Pesquisar no Blog

quinta-feira, 16 de julho de 2026

Tempo seco - otorrino ensina como amenizar lavando o nariz

Lavagem nasal é a solução para dias secos

 

Os últimos dias têm sido marcado pela elevação de temperatura fora de época e queda na umidade em boa parte do Brasil. O índice de umidade relativa do ar está muito abaixo dos 20% e são considerados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um estado de alerta. 

O médico otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros, da capital paulista, explica porque a saúde nasal e respiratória fica prejudicada. “A principal função do nariz é umidificar, filtrar e aquecer o ar que inalamos, mas o tempo seco faz com que a demanda da mucosa nasal tenha que se esforçar mais para conseguir exercer sua função. Assim, como fica ressecada, pode levar a microfissuras que podem até sangrar”, explica o médico que ainda alerta que esse ressecamento deixa o organismo mais suscetível a rinite alérgica. 

Para prevenir os problemas decorrentes do tempo altamente seco, o médico ensina a fazer lavagem nasal com solução salina várias vezes ao dia. “Para fazer isso da maneira correta as garrafinhas de alto volume são as mais indicadas, pois associam baixa pressão com alto fluxo e devem ser colocadas na ponta do nariz e apertadas suavemente inclinando a cabeça para o lado contrário ao que está lavando enquanto aperta bem suavemente. Assim, o soro escorre um pouco pela outra narina, mas é preciso ter atenção: o jato não deve sair em alta pressão na outra narina e, enquanto o processo acontece, é importante respirar pela boca e ao terminar não assoar o nariz, apenas secá-lo”, ensina. 

O médico afirma que isso ainda evita que a lavagem gere dor e desconforto nos ouvidos. Uma opção para manter o nariz hidratado em ambiente de trabalho é o soro fisiológico concentrado em forma de gel que pode ser aplicado diretamente nas narinas. 

Dr. Bruno fala que o liquido dentro da garrafinha deve ser o soro fisiológico, pronto ou feito de maneira caseira com 250 ml de água morna filtrada adicionado uma colher de medida (de café) cheia de sal. O médico fala ainda que a lavagem deve ser feita diariamente, uma vez ao dia, e qualquer pessoa pode – e deve fazer - principalmente na temporada do inverno e clima seco. 

 

FONTE:
Dr. Bruno Borges de Carvalho Barros - Médico especialista em otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia cervico-facial. Mestre e fellow pela Universidade Federal de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados