando continuamente e se adaptarão conforme a situação evolui globalmente. A JNTO recomenda visitar seu site para obter as últimas notícias sobre o Japão e as restrições de viagens relacionadas à Covid-19. Acesse: https://www.japan.travel/en/coronavirus/

#DestinoTchéquia celebra novos patrimônios da UNESCO

O verão traz ventos de celebração para a República Tcheca, já que a UNESCO reconheceu 4 novos locais como patrimônios mundiais. São as cidades termais de Františkovy Lázně, Karlovy Vary e Mariánské Lázně e a área montanhosa de Jizera, no norte da Boêmia, que fica dentro do bloco de florestas primitivas de faias dos Cárpatos.

 


Balneários de Europa

Os chamados "grandes balneários da Europa" são 11 cidades em 7 países europeus. A República Tcheca tem 3 na lista.

Os balneários são definidos como os banhos públicos, principalmente os medicinais e curativos, ou relacionados a esses locais ou estabelecimentos. Desde a antiguidade, estes locais têm oferecido espaços de cura e recreação a várias personalidades, desenvolvendo uma arquitetura emblemática e um conjunto de características que conseguiram conferir-lhes a distinção da UNESCO.

 


Segundo esta organização: “O desenvolvimento de todas estas localidades deveu-se à existência de nascentes de água mineral nos seus territórios, bem como ao boom que as curas termais provocaram na Europa desde o início do século XVIII até a terceira década do século XX. Daí a criação de grandes centros termais para um público internacional abastado, o que influenciou a sua estrutura urbana porque a vida da cidade se organizava em torno dos edifícios e quartos dedicados às terapias termais. "

Acrescentam ainda que “as estâncias termais criaram também numerosos jardins, salas de congressos, cassinos, teatros, hotéis, palacetes e infraestruturas especificamente destinadas à condução de águas termais”.

As razões para o reconhecimento destes locais são variadas, mas destacam que todas estas construções foram integradas em complexos urbanos de grande beleza paisagística, zelosamente organizados para a administração de terapias e a realização de atividades recreativas. O conjunto desses balneários é representativo da importância da troca de valores humanos, bem como da evolução da ciência, da medicina e da terapia termal, segundo a UNESCO.

Na República Tcheca, os três locais reconhecidos estão entre os mais visitados há anos, devido à sua beleza e longa tradição termal. De antigos reis, passando por personalidades como Mozart, chegando a estrelas de cinema – todos desfilaram pelas ruas e spas deste triângulo do bem-estar.

 

Františkovy Lázně

Quando Johann Wolfgang von Goethe estava em Františkovy Lázně, ele chamou a cidade de "paraíso terrestre". A menor cidade no mundialmente conhecido triângulo termal da Boêmia do Oeste ainda possui calçadões elegantes com galerias clássicas, parques bem cuidados e uma atmosfera agradável de calma, relaxamento e descanso. As palavras do famoso poeta alemão ainda são válidas para essa cidade fundada como o primeiro spa de turfa do mundo.

Os efeitos medicinais das nascentes locais começaram a ser usados ​​há cinco séculos. A cidade termal em si não foi fundada antes do final do século 18 pelo imperador austríaco Francisco I, a quem deve seu nome. Nos dias de seu apogeu, personalidades como Johann Strauss, Prince Metternich, Franz Kafka e o compositor de renome mundial Ludwing van Beethoven foram convidados deste spa.

 



Uma personificação perfeita da elegância das termas, colunatas ostentosas, sanatórios exclusivos e uma esplêndida situação geográfica no meio de um vale coberto de florestas. Este é o balneário de Karlovy Vary. A cidade mais importante do famoso triângulo termal, onde foram tratadas as personalidades mais famosas da vida artística e social da Europa, é hoje o segundo lugar mais visitado da República Tcheca. Pela sua arquitetura original, é um dos balneários mais bonitos do velho continente.

 

Mariánské Lázně

Passeando pelo coração de Mariánské Lázně, você tem a sensação de estar retrocedendo magicamente cem anos. Estabelecimentos de spa pomposos se alternam com parques prósperos nos quais os hóspedes do spa se sentam e bebem água de uma das lendárias fontes locais com seus copos. Conheça também a história desta cidade que acolheu os mais importantes estadistas e artistas na época do seu apogeu e que, até hoje, é considerada uma das mais belas estâncias termais da Europa.

É difícil imaginar que há dois séculos a região ainda era um vale simples com florestas impenetráveis ​​e pântanos borbulhantes. No entanto, quando Johann Josef Nehr, um médico do vizinho mosteiro de Teplá, descobriu os benefícios exclusivos das fontes locais para a saúde humana, um desenvolvimento vigoroso do spa não demorou a acontecer. Alguns anos se passaram e personalidades como Chopin, Strauss, Goethe, Kafka, Freud, Kipling, Edison, Twain e o rei britânico Edward VII já se reuniam ali.

Compartilhamos um vídeo para que você conheça um pouco mais sobre esses destinos renomados:

https://youtu.be/Aqt_eCyT-z0.

 

Florestas primitivas de faias dos Cárpatos

Acaba de ser feito um alargamento do conjunto anteriormente reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial das Florestas Antiga e Primária de faias dos Cárpatos e outras regiões da Europa. Áreas em dez países foram adicionadas a este importante bloco. Na República Tcheca, uma área das montanhas Jizera, no norte da Boêmia, conhecida como Jizerskohorské bučiny foi incluída.

Jizera uma reserva natural conhecida principalmente por ser uma rota para caminhadas. Existem muitos maciços rochosos incomuns, torres e mirantes naturais na rota. Oferece belas paisagens e um excelente nível de conservação que cativa a todos os visitantes.

Algumas de suas principais atrações são:
 

Oldřichovské sedlo (passagem na montanha de Oldřichov)

Hausmanka, a casa do ex-guarda florestal, Franz Hausman, que amava muito as montanhas de Jizera. Hoje, também é conhecido como "U Kozy". É um pub único com excelente comida e ambiente original. Aqui, os viajantes cansados ​​podem saborear a comida tradicional e descansar para admirar a vista da floresta e continuar sua rota.
 

Rochas Lysé

As rochas de Lysé (Lysé skály), populares entre os escaladores, apresentam várias formações rochosas com seus próprios nomes: Torres de chaminé (Komínové věže), Torre do pinheiro (Borová věž), Rocha de Lysá superior (Horní Lysá skála), Rocha de Lysá inferior (Dolní Lysá skála), a torre Frýdlantská (Frýdlantská věž), a pequena torre Frýdlatská (Malá Frýdlantská věž), o maciço Lysý (Lysý masiv) e estão localizados entre o pico Kopřivník, a uma altura de 598 m acima do nível do mar, e o pico Stržový vrch a 704 m. Uma formação rochosa chamada Gorila está entre as mais conhecidas.

 

Castelo de Rocha



O Castelo de Rocha (Skalní hrad), com sua parede de granito, cai trinta metros para o lado do vale e dez metros para o lado do altiplano. O Castelo de Rocha, segundo os achados arqueológicos, foi construído na primeira metade do século XIII. Naquela época, existia um pequeno castelo de guarda para guardar uma rota comercial que levava à região de Frýdlant, que mais tarde também foi ocupada por invasores. Degraus esculpidos na rocha levam ao topo desses blocos de rocha de cerca de 30 m de altura. No topo está um porão raso, o resto de uma sala de pedra e um pequeno número de orifícios para estacas e rodapés usados ​​para as vigas de uma construção de madeira. Há vistas da região de Frýdlant, Alta Lusácia, Polônia e para os picos da cordilheira Ještědský.

Jizerskohorské bučiny é o primeiro sítio natural tcheco a ser reconhecido pela UNESCO.

 

Luiz Fernando Destro
destro@czechtourism.com
 

www.destinotchequia.com

Millennials e Geração Z estabelecem tendências para o renascimento do turismo

A pandemia COVID-19 transformou as experiências de viagem em algo completamente diferente, levando a uma série de mudanças no comportamento dos viajantes que, embora observem alguns aspectos temporários, consolida tendências que prevalecerão futuramente, por exemplo, entre os mais jovens, identificados pela Organização Mundial do Turismo (UNWTO) como "os mais resilientes" durante este período.

Enquanto os millennials ou geração Y (nascidos entre 1981 e 1995) procuram viver e desfrutar de experiências focadas em conhecer novas culturas, saborear a culinária local e trocar costumes com pessoas de todo o mundo, a geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) prefere o ecoturismo e atividades que lhes permitam conectar-se com a natureza, pois valorizam o meio ambiente, além de desfrutar de viagens para assistir a concertos, música e festivais culturais. Entretanto, algo que distingue e une as duas gerações é que elas são digitais, apaixonadas e aventureiras; e que após a pandemia a prevenção e segurança farão parte dos requisitos quando decidirem conhecer um novo destino. 

Para obter uma compreensão profunda do comportamento pós-pandêmico deste segmento a Assist Card, empresa do Grupo Starr Companies e referência no segmento de seguro-viagem no Brasil, destaca as preferências e interesses de viagem dos Millenials e da Geração Z :

  • Transformação Digital: a Organização Mundial do Turismo continua a estimular o reinício do turismo baseado na sustentabilidade e inovação, neste sentido a possibilidade de reservar hospedagem, transporte ou adquirir assistência de viagem, através de aplicações tecnológicas que facilitam a escolha e economizam tempo, o que tornou-se uma necessidade para as novas gerações. 

Este tipo de soluções com infraestrutura de ponta pode ajudar os viajantes onde quer que estejam e a qualquer momento, por exemplo, quando se trata de validar as certificações sanitárias necessárias para embarcar em um voo ou fazer o check-in em suas acomodações.

  • Experiências locais: viagens rodoviárias para destinos locais têm sido a principal tendência relacionadas com a pandemia para os jovens, com foco nas praias e áreas rurais. O atrativo dessas viagens reside no fato de que elas não envolvem grandes gastos, elas impulsionam a economia local e proporcionam uma visão da cultura regional através da música, gastronomia e tradições de cada lugar.
  • Turismo sustentável: os jovens adoram estar perto da natureza e cuidar dela em cada uma de suas viagens, por isso os circuitos turísticos que oferecem privacidade são os mais procurados por aqueles que estão planejando uma nova aventura. 

Alternativas como o alojamento sustentável na forma de glamping, o transporte ecológico como o ciclismo e práticas como o resgate da flora e da fauna ou esportes como o mergulho, e uma forma de corrida na qual um saco de lixo é carregado para recolher os resíduos sólidos encontrados ao longo do caminho, tornaram-se as práticas ecológicas mais procuradas entre os viajantes mais jovens.

  • Experiências de trabalho e estudo: experiências que conectam viagens de trabalho ou estudo com oportunidades de lazer estão ganhando cada vez mais força; enquanto para a geração Y, já conhecida como nômades digitais, é cada vez mais comum trabalhar remotamente em destinos de trabalho; viagens de estudo entre a geração Z, não só lhes permitem enriquecer sua formação acadêmica e chegar com melhores ferramentas ao mercado de trabalho, mas também viver uma aventura inesquecível ao conhecer novos destinos internacionais.

"Como tínhamos vislumbrado meses atrás, o novo perfil do jovem viajante, mais cauteloso e informado, mostra uma intenção de deixar a cidade ou o país por motivos de lazer ou estudo, considerando destinos com baixo custo e que também permitam trabalhar", disse Alexandre Camargo, Country Manager da Assist Card no Brasil. "Como resultado de uma mistura de consciência individual e obrigação governamental, a mentalidade deste jovem viajante reflete uma cultura de prevenção mais sólida, exigente e consciente da saúde, e é por isso que nós na Assist Card procuramos fornecer assistência abrangente, atendendo às novas necessidades que possam surgir como resultado da pandemia", acrescenta o executivo.

Embora as novas variantes e a terceira onda da COVID-19 em algumas partes do mundo ainda tenham um impacto nas restrições de viagens internacionais, caracterizadas pela incerteza, as mudanças no comportamento dos viajantes estão consolidando as preferências e interesses dos viajantes mais jovens como as tendências que marcarão a reativação do setor de turismo.

 


Assist Card

https://www.assistcard.com/br


6 menores países da Europa que valem a pena conhecer

Muitos deles são conhecidos, ouvimos seus nomes em filmes ou em reportagens. Embora pequenos, esses países europeus não passam despercebidos por serem notáveis por sua beleza, luxo, ou importância. Neste infográfico do Etias, venha conhecer os atrativos desses 6 países.

 

 


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