Na volta às aulas o exame de vista deveria ser
obrigatório. Isso porque, o uso abusivo do videogame,
celular ou computador durante as férias pode levar à miopia acomodativa,
dificuldade temporária de enxergar de longe. Esta é a principal conclusão de um
estudo com 360 crianças do oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto
Penido Burnier. Para se ter ideia, dos participantes 21% apresentaram miopia
contra 12% apontados pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia). O
oftalmologista explica que a miopia acomodativa é provocada pelo excesso de
esforço visual para perto. “O stress diminui a flexibilidade dos músculos ciliares
que permitem ao cristalino, lente interna do olho, mudar automaticamente o foco
visual para perto, meia distância e longe”, afirma. Para que a miopia não se torne um
mal permanente, o oftalmologista recomenda ensinar a criança a olhar em
pequenos intervalos de tempo para um ponto distante ou descansar os olhos de 15
a 30 minutos a cada hora de uso dos equipamentos. A dificuldade de manter este
controle explica porque a miopia é o vício de refração que mais cresce no
mundo, pontua.
Maioria
nunca foi ao oftalmologista
Queiroz Neto afirma que nem sempre a criança sabe avaliar
a piora da visão por não ter uma referência, além da alteração visual
frequentemente ser lenta e progressiva.
Isso explica porque na triagem realizada pela equipe do hospital de 35
mil crianças das escolas públicas de Campinas 8 em cada 10 nunca tinham
consultado um oftalmologista. Crianças que não3enxergam bem tem dificuldade no
aprendizado, na socialização e são mais agitadas. A estimativa do CBO é de que 20% precisam
usar óculos de grau. Além da miopia, Queiroz Neto afirma que crianças podem ter
hipermetropia (dificuldade de enxergar próximo) ou astigmatismo (visão
desfocada para perto e longe).
Para checar a existência de doenças congênitas que podem
cegar é realizado nas maternidades o teste do olhinho, logo após o nascimento.
A primeira consulta, ressalta, deve ser
feita aos 3 anos quando os pais não usam óculos e aos 2 anos quando usam. Isso
porque, nossos olhos se desenvolvem até a idade de 8 anos e qualquer bloqueio
visual neste período faz o cérebro anular o olho de menor visão para usar o
melhor. “O resultado é o “olho preguiçoso” ou ambliopia, maior causa de
cegueira monocular entre crianças”, afirma. A única forma de eliminar este
problema é ocluir od olho de melhor visão com um tampão para estimular o
desenvolvimento do olho mais fraco. O tratamento só tem efeito se for realizado
antes dos 8 anos, quando se completa o desenvolvimento do sistema ocular,
adverte.
Sinais
de problemas de visão em crianças
As dicas do médico para descobrir se a criança tem algum
problema de visão que requer consulta imediata são:
Até
2 anos:
·
Não
reage a estímulos luminosos como, por exemplo, a luz do quarto que se acende.
·
Lacrimeja
excessivamente de um ou ambos os olhos
·
Fica
muito tempo com os olhos fechados.
·
Não
demonstra interesse pelo ambiente à sua volta.
·
Não
ergue a cabeça para tentar ver objetos (brinquedos, por exemplo).
·
Apresenta
um ou ambos os olhos desviados para o nariz ou para fora.
·
Reflexo
luminoso na pupila como se fossem “olhos de gato”.
·
Pupila
muito grande ou de cor acinzentada ou opaca.
Dos três aos cinco anos:
·
Apresenta
um ou ambos os olhos desviados para o nariz ou para fora.
·
Cai
com frequência.
·
Se
aproxima muito da TV para assistir
·
Inclina
a cabeça para um dos lados ou para um ombro
·
Vira
um dos olhos para fora quando está distraída, pensativa ou em locais muito
abertos
·
Fecha
um dos olhos em locais ensolarados.
·
Coça
muito os olhos, especialmente quando manipula o celular ou assiste TV
·
Queixa-se
de visão dupla ou embaralhada
No início da alfabetização:
·
Faz
careta ou franze a testa para enxergar.
·
Queixa-se
de dor ou cansaço nos olhos e dor de cabeça.
·
Os
olhos ficam vermelhos quando esforça a visão, mesmo sem coçá-los.
·
Refere
dificuldade em ver o que está escrito na lousa.
·
Chega
o rosto muito próximo ao caderno ou livro.
·
Apresenta
baixo rendimento escolar.
·
Desinteresse
na sala de aula.
·
Não
participa de atividades esportivas.
·
Tem
dificuldade em distinguir ou combinar cores.