Startup Menu dá dicas para comerciantes retomarem os
negócios pós-pandemia
O
mercado de alimentos e bebidas no Brasil movimenta cerca de R$ 650 bilhões por
ano, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).
Com a pandemia, a associação aponta que o setor de food service teve uma
paralisação abrupta de 60% de toda a cadeia produtiva por causa do coronavírus,
desde os restaurantes até os distribuidores e a indústria. Funcionando apenas
por meio de entregas, os estabelecimentos diminuíram a vendas de refeições e
interromperam o atendimento ao público.
Para
reverter esse quadro, pequenos, médios e até grandes empresários tentam
garantir suas vendas usando a criatividade. Com o futuro ainda incerto, a
retomada da economia do setor pode depender das mudanças de comportamento dos
consumidores. Segundo Leonardo Almeida, fundador da Menu - startup que abastece
os restaurantes conectando os principais distribuidores e indústrias do mercado
food service -, esse mercado terá que se adaptar para receber o público pós
pandemia. “Muitos negócios já se reinventaram durante a quarentena, seja no
atendimento ou no tipo da venda de produto. O mercado food service vai voltar a
faturar, mas algumas mudanças são essenciais para os negócios continuarem
funcionando depois desse período”, afirma.
Confira
algumas tendências para o setor com a reabertura dos comércios e
estabelecimentos food service:
Vendas
por meio de delivery
As
vendas por meio de entregas continuam sendo a melhor opção. Mesmo com a
reabertura dos comércios após a pandemia, muitas pessoas ainda não vão se sentir
inseguras para frequentar locais públicos. Por isso, cardápios digitais e kits
de refeições completas, por exemplo, são mais atrativas para aqueles que buscam
a experiência na hora comer, mesmo em casa.
Novas
tecnologias aproximam restaurante do distribuidor
Com
a quarentena, a exposição nas ruas diminuiu, por isso, algumas tecnologias têm
auxiliado comerciantes na hora de abastecer seus estabelecimentos. É o caso da
Menu, que, por meio de uma plataforma, conecta bares, pizzarias e restaurantes
a grande distribuidores. Do computador ou de um celular, é possível comprar
vários produtos e receber tudo em até 48 horas. A solução, que também ajuda na
gestão de estoque, contribui liberando mais tempo para esse comerciante
administrar o seu negócio.
Protocolos
de higiene protegem consumidor e empresário
As
relações não serão mais as mesmas, e os clientes estarão cada vez mais atentos
às regras de higienização e segurança alimentar dos restaurantes. Por isso, a
limpeza do local deverá ser cada vez mais constante, assim como os ambientes
deverão estar sempre arejados e o espaçamento entre as mesas deverá ser maior.
Algumas adaptações como as que separam os clientes entre uma mesa e outra já
estão sendo adotadas em outros países e podem ser tendência também no Brasil.
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