Nada como uma faxina caprichada para renovar o
ambiente e deixar a casa mais aconchegante. Contudo, para garantir uma limpeza
duradoura e impecável dos pisos, é essencial conhecer os cuidados específicos
para cada tipo de revestimento. Laminados, vinílicos, porcelanatos, cerâmicos e
madeira são escolhas frequentes nas casas brasileiras e requerem uma atenção
especial na hora da limpeza.
Confira as dicas do especialista Elvis Barreto, Gerente Sr. de
Pesquisa e Desenvolvimento da Reckitt Industrial, fabricante da marca Destac,
para cuidar de cada um deles:
- Porcelanato
Versátil e popular, o porcelanato é ideal para diversos cômodos da casa. Sua limpeza diária é simples: use uma vassoura ou aspirador para remover a sujeira superficial. Evite itens abrasivos, como palhas de aço, que podem riscar a superfície. Para uma limpeza mais completa, aplicar diretamente em um pano limpo e seco, de maneira uniforme e deixe secar. Finalize com limpadores perfumados para prolongar a sensação de frescor.
- Laminados e Vinílicos
Os pisos laminados e vinílicos simulam madeira e são práticos de manter, mas não toleram excesso de água. Use uma vassoura macia ou aspirador para a limpeza diária, e para a faxina, opte por aplicar diretamente em um pano limpo e seco, de maneira uniforme e deixe secar. Evite produtos concentrados ou abrasivos e sempre seque bem após a limpeza para preservar o material.
- Cerâmica
Resistente e fácil de limpar, o piso cerâmico é muito utilizado em áreas como cozinha e banheiro. Para a manutenção diária, utilize uma vassoura ou aspirador. A limpeza pode ser feita com panos ou esfregões umedecidos com limpadores específicos para esse revestimento e desinfetantes. Em pisos antiderrapantes, limpadores mais fortes, como desengordurantes, podem ser usados. Já para os acetinados, prefira apenas um produto próprio combinado a um pano úmido para evitar danos ao acabamento.
- Madeira
Os pisos de madeira proporcionam um charme atemporal aos ambientes, mas exigem cuidados especiais. Se o piso for selado, pode ser limpo com um pano úmido e um limpador específico para madeira. Caso contrário, é essencial secar bem para evitar que a água infiltre e danifique o material. Para recuperar o brilho, finalize com uma cera líquida apropriada para pisos de madeira.
Independentemente do tipo de piso, sempre siga as recomendações
dos fabricantes dos produtos de limpeza e teste em uma área pequena antes de
aplicar em toda a superfície. Assim, você garante um cuidado adequado e mantém
os revestimentos impecáveis por mais tempo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário