O
primeiro passo é saber diferenciar uma crise de um problema isolado
Flávio Ítavo, especialista em turnaround,
afirma que em algum momento de sua trajetória, toda empresa passará por uma
crise, ou mesmo mais de uma. No entanto, é a capacidade de superar crises e
obstáculos que define as companhias que perduram no mercado das que definham
rapidamente. Com isso, é importante que todo gestor saiba diferenciar uma crise
de um problema isolado e ter conhecimento básico para lidar com os transtornos.
É importante a empresa manter métricas e tabelas
comparativas, uma vez que podem passar por oscilações relacionadas às questões
de sazonalidade, impactos macroeconômicos e eventuais ações de concorrentes,
que impactam tanto no faturamento quanto no resultado. Esses parâmetros ajudam
a saber se o negócio está indo bem ou se há problemas.
Segundo Ítavo, alguns fatores indicam se a
companhia está em crise ou não, mas devem ser aplicados caso a caso, com muita
atenção. Afinal, cada empresa tem suas particularidades.
A fim de ajudar empreendedores e gestores a
identificarem se o negócio está em crise, o especialista criou duas listas com
indicadores de médio e curto prazo. Sob seu ponto de vista, se a companhia se
encontra classificada em qualquer uma das linhas abaixo, ela está em crise.
Empresas pequenas, ou no início ou com um ciclo de vida muito breve, devem
trocar “ano” por “semestre” ou “trimestre” em cada um dos indicadores a seguir.
A empresa está em crise se em médio prazo
apresenta:
- ROI (Return On Investment) abaixo da taxa base de juros da economia onde a empresa se encontra por dois anos seguidos;
- Redução no seu faturamento líquido por três anos consecutivos;
- Redução no ROI e no faturamento líquido concomitantemente por dois anos consecutivos;
- Crescimento do lucro bruto abaixo do crescimento do PIB por três anos consecutivos;
- ROI ou percentual do lucro líquido abaixo dos obtidos por concorrentes de sua empresa de maneira "consistente".
A empresa está em crise se em curto prazo
apresenta:
- Dificuldade em alavancar as operações diárias e não há possibilidade de alteração da situação via alavancagem por bancos, empréstimos ou equivalentes;
- Se o valor dos custos da alavancagem em médio prazo é maior que a perspectiva de resultado para o período;
- Se as perspectivas do negócio não incentivam a entrada de novos recursos, seja por bancos como por alianças ou novos investidores.
Usar parâmetros é importante por indicarem se há
crise, em qual fase ela está e qual o tempo certo de buscar ajuda de
especialistas. Saber o momento correto para a tomada de decisões certeiras faz
toda a diferença e é um dos fatores fundamentais de sucesso no resgate de uma
empresa.
Flávio
Ítavo - Executivo com 30 anos de experiência em empresas
multinacionais e nacionais de grande porte de diferentes segmentos, atualmente,
Flávio Ítavo é um dos maiores especialistas em Turnaround, focando seus
esforços na recuperação de empresas e readequação aos novos tempos do mercado.
Também tem uma carreira sólida como negociador, na criação de alianças, joint
ventures, compra e venda de empresas, desenvolvedor de estratégias e táticas de
sucesso, criador e iniciador de novos segmentos, produtos e mercados.