Para marcar o Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, o Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) uniu a ciência da nutrição com a arte da culinária em um e-book gratuito, lançado não só para os pacientes, mas para toda a população. Com receitas leves e práticas para auxiliar a jornada do tratamento oncológico, o material mostra que a alimentação é importante para o cuidado integral, não só durante o tratamento, mas na prevenção.
“Mais do que uma fonte de energia, é uma ferramenta terapêutica capaz de aliviar desconfortos, promover bem-estar e fortalecer o corpo e o espírito. É comum que os efeitos da quimioterapia, por exemplo, tornem o simples ato de se alimentar uma dificuldade. E esse guia prático traz receitas e soluções específicas para os desafios alimentares que podem surgir ao longo do tratamento”, conta Amanda Oliveira, nutricionista do IOP.
São pratos principais, lanches, sobremesas, acompanhamentos, molhos de salada, marinadas e bebidas funcionais. Tudo separado por um índice se sintomas, como náuseas, boca seca, falta de apetite, feridas na boca e alteração do paladar. “Se o paciente está incomodado com algum desses sintomas, ele encontra com facilidade receitas direcionadas”, ensina Amanda.
Vale reforçar que ter uma alimentação saudável é um fator protetor contra vários tipos de câncer. “Não é apenas um livro de receitas, é para ser usado por toda a família, para conhecer a propriedade funcional dos alimentos, seus nutrientes, e estimular receitas saudáveis, feitas em casa”, afirma a nutricionista do IOP.
Alguns lanches propostos, por exemplo, são inesperados para quem está num tratamento, como hambúrguer: “o paciente acha que ele não vai poder comer, então é uma forma de estimular ele a entender que preparo dentro de casa, muitas vezes é seguro, os ingredientes estão sob controle, ele que comprou, ele que higienizou, há liberdade de escolha, basta fazer algumas adaptações”.
Uma
das receitas inclui o gengibre, ingrediente fundamental para quem está em
tratamento. Confira:
Conserva
de Gengibre:
Ingredientes:
-
gengibre fresco em lascas
-
água para cozimento
-
1 xícara (chá) de vinagre de maçã
-
3 colheres (chá) de sal
½
xícara (chá) de açúcar demerara ou de coco (opcional)
Modo
de Preparo:
Ferva
o gengibre em água por 2 minutos, escorra e reserve. Em outra panela, ferva o
vinagre, o sal e o açúcar (se usar). Desligue o fogo, adicione o gengibre e
cubra com o líquido quente. Transfira para um vidro esterilizado, deixe
esfriar, tampe e mantenha refrigerado por até 30 dias.
O
gengibre é rico em compostos que auxiliam no alívio de náuseas e na digestão,
sendo um aliado importante durante o tratamento oncológico. “A conserva é uma
forma prática e saborosa de consumo, podendo acompanhar saladas, peixes ou ser
usada em pequenas porções antes das refeições”, finaliza Amanda.
Para
baixar gratuitamente o e-book, acesse: https://iop.com.br/noticias/ebook-nutricao-oncologica-receitas/
Med4U
IOP
Para
mais informações ou para agendar sua consulta, acesse nosso site: https://iop.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário