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segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

PLANEJAMENTO TAMBÉM DEVE SER ADOTADO COMO FERRAMENTA POR ESTUDANTES NA FASE ESCOLAR


Planejar é importante para a vida profissional e também pessoal. Por que não usar o planejamento como ferramenta de auxílio para organizar os estudos e ajudar a criar regras e metas para fixar melhor os conteúdos aprendidos nas disciplinas? E que tal colocar essa estratégia em prática já neste Volta às Aulas?

Paula Lima Lotto, Coordenadora do Ensino Fundamental II do Colégio Renovação,  instituição de ensino que atua há 35 anos da Educação Infantil ao Ensino Médio, com unidades na capital e na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, explica que criar uma rotina regular de estudos, com um bom planejamento e cronograma, é a melhor dica para atingir bons resultados.

A educadora explica que ter sucesso nos estudos não é uma questão de “quantidade”, mas sim de “qualidade”. “Uma hora de estudo diário é suficiente para rever a matéria dada no dia e fazer as tarefas de casa”, conta.

Vamos a algumas dicas da especialista em educação para dar uma guinada e começar o ano letivo com foco e planejamento?

- Criar um quadro de horários e colocar todas as suas atividades (Inglês, Dança, Esportes, etc), procurando um horário livre e estabelecendo qual será o horário de estudos. É interessante escolher o mesmo horário em todos os dias da semana, assim logo se habituará à nova rotina de estudos.
- Este hábito se forma também com a participação da família e professores. Do lado do professor apontar sempre recursos que auxiliem o aluno na fixação dos conteúdos, na construção de dúvidas e ampliação de repertório. Da família a ajuda em estabelecer o horário, espaço e cumprimento de seus deveres.

Dentro do plano de estudos, o estudante deve priorizar durante sua rotina todo o conteúdo aprendido“Só tem dúvida quem estuda, então estudar a matéria do dia em que ela foi dada em sala de aula é muito importante. Só durante a realização das tarefas e revendo a matéria será possível perceber se ficou dúvida”, comenta Paula Lotto.

O estudante deve analisar seus erros, procurando diagnosticá-los, ou seja: errei por falta de atenção, errei por não ter interpretado bem a pergunta, errei por realmente não ter compreendido o conteúdo. Dependendo do “diagnóstico”,  poderá buscar a solução mais adequada.

Encontrar maneiras de ter melhor rendimento nos estudos é um caminho. Estudar em grupo, por exemplo, é uma boa ideia desde que não perca o foco. Trocar ideias e tirar dúvidas com os colegas é sempre muito proveitoso. Segundo Paula Lotto, a linguagem mais próxima facilita a explicação, o interesse e envolvimento. Porém, cada aluno tem sua forma de aprender. Alguns preferem o estudo individual e depois a discussão com colegas sobre dúvidas. Já outros, se sentem mais seguros em grupo. Esta descoberta é feita durante os anos de escolaridade e cada um cria seu ritmo para seu desenvolvimento.

Na hora de estudar, não existem técnicas, mas sim, habilidades necessárias para cada área de conhecimento. Estudar exatas sem executar exercícios é improdutivo. Estudar humanas sem estabelecer linha de construção fica distante do que é apresentado. Linguagens sem leitura, redação sem escrita só traz a seguinte afirmação: "mas para que isso? não entendi nada! não gosto de...!". O conhecimento se relaciona com todas as áreas. Essa descoberta é uma tarefa que exige esforço e persistência. Estudar somente para fazer uma prova é garantir, posteriormente, o esquecimento e a inadequação. As informações não serão assimiladas e o aprendizado não acontecerá.

“Os Mapas Mentais são grandes aliados e podem ser usados para todas as matérias. Por serem mais objetivos, facilitam a visão do todo. A escrita é a maior aliada da memória e do aprendizado, por isso é muito importante escrever e destacar as ideias principais de cada conteúdo”, finaliza Paula Lima Lotto, Coordenadora do Ensino Fundamental II do Colégio Renovação.

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