A especialista Lidiane Leite ensina atividades simples e divertidas que ajudam crianças a ampliar o vocabulário, melhorar a leitura e desenvolver a escrita durante o período de férias.
Segundo a neuropsicopedagoga Lidiane Leite, a alfabetização no Brasil segue em situação crítica no cenário internacional. “Dados da UNESCO colocam o país na 80ª posição entre 129 nações no cumprimento das metas educacionais. Já o PISA 2022 mostra que o Brasil permanece abaixo da média da OCDE, evidenciando que muitos estudantes não dominam plenamente a leitura e a escrita, o que compromete o aprendizado ao longo da vida escolar”, afirma.
A especialista alerta ainda para as dificuldades que já aparecem nos primeiros anos de escolarização. “Muitas crianças atualmente não leem com regularidade nem compreendem plenamente o que leem. O PIRLS 2021 coloca o Brasil entre os últimos colocados em compreensão leitora, indicando dificuldades precoces. Esse baixo desempenho compromete a ampliação do vocabulário e a produção escrita. O PISA 2022 reforça esse cenário ao mostrar que cerca de 50% dos estudantes brasileiros não atingem o nível básico de leitura, considerado pela OCDE essencial para a participação na sociedade”, completa.
No país, 49,7% das crianças que tiveram contato frequente com a leitura em casa antes do ensino fundamental atingiram níveis adequados de compreensão leitora, enquanto esse índice cai para 36% entre aquelas com leitura apenas ocasional. Para Lidiane, “a ausência do hábito de leitura no ambiente familiar prejudica muito o processo de alfabetização, reduzindo a ampliação do vocabulário e comprometendo a compreensão de textos, gerando dificuldades persistentes no aprendizado e impactando a escrita ao longo da vida escolar”.
A
especialista também observa que muitas crianças passam mais tempo em frente à
televisão do que lendo livros, prejudicando o desenvolvimento da linguagem e
atrasando a alfabetização. “O excesso de tempo diante de televisores ou outros
dispositivos reduz a interação verbal e o contato com livros e brincadeiras
simbólicas, fundamentais para ampliar o vocabulário”, explica. Ela cita ainda
uma pesquisa do Datafolha, que revelou que 94% das crianças brasileiras de 4 a
6 anos usam telas todos os dias, muitas vezes ultrapassando o dobro do tempo
recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
Para ajudar os pais a estimular a leitura das crianças durante as férias, Lidiane Leite preparou algumas atividades e brincadeiras lúdicas:
01
– Sugestões de livros infantis
- O
Prato de Trigo do Tigre
- O
Tupi que Você Fala
- O
Equilibrista
-
Muito Cansado e Bem Acordado
02
– Procurando palavras
Escreva
palavras simples em papéis (ex.: “bola”, “gato”, “casa”), esconda-os pela casa
e peça para a criança procurar e ler cada palavra em voz alta.
03
– Palavra proibida
Escolha
um tema e peça que a criança fale palavras relacionadas ao tema, mas sem usar
uma vogal específica.
Ex.:
para o tema “animal”, não pode dizer “aranha”, “pato” ou “rato”, pois possuem a
vogal A.
04
– Dicionário em ação
Escolha
uma palavra e peça que a criança explique com suas próprias palavras o
significado e para que serve.
05
– Adivinha a palavra
Descreva
um objeto ou animal sem falar o nome, usando gestos e movimentos. A criança
deve adivinhar e depois escrever a palavra no papel.
06
– Jogo de rimas
Diga
uma palavra e peça que a criança encontre o maior número de rimas possível.
Ex.:
osso → pescoço.
07
– Palavras pequenas
Peça
que a criança diga em 2 minutos todas as palavras curtas (monossílabas e
dissílabas) que conhece. Depois, desafie-a a dizer palavras de qualquer tamanho
começando com uma letra específica, como M.
08
– Certo ou errado
Mostre
um objeto e diga um nome. A criança deve dizer se está certo ou errado.
Ex.:
pegar um garfo e dizer que é uma faca, ou pegar um limão e dizer que é uma
maçã.
Instagram: @lidiane_neuropsicopedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário