Pesquisar no Blog

segunda-feira, 11 de maio de 2026

Fazer a diferença no mundo é a principal motivação para os mais jovens empreenderem

Mais de 75% dos empreendedores das faixas de 18 a 34 anos e de 35 a 54 anos apontam esse motivo, segundo a mais recente pesquisa GEM 

 

Empreendedores mais jovens buscam “Fazer a diferença no mundo” quando abrem um negócio. Essa é a principal motivação para essa camada da população segundo o recorte por faixa etária da pesquisa GEM: Empreendedorismo no Brasil 2025. O motivo é citado por 76% entre os mais jovens (18 a 34 anos) e por 78% dos empreendedores do grupo de 35 a 54 anos. 

“Quando o empreendedor tem o propósito de transformação pessoal e social, os resultados de seu trabalho tendem a beneficiar ainda mais a economia e a qualidade de vida no país”, afirma o presidente do Sebrae Nacional, Rodrigo Soares. 

A motivação “fazer a diferença no mundo” é importante para os empreendedores de todas as faixas etárias, mas para os seniores entre 55 e 64 anos e entre 65 e 74 anos (faixa incluída pela primeira vez no levantamento), o principal impulso para abrir um negócio é “ganhar a vida porque os empregos são escassos”.

 

Motivações para começar um novo negócio 

Empreendedores de 18 a 34 anos

• 75,9% – Fazer a diferença no mundo.

• 74,6% – Construir uma grande riqueza ou uma renda muito alta.

• 65,3% – Ganhar a vida porque os empregos são escassos.

• 43,5% – Continuar uma tradição familiar.

 

Empreendedores de 35 a 54 anos

• 77,9% – Fazer a diferença no mundo.

• 75,8% – Ganhar a vida porque os empregos são escassos.

• 66,5% – Construir uma grande riqueza ou uma renda muito alta.

• 46,8% – Continuar uma tradição familiar.

 

Empreendedores de 55 a 64 anos

• 70,7% – Ganhar a vida porque os empregos são escassos.

• 69,5% – Fazer a diferença no mundo.

• 59,5% – Construir uma grande riqueza ou uma renda muito alta.

• 50,1% – Continuar uma tradição familiar.

 

Empreendedores de 65 a 74 anos

• 82% – Ganhar a vida porque os empregos são escassos.

• 63% – Fazer a diferença no mundo.

• 52,5% – Continuar uma tradição familiar.

• 48,9% – Construir uma grande riqueza ou uma renda muito alta.



GEM - considerada a maior pesquisa sobre empreendedorismo no mundo e é feita, no Brasil, pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe). A pesquisa GEM vem sendo realizada no Brasil anualmente, de forma ininterrupta desde o ano 2000, como parte de um projeto internacional que já envolveu mais de 100 países ao longo dos anos. No Brasil, passou a contar, desde 2001, com o apoio do Sebrae.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados