Robson Kubis dá dicas gramaticais e mostra como explicar a ortografia para os pequenos com paciência, afeto e criatividade
Mesmo
durante a vida adulta, a questão ortográfica sobre a forma correta de empregar
os “porquês” ainda gera momentos de dúvida durante a escrita. Já na fase de
alfabetização dos alunos, a dúvida mais frequente é para saber se a palavra é
escrita junta ou separada, com ou sem acento. Caso a explicação seja incorreta
ou apresentada de uma maneira complicada, a incerteza no uso da palavra correta
pode prolongar o erro por toda a vida. Pensando nisso, Robson Kubis,
especialista em idiomas do Grupo MoveEdu, detentor da Ensina Mais Turma da
Mônica, marca referência no segmento de apoio escolar, dá dicas gramaticais e
sugestões de como explicar de maneira simples a diferença entre os usos dos
“porquês” para os pequenos.
Qual a diferença entre cada um deles?
Durante a vida adulta e especialmente na era digital, em que as abreviações são
frequentes, muitas vezes deixamos de aplicar a escrita da palavra corretamente.
Por isso, é preciso relembrar as regras gramaticais para explicar de forma
clara para as crianças.
- Por que: deve ser usado em perguntas diretas ou
indiretas, pode ser substituído por “por qual motivo” ou “por qual razão”
na escrita da frase.
- Por quê: é aplicado sempre no fim da frase, com o mesmo
sentido de “por qual razão?”.
- Porque: tem o mesmo sentido de “pois” e só deve ser
usado em respostas e explicações.
- Porquê: sempre deve ser acompanhado de um determinante,
como um artigo ou um numeral, e é sinônimo de “motivo” ou “razão”
Como explicar todas essas regras para os pequenos?
José Júnior destaca que estimular a criatividade e utilizar exemplos cotidianos
das crianças podem facilitar o processo e tornar o conteúdo significativo para
a realidade delas. Isso é fundamental para que a informação seja absorvida
facilmente.
Usar exemplos cotidianos na rotina da criança
Use exemplos práticos e cotidianos para apresentar o uso dos porquês nessas
situações, assim fica mais fácil do pequeno assimilar naturalmente as regras e
deixar o processo mais leve. Frases como “Por que você não comeu toda a
comida?”, “Você está bravo por quê?”, “Porque eu queria brincar.” ou “Quero
saber o porquê dessa confusão.” podem aproximar a linguagem da realidade da
criança e tornar o processo de aprendizagem mais divertido.
Fazer jogos e atividades
Faça atividades lúdicas e interativas, que desenvolvam a curiosidade do pequeno
e deixem o conteúdo mais envolvente, como criar jogos de encaixe com as
palavras e conectar as frases com a versão correta, ou crie desenhos
relacionados às situações.
Trabalhar com exemplos visuais
Os exemplos visuais fazem toda a diferença durante as atividades lúdicas,
assim, fica mais fácil para algumas crianças assimilarem e colocarem a teoria
em prática, fixando o conteúdo de forma mais concreta. Para isso, podem ser
usadas ilustrações, cartões com cores diferentes, cartazes e histórias em
quadrinhos para unir a teoria e a imagem.
Incentivar a fase dos porquês
A fase da alfabetização coincide com o momento em que os pequenos fazem muitas
perguntas, a famosa fase dos “porquês”. Mesmo que os adultos não saibam de
todas as respostas, é bom aproveitar a curiosidade natural deles no dia a dia
para explicar na prática o uso dos porquês. Quanto mais a criança questiona,
mais oportunidades para explicar como cada forma da palavra é usada.
Ler ou criar histórias
O público infantil adora histórias, principalmente durante a fase de
alfabetização que estão com a empolgação de aprender a ler. Diante disso, é
importante incentivar a leitura durante esse processo com histórias em que a
palavra aparece em diferentes contextos, ou para estimular a criatividade. Além
disso, para ensinar a regra gramatical, você pode criar histórias usando as
diferentes versões dos “porquês” para deixar tudo mais divertido e
significativo para os pequenos.
Usar a internet como um apoio
Essa ajuda vai muito além da regra, pois os conteúdos educativos na internet
podem ser bons aliados dos pais durante a alfabetização. Quando são bem
utilizados com a devida supervisão, é possível que a criança revise a parte
teórica já estudada previamente e pratique em jogos digitais com exercícios
interativos que deixarão o processo de aprendizagem mais divertido, exercitando
a atenção, a leitura e a gramática de forma mais leve.
Ensina Mais Turma da Mônica

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